63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE PROGRAMA CIÊNCIA EM FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE PLANALTINA-DF |
Ludmila Xavier da Guirra 1 Rosimary Oliveira da Silva 2 Juliana Eugênia Caixeta 3 |
1. Licenciatura em Ciências Naturais - Faculdade UnB Planaltina - FUP 2. Licenciatura em Ciências Naturais - Faculdade UnB Planaltina – FUP 3. Profa. Dra. / Orientadora - Faculdade UnB Planaltina – FUP |
INTRODUÇÃO: |
Ciência em foco é um programa do Governo do Distrito Federal que tem por objetivos: proporcionar uma educação de qualidade; promover a inclusão social científica e tecnológica dos alunos do ensino fundamental; desenvolver educação científica e tecnológica de qualidade; proporcionar a construção ativa e significativa do conhecimento por meio da investigação; estimular o pensamento crítico, a cooperação e o respeito por meio do trabalho em equipe; promover a aprendizagem de conteúdos fundamentais para a formação científica e de relevância social e elevar a qualidade do ensino das Ciências Naturais no ensino fundamental em escolas da rede pública do DF. (Esteves, sd) Segundo Carlos, (2003), o Programa Ciência em Foco vem enfrentando diversas dificuldades, como por exemplo: o atraso de materiais, a falta de espaço para realização de atividades, os professores que não estão aptos ou preparados para desenvolverem tais atividades, enfim, diferentes problemas o que se faz necessária uma avaliação do programa a fim de saber se o mesmo funciona e se está dando resultados positivos em relação à aprendizagem dos alunos. Diante desse quadro, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer as percepções dos alunos e professores sobre o programa Ciência em Foco em escolas públicas de Planaltina. |
METODOLOGIA: |
Foi utilizada a metodologia quanti-qualitativa Participantes: 3 diretores, 1 coordenadora, 7 professores e 11 alunos do ensino fundamental. Instrumento: Dois questionários para coleta de dados: um para o aluno e outro para professores. Os questionários foram construídos com base nos objetivos da pesquisa e nas leituras realizadas sobre o programa Ciência em Foco. Procedimentos: Foram visitadas três escolas de ensino fundamental de Planaltina. Nas visitas às escolas, as pesquisadoras contataram a direção, onde foram explicados e esclarecidos os objetivos da pesquisa, como os questionários foram construídos, como seriam aplicados, sua finalidade, bem como o sigilo daqueles que o respondessem. Ao contrário do esperado, todos os diretores contatados se negaram a falar sobre o programa ciência em foco. A partir das dificuldades enfrentadas da negação dos diretores e coordenadores da escola, foi necessário mudar o procedimento de coleta de dados, adotando uma amostra de conveniência, a partir da mediação de um professor conhecido. O professor-mediador foi orientado a aplicar o questionário para professores e alunos que fossem de escolas públicas de Planaltina que participassem do programa ciência em foco. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública de Planaltina. |
RESULTADOS: |
1) O silêncio sobre o programa Ciência em Foco: Das três escolas de ensino fundamental, apenas uma se propôs a responder os questionários. As justificativas para isso se relacionavam aos seguintes argumentos: falta de tempo para responder o questionário devido às várias atividades dos professores; as conseqüências da pesquisa para a escola e o medo que as equipes manifestaram de se posicionarem sobre um programa do governo. 2) A percepção dos professores: 62,5% apontaram a falta de materiais como sendo o maior dos problemas e 25% apontaram a falta de orientação e/ou formação. No entanto, 87,5 % dos professores disseram que houve e que perceberam melhora no comportamento dos alunos, como, atitudes em sala de aula: menos agressividade e mais participação nas atividades propostas. Dentre as respostas dos professores, 82% se referiam a melhoras na atitude dos alunos em sala de aula. 3) A percepção dos alunos: 99% dos alunos perceberam mudança em seus comportamentos na aula de ciências. A fala dos alunos evidenciou que antes do Programa, eles não aprendiam ciências. 100% dos alunos disseram que aprenderam o conteúdo abordado, sendo que na fala de um deles, ficou evidente a relação entre o conteúdo de ciências e as suas rotinas diárias e outro aluno disse ter aumentado sua curiosidade. |
CONCLUSÃO: |
Concluímos que o Programa Ciência em Foco, na percepção dos professores, apresenta várias falhas, desde a falta de espaço físico, falta de materiais, entre outros aspectos relevantes para bom desempenho do programa; já na percepção dos alunos, o programa está melhorando seu aprendizado como um todo, tanto na área de ciências, quanto em suas vidas, porque utiliza a mediação por meio de atividades e projetos divertidos. Os alunos consideraram que o projeto os leva a um aprendizado significativo de conceitos e que deveria ser destinado mais espaço físico para as aulas, pois muitas vezes são realizadas na sala de aula e não em laboratórios. Portanto, notou-se que no Programa Ciência em Foco o aluno sentiu-se motivado e envolvido pelas atividades, o que lhes proporcionou maior aprendizado sobre ciências. Já na percepção dos professores, o programa apresenta várias falhas, desde a falta de espaço físico, falta de materiais, entre outros aspectos relevantes para bom desempenho do programa. A pesquisa mostrou que, apesar das reclamações dos professores, o programa Ciência em Foco tem cumprido seu objetivo de mediar o ensino de ciências, porque os alunos estão mais participativos e curiosos sobre os fenômenos da natureza. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Programa Ciência em Foco, Percepção. |