63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública |
SOCIALIZAÇÃO DO IDOSO EM UMA COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Maria Aparecida da Silva Araujo 1 Ângela Cristina Bueno Vieira 2 |
1. Universidade Salgado de Oliveira, Mestre/docente do curso de enfermagem 2. Universidade Salgado de Oliveira, Mestre/Coordenadora e docente do curso de enfermagem |
INTRODUÇÃO: |
A velocidade do processo de transição demográfica e epidemiológica no Brasil nos últimos anos traz uma série de questões cruciais para profissionais de saúde, gestores e pesquisadores dos sistemas de saúde, com repercussões para a sociedade como um todo. O número de idosos no Brasil passou de 3 milhões, em 1960, para 7 milhões, em 1975, e 20 milhões em 2008 – um aumento de quase 700% em menos de 50 anos (VERAS, 2009). Assim, a formação de profissionais de enfermagem deverá ter como metas a estruturação dos serviços de saúde englobando o ambiente familiar e social. Neste contexto, a Universidade Salgado de Oliveira mediante o Projeto de Extensão “Idoso e Cidadania” desenvolve atividades práticas e de pesquisa com os estudantes de enfermagem junto à população idosa no seu ambiente familiar e comunitário. Considera-se que participar deste projeto de extensão fornece subsídios para reflexão, atuação na assistência a saúde com a perspectiva de aprofundamento do sentir/pensar/agir dos idosos no seu ambiente familiar e social e dos estudantes como aprendiz. Este estudo teve como objetivo de relatar experiência educativa junto aos idosos de uma comunidade |
METODOLOGIA: |
Foram realizadas oficinas pelos estudantes e docentes junto aos idosos que frequentam a Sociedade Espírita João Nunes Maia SEJOMA em Aparecida de Goiânia-Goiás. Os temas foram: Problemas comuns da velhice, práticas preventivas, sexualidade, automedicação, alimentação alternativa e meio ambiente, assim como trocas de conhecimentos e práticas populares entre idosos, comunidade, estudantes e docentes. A proposta metodológica e pedagógica foi por meio da problematização sob os pressupostos teóricos de Paulo Freire. As oficinas tiveram momentos de concentração e dispersão, sendo vinte horas no primeiro semestre de 2010. Durante a concentração houve o resgate de conhecimento prévio sobre o assunto, após, a teoria, a qual foi exposta e discutida. A assimilação do conteúdo exposto foi avaliada por meio de questionamentos orais no âmbito das oficinas e na elaboração das falas, além das observações feitas com relação ao comportamento dos idosos. |
RESULTADOS: |
Participaram 18 idosos, 83,3% do sexo feminino e 16,7% do sexo masculino. Os métodos utilizados mostraram-se eficazes por despertar o interesse na busca de conhecimento. O interesse pelas temáticas e atividades pode ser percebido pelos 100% dos idosos participantes e estudantes. Ao final, a partir da construção do conhecimento, surgiram estratégias de inserção e mudança de comportamento do idoso em seu ambiente familiar e comunitário. Na dispersão, os idosos identificaram que muitos hábitos cotidianos poderia levá-los a riscos de saúde. Nas oficinas de concentração, os problemas vivenciados foram socializados e discutidos possibilitando melhores hábitos de vida. Foram problematizadas e estabelecidas relações teóricas – práticas – conhecimento acadêmico. |
CONCLUSÃO: |
A abordagem educativa com idosos possibilita resultados significativos, no entanto, este trabalho requer uma continuidade para que os idosos possam ampliar o conhecimento, assim como mudanças de comportamento em busca de qualidade de vida e saúde. Trouxe aos estudantes de enfermagem a importância das práticas populares, além de integração ensino-serviço-comunidade com ações intersetoriais. |
Palavras-chave: Idoso, Socialização, Projeto de Extensão. |