63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 1. Anatomia Patológica e Patologia Clínica
AVALIAÇÃO PARASITOLÓGICA DE Lactuca sativa COMERCIALIZADA NA FEIRA LIVRE DE TRINDADE E GOIÂNIA-GOIÁS
Naina Cristina Rodrigues de Paula 1
Hânstter Hállison Alves Rezende 1
Juliana Boaventura Avelar 3
Larissa Rezende Teixeira 1
Karlla Greick Batista Dias-Penna 2
1. Departamento de Biomedicina PUC GOIÁS, Liga Acadêmica de Hematologia e Banco de Sangue.
2. Profa. Dra./Orientadora da Liga Acadêmica de Hematologia e Banco de Sangue. Dep. Biomedicina PUC GOIÁS.
3. Departamento de Patologia Tropical e Saúde Pública IPTSP - UFG
INTRODUÇÃO:
As hortaliças, em especial as consumidas cruas na forma de saladas são importantes veículos de transmissão dos parasitos quando lavadas inadequadamente, pois muitas são consumidas in natura, como por exemplo a Lactuca sativa, que consumida de forma inadequada pode provocar enteroparasitoses que por sua vez são prejudiciais à saúde humana causando assim diarréias, anemias, hemorragias, desequilíbrios nutricionais e em alguns casos óbito. A contaminação da Lactuca sativa se dá pelo contato direto com o solo contaminado, pela irrigação com água contaminada, a sua morfologia contribui pelas suas folhas serem justapostas e largas, o que permite um maior contato entre o solo e a planta, facilitando assim a fixação dos parasitos. A morfologia da folha também dificulta o processo de higienização, pois a folha possui inervações, acumulando assim vários parasitos. Este trabalho teve como objetivo determinar a frequência de enteroparasitos em amostras de alface (Lactuca sativa), comercializadas em feiras livres de Trindade e Goiânia no Estado de Goiás
METODOLOGIA:
Foram coletadas quatro amostras de Lactuca sativa em duas bancas diferentes da feira livre de Trindade e Goiânia. A higienização das amostras foi realizada com água destilada em uma bandeja estéril, o material foi transferido pra uma vidraria de análises parasitológicas estéril para realização do método de HOFFMAN modificado. A análise foi realizada a fresco com lâminas e lamínulas sem a utilização do corante lugol em microscópio ótico no aumento de 40x, para observar as formas de vida livre.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos revelaram que, em todas as amostras, independente da região coletada apresentou algum tipo de contaminação. No sedimento encontramos cistos de Giardia lamblia, e Entamoeba coli. A presença desses parasitos é ocasionada pela veiculação hídrica.
CONCLUSÃO:
O estudo demonstra a importância da higienização adequada dos alimentos para evitar as enteroparasitoses. Os alimentos contaminados por parasitos causam importantes agravos à saúde, sabendo disso a população deve ficar atenta às medidas profiláticas.
Palavras-chave: Veiculação hídrica, Parasitoses, Análise Bromatológica.