63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
ANÁLISE CONCEITUAL DO USO DO POLCA NA COORDENAÇÃO DE FLUXO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Aunério da Silva Garrote Neto 1
Maico Roris Severino 2
1. Aluno do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão
2. Professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão
INTRODUÇÃO:
As constantes alterações no cenário industrial têm cada vez mais feito com que as empresas busquem novas alternativas para que as mesmas possam conseguir permanecer ativamente em seus mercados e que possam realizar as suas atividades de maneira rentável e satisfatória ao longo do tempo.
Com isto, a gestão da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM ), surge como um dos principais métodos a serem adotados pelas empresas no sentido de melhor interagir com todos os membro integrantes de uma mesma cadeia produtiva, com a finalidade de controlar e conhecer de modo eficaz, o fluxo de informações e materiais entre as corporações.
De acordo com Talamini, Pedrozo e Silva (2005), gestão da cadeia de suprimentos é definida como sendo a integração dos processos-chave de um negócio partindo do usuário final até os fornecedores iniciais de produtos, serviços e informações que adicionem valor para o comprador e para outros stakeholders.
Segundo LAMBERT (2004), existem oito processos, cada um com sua especificidade, que contribuem para maior coordenação da cadeia de suprimentos. No entanto, o processo que mais contribui para a coordenação do fluxo de produção é o Manufacturing Flow Management Process (MFMP) ou Processo de Gestão do Fluxo de Manufatura.
Este trabalho tem por objetivo medir a aderência da ferramente POLCA quanto aos sub-processos do MFMP para a possível utilização da mesma como auxiliadora na Gestão da Cadeia de Suprimentos.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para realização deste trabalho consiste em uma revisão bibliográfica à cerca do Processo de Gestão de Fluxo de Manufatura e da ferramenta POLCA (Paired-cell Overlapping Loops of Cards with Authorization). Posteriormente foi feita uma análise medindo-se a aderência da ferramenta em questão, aos processos e sub-processos do MFMP.
RESULTADOS:
O sistema de coordenação de ordens POLCA (Paired-cell Overlapping Loops of Cards with Authorization), criado por Rajan Suri (1998), é resultado de uma teoria desenvolvida pelo mesmo, chamada de QRM (Quick Responde Manufacturing).
De acordo com Fernandes e Godinho Filho (2007), Resumidamente, o funcionamento do POLCA é o seguinte: quando uma empresa recebe uma ordem de cliente o sistema HL/MRP usa os leadtimes planejados de cada célula para determinar quando cada célula no roteiro do produto pode iniciar o processamento da tarefa. Estas datas de autorização serão seguidas somente se um cartão POLCA estiver disponível na célula que inicia a operação.
Correlacionando as atividades desenvolvidas pela mesma com as atividades do MFMP, em relação os sub-processos estratégicos, que somam cinco processos ao topo, pode-se observar uma grande similaridade entre as atividades.
Para os SPE 1, 2 e 5, o POLCA fornece inputs para o processo através da disponibilização de algumas informações e desenvolve diversas atividades segundo o MFMP. Nos SPE 3 e 4, a ferramenta fornece diversas informações, realiza algumas atividades e gera informações para o Processo de Gestão do Fluxo de Manufatura.
Quanto aos sub-processos operacionais, que somam quatro processos ao todo, para os SPO 1,2 e 3, o POLCA fornece diversas informações gerando vários inputs, realiza varias atividades e gera outputs correlacionando-se com o MFMP. Para o SPO 4 a ferramenta apenas gera alguns outputs segundo o MFMP.
CONCLUSÃO:
Feita a correlação entre as atividades desenvolvidas pela ferramenta em questão,
POLCA, com os sub-processos do Processo de Gestão do Fluxo de Manufatura, pode-se observar que a ferramenta aderiu-se de maneira satisfatória fornecendo e gerando diversas informações e ainda desenvolvendo várias atividades de acordo com o MFMP, porém, para alguns sub-processos tanto estratégicos quanto operacionais, o POLCA em alguns parâmentros não se correlacionou com o Manufacturing Flow Management Process, fato este que faz com que haja a necessidade de se trabalhar com outras ferramentas juntamente com o POLCA, para que se consiga uma melhor gestão da cadeia de suprimentos. A utilização de um conjunto de ferramentas para a SCM é alvo de futuros trabalhos e análises empíricas.
Palavras-chave: POLCA, fluxo de produção, gestão da cadeia de suprimentos.