63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
AVALIAÇÃO DA PRÁTICA LOGÍSTICA POSTPONEMENT SOB A ÓTICA DO PROCESSO DE GESTÃO DO FLUXO DE MANUFATURA
Lívia Pereira Carvalho 1
Maico Roris Severino 2
1. Estudante do Curso de Engenharia de Produção-UFG Campus Catalão
2. Prof do Curso de Engenharia de Produção-UFG Campus Catalão
INTRODUÇÃO:
Uma dos grandes problemas enfrentados pelas empresas atualmente é gerir sua cadeia de suprimentos de forma mais efetiva e, manter uma relação cliente/fornecedor de forma a possibilitar a obtenção de vantagens competitivas e, alcançar os objetivos desejados. Para tanto, tem sido verificado um crescimento significativo de pesquisas relacionadas à melhor gestão da cadeia de suprimentos, obtendo assim, como resultado, a redução de custos que vinculam a empresa para a movimentação de produtos. Portanto, vale ressaltar a importância de tais pesquisas para as empresas e nações em geral.
A Gestão da Cadeia de Suprimentos é um processo de gestão, sendo dividido em oito. Entretanto, para efeito de estudo, somente o Manufacturing Flow Managemente Process (MFMP) ou Processo de Gestão de Fluxo de Manufatura terá relevância, devido o maior subsídio para coordenar o fluxo de produção.
Contudo, diversas práticas logísticas estão sendo utilizadas para auxílio na coordenação da cadeia de suprimentos, e dentre elas o Postponement, ou em português, Postergação será considerado. Diante disso, este trabalho tem por objetivo avaliar como esta pode auxiliar na coordenação do fluxo da cadeia de suprimentos sob a ótica do Processo de Gestão do Fluxo de Manufatura (MFMP).
METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa, uma análise conceitual baseada em pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, abordando temas como Postponement e o MFMP. Para análise desta prática logística foi feito uma correlação entre esta e os nove sub-processos do MFMP, sendo cinco sub-processos estratégicos e quatro sub-processos operacionais, analisando o que o Postponement contém para contribuir com o funcionamento de cada sub-processo. Diante disto, uma conclusão teórica pode ser obtida, possibilitando assim, estudos empíricos posteriores, para confirmação ou não, das afirmações aqui apresentadas.
RESULTADOS:
O Postponement consiste basicamente em adiar o máximo possível o deslocamento ou modificação final de produtos e serviços até que a demanda seja conhecida. Após análise de correlação de todos os sub-processos estratégicos e operacionais com a postergação, pode-se notar que esta conteve mais afinidade com dois dos cinco sub- processos estratégicos, sendo estes, determinar as fronteiras entre empurrar e puxar, já que avalia as oportunidades de postergação. E o segundo sub-processo, identificar as restrições de produção e determinar capacidades, pois até certo estágio da produção (ponto divisor) - onde as atividades são orientadas através da previsão de vendas -é necessária uma noção geral de demanda, para posteriormente, os pedidos dos clientes (customização) serem atendidos. O ponto de informação no início da cadeia de suprimentos é essencial para que seja evitado informações distorcidas, como o “efeito chicote”. Quanto aos sub-processos operacionais, somente um apresenta maior afinidade, o de determinar rota e velocidade de atravessamento da produção, pois a velocidade das informações e a limitação com custos de movimentação de estoque são requisitos importantes na cadeia de suprimentos para aplicação da postergação.
CONCLUSÃO:
No decorrer da análise pode-se notar que o Postponement está voltado mais para os sub-processos estratégicos, ou seja, contribui melhor para a tomada de decisão. Portanto, pode ser considerada uma prática logística ineficiente na questão de planejamentos futuros. Entretanto, contribui com vantagens importantes como: redução de custos devido a agilidade da cadeia se suprimentos, redução de estoques e, atendimento rápido as mudanças de demanda. Porém, vale advertir que essas são conclusões teóricas, que fornecem respaldo inicial para um estudo empírico futuro, possibilitando a confirmação, ou não, das afirmações aqui apresentadas.
Palavras-chave: Postponement, Processo de Gestão do Fluxo de Manufatura, Cadeia de Suprimentos.