63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O RECREIO DIRIGIDO |
Tatiane Alves dos Santos 1 Renata Aparecida Silva dos Santos 1 Sonia de Fátima Camargo 1 Luciane da Silva Andrade 1 Lecir Gasparina Rodrigues Farah 2 Fátima Aparecida da Silva Iocca 3 |
1. Acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT/bolsista PIBID 2. Profa./Supervisora PIBID - EMEB Ana Cristina de Sena 3. Profa. Dra./Coordenadora PIBID - Depto. de Pedagogia, UNEMT-SINOP/MT |
INTRODUÇÃO: |
Na hora do recreio dirigido são proporcionadas atividades lúdicas para as crianças do ensino fundamental, considerando esta prática privilegiada para uma educação que visa o desenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa. Dessa forma, procura-se apontar os objetivos que os jogos e brincadeiras proporcionam nesse momento, ao demonstrar que o brincar não SE restringe apenas às atividades agitadas e barulhentas. A criança encontra em suas brincadeiras a possibilidade de comunicar-se com o mundo a partir das atividades lúdicas. Para contribuir com o desenvolvimento da criatividade, incentiva-se, as crianças, a brincarem com jogos produzidos com materiais recicláveis. O reconhecimento da transformação de materiais recicláveis remete a criança a um reconhecimento de suas potencialidades criativas mostrando a elas que podemos confeccionar jogos, brincadeiras atraentes e educativas com baixo custo e, AINDA, ajudaNDO a preservar o meio ambiente. |
METODOLOGIA: |
Este trabalho foi desenvolvido no período vespertino, na Escola Municipal de Educação Básica(EMEB) Ana Cristina de Sena, localizada no município de Sinop/MT, por quatro acadêmicos do curso de Pedagogia – UNEMAT, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem como objetivo inserir os acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia da UNEMAT no cotidiano de escolas municipais da rede pública, possibilitando a integração entre educação superior e educação básica. Os jogos recicláveis foram confeccionados pelas acadêmicas/bolsistas. Para a confecção dos jogos foram utilizadas garrafas pet, caixa de papelão, tampinhas de garrafa, caixa de leite, entre outros materiais recicláveis. Com os quais foi produzido o dominó gigante, o jogo de damas, vai e vem, boliche e bilboquê. |
RESULTADOS: |
Por intermédio dos jogos feitos com materiais recicláveis no recreio dirigido, podemos constatar que houve melhorias na relação dos alunos, respeito, socialização e criatividade. Esses jogos envolveram as crianças e trouxeram diversão e interatividade. O projeto colaborou com o desenvolvimento da criatividade das crianças e as oportunizou o aproveitamento do recreio com mais tranqüilidade, sem a agitação das atividades de contato comuns no recreio tradicional. Os brinquedos recicláveis, além de divertir as crianças, trazem também o conhecimento e a criatividade, mostrando que podemos transformar materiais que seriam jogados fora, em brinquedo. Durante as atividades, trabalhamos a importância da reciclagem, explicando a importância de reutilização de materiais que são considerados lixo, bem como ressaltamos que vários jogos e brincadeiras, a escola não poderia comprar, devido ao preço, mas que utilizamos os materiais e pudemos fazer vários jogos, que também poderão ser feitos por eles em casa. |
CONCLUSÃO: |
Através do presente trabalho, desenvolvido pelos bolsistas/acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia da UNEMAT, proporcionou aproximação entre a educação superior e educação básica, para uma melhor qualidade do ensino público. Com isso pode-se destacar que essa relação trouxe para o recreio dirigido a oportunidade para que as crianças aproveitassem melhor esse tempo entre as aulas, direcionado para atividades recreativas. Sempre com objetivo pedagógico, estimulando o desenvolvimento das habilidades dos alunos, da criatividade, afetividade, sua expressão oral e corporal, desenvolvendo habilidades e sensibilização ecológica. |
Palavras-chave: Educação Ambiental, Recreio Dirigido, Jogos Recicláveis. |