63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
Comparação das alturas e diâmetros de Qualea parviflora Mart., Qualea grandiflora Mart. e Qualea multiflora Mart. em três fitofisionomias no Parque Municipal do Bacaba, Nova Xavantina, Mato Grosso, Brasil
Eder Carvalho das Neves 1
Fernando Elias da Silva 1
Thaiã Gerhard Haseloff 1
Nadjarriny Winck Lúcio 1
Maria das Graças Rodrigues de Souza 1
Letícia Gomes 2
1. Graduandos em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas-UNEMAT(Universidade do Estado de Mato Grosso)-Nova Xavantina-MT
2. Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação, UNEMAT - Nova Xavantina-MT
INTRODUÇÃO:
O Parque Municipal do Bacaba é uma unidade de conservação, situada na região de transição entre os biomas Cerrado e Floresta Amazônica, no município de Nova Xavantina, Mato Grosso. Apresenta cerca de 500 ha compreendendo diversos tipos fisionômicos com predominância de cerrado sentido restrito. O cerrado típico e o cerrado rupestre são formações savânicas caracterizadas pela presença de vegetação de porte reduzido, tortuosa e estratos arbóreos e arbustivos bem definidos. O cerradão é uma formação florestal do ponto de vista fisionômico, apresentando espécies de mata de galeria e cerrado sentido restrito. Qualea grandiflora Mart., Qualea parviflora Mart. e Qualea multiflora Mart., da família Vochysiaceae, ocorrem nestas três fisionomias, possuindo grande importância ecológica por apresentar alta densidade e distribuição ampla no Cerrado. O objetivo do presente estudo foi analisar e comparar alguns padrões estruturais das referidas espécies em três fitofisionomias no Parque Municipal do Bacaba, Nova Xavantina-MT.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em uma área de cerrado típico (CT), cerradão (CA) e cerrado rupestre (CR) no Parque Municipal do Bacaba em Nova Xavantina (14º41’S e 52º20’W), região leste de Mato Grosso. O clima é do tipo Aw de Köppen, apresentando dois períodos climáticos bem definidos: um seco e frio e outro quente e chuvoso, com precipitação média anual 1.450 mm e temperatura média de 25 ºC. Foram estabelecidas 50 parcelas de 10x10 m nas três fitofisionomias, amostrados os indivíduos por parcela e medidas a altura total, a altura do fuste e o diâmetro a 30 cm do solo de Qualea grandiflora (QG), Qualea parviflora (QP) e Qualea multiflora (QM) Nos casos onde os indivíduos apresentaram ramificações estas foram medidas e calculado o diâmetro médio quadrático. Para comparar os dados entre as espécies e entre as fitofisionomias foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis usando o programa BioEstat 5.0 a 5% de significância.
RESULTADOS:
O CT apresentou 30 indivíduos de Qualea parviflora (QP), 27 de Qualea grandiflora (QG) e 20 de Qualea multiflora (QM), o CA apresentou 5, 3 e 2 e o CR, 30, 11 e 14, respectivamente. Estas espécies, que apresentam ampla distribuição no bioma ocorrem predominantemente nas formações savânicas, explicando a reduzida densidade no CA. Apenas QG apresentou, respectivamente no CT, CA e CR, alturas totais (4,4, 5,8 e 2,9 m) e do fuste (2,1, 2,7 e 1,1 m) maiores no CA, sendo que as alturas de QM (1,4, 2,3 e 1,2 m) não diferiram entre as fitofisionomias. A competição por luz no CA, que é uma formação florestal, pode explicar as maiores alturas. Comparando as três espécies, as alturas diferiram no CT, sendo as maiores registradas para QG (4,4 m), que é a de maior porte. Com relação aos diâmetros, apenas QP apresentou diferença entre as fitofisionomias, com maiores valores no CT (11,3; 9,3 e 11,2 cm). Esta espécie está entre as de maior distribuição espacial no bioma, com ocorrência predominante nas formações savânicas, explicando o elevado diâmetro registrado no CT. Comparando-se as três espécies no CR, QG apresentou os maiores diâmetros (11,2 cm). Estas espécies são consideradas acumuladoras de alumínio e bem adaptadas aos solos distróficos e álicos do Cerrado.
CONCLUSÃO:
Apesar da variação estrutural e edáfica normalmente observada em fitofisionomias do bioma Cerrado, espécies congenéricas podem apresentar padrões semelhantes de adaptação e exploração dos recursos que permitem uma ampla distribuição no bioma, como foi o caso de Qualea multiflora. Por outro lado, dependendo das condições ambientais locais, como por exemplo, a disponibilidade de luz, as espécies podem apresentar certa plasticidade e alterar seus padrões de crescimento em altura e diâmetro, como foi o caso de Qualea grandiflora, que apresentou as maiores alturas no cerradão, ambiente florestal e mais sombreado, e Qualea parviflora, que apresentou os menores diâmetros no cerrado rupestre, ambiente com o solo ocupado por rochas e pouco substrato, limitando o crescimento das plantas.
Palavras-chave: Transição Cerrado e Floresta Amazônica, Cerrado, conservação.