63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
TEATRO : UMA ALTERNATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA ANA CRISTINA DE SENA, SINOP/MT |
Sonia de Fátima Camargo 1 Renata Aparecida Silva dos Santos 1 Tatiane Alves dos Santos 1 Gleicy Calhau Gomes 1 Lecir Gasparina Rodrigues Farah 2 Fátima Aparecida da Silva Iocca 3 |
1. Acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT/bolsista PIBID 2. Profa./Supervisora PIBID - EMEB Ana Cristina de Sena 3. Profa. Dra./Coordenadora PIBID - Depto. de Pedagogia, UNEMT-SINOP/MT |
INTRODUÇÃO: |
O trabalho tem como finalidade descrever as experiências vivenciadas pelos acadêmicos bolsista no PIBID na escola Ana Cristina de Sena. Trazendo uma abordagem sobre as apresentações teatrais e sua importância dentro do contexto escolar pelo qual se inseri, estas dramatizações que contribui com o desenvolvimento intelectuais das crianças, que servem não somente para as apresentações das datas comemorativas ou finais de ano, mas sim durante todo o ano letivo, para as crianças se desenvolvem intelectualmente e interpessoalmente com as outras crianças no contexto escolar com as dramatizações teatrais, como esta sendo trabalhada na escola, e qual os benefícios alcançados no ensino-aprendizagem de todos que participam, aluno professor e bolsista, que o teatro tem como objetivo levar conhecimento na modalidade para serem apreendidos nas escolas. As perspectivas e os objetivos são de contribuir com a escola para uma melhoria no desenvolvimento entre aluno e professore nas suas atividades. Por muito tempo, essa prática foi considerada atividades de recreação. Entretanto, o teatro é apresentado como área de conhecimento que requer espaço e constantemente interligado com outras disciplinas. É nessa perspectiva que se trabalhou teatro com as crianças nas s escolas parceiras, buscando ter a percepção da realidade vivenciada de cada criança, o meio social e que a escola está inserida e criança alternativas viáveis para se trabalhar o teatro na escola para o desenvolvimento intelectual. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna da cidade de Sinop/MT, realizada por 04 acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT Campus de Sinop, todas bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID -. O Projeto teve início no mês de maio de 2010, conta com o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência nas escolas parceiras. A pesquisa está pautada no enfoque qualitativo, na modalidade de pesquisa participante e dados foram levantados através de investigação de ação participativa. Dentre as atividades desenvolvidas, o teatro é uma das quais as crianças interagem mais e percebemos o envolvimento com as dramatizações e proporcionando a aprendizagem para as mesmas, a metodologia que desenvolvemos com as atividades com o teatro foram constituídas de maneira coletiva, professores, bolsistas e os próprios alunos. Em nossas atividades, trabalhamos com a dramatização de estórias, onde cada semana encena-se uma peça para uma das turmas do ensino fundamental, e sempre montamos o cenário e os figurinos, em grupo, destacam-se o recreio dirigido, vivência em sala e outras atividades, sempre contribuindo com as escolas parceiras |
RESULTADOS: |
Os resultados das nossas atividades são sempre compartilhando com toda comunidade escolar da escola Ana Cristina de Sena, localizada na periférico, uma demanda de crianças oriundas de família de baixa renda, e trabalham-se temas que abordam questões que eles vivenciam no seu dia a dia, e assim ajudando na compreensão da sua realidade. As atividades aconteçam, sempre com ajuda dos professores, e desta maneira criam-se alternativas para que os trabalhos de dramatizações se concretizem, compartilhando com as sugestões dos professores para as atividades, visando atender os objetivos, através dos relatos dos outros acadêmicos bolsistas, das outras escolas parceiras, podemos trocar experiências, e constatar na realidade que o teatro dentro das escolas realmente ajuda as crianças no seu desenvolvimento de uma maneira lúdica, e ao acadêmico bolsista a satisfação de estar realizando um trabalho e compartilhando com as realidades de cada criança que participa das atividades. Ocorre a aproximação da teoria que estudamos na universidade, com a prática, e trazer os resultados para universidade, com apresentação de seminários, debates, o projeto trouxe mudanças para as escolas parceira se tem contribuindo com a formação acadêmica dos bolsistas, aproximando a universidade da realidade escolar. |
CONCLUSÃO: |
O teatro estimula os nossos sentimentos mais íntimos e verdadeiros, por meio dele as crianças se identificam com as situações vividas pelos personagens como se fosse sua própria vida; de acordo com os acontecimentos no decorrer da dramatização, são perceptíveis as reações das crianças, trabalhar com a modalidade, teatro nas escolas não é tarefa fácil, pois requer um aprofundamento das questões sociais da escola e das dificuldades do aluno, procuramos trabalhar essas especificidades na escola auxiliando nas praticas pedagógicas. E é nesse contexto que o projeto PIBID, esta atuando em especial na escola Ana Cristina de Sena. Durante esse ano trabalhou-se com o teatro, com dramatização das estórias, temos contribuído significativamente no ensino-aprendizagem, pois percebemos esses resultados em vários segmentos da escola, a forma com que os alunos se interagem uns com os outros, a forma como eles se expressam, as analises que os professores fazem dos avanços que cada um conseguiu, dentro das suas potencialidades, à relação da família com a escola se tornou mais próxima, pois quando envolvemos os alunos nas apresentações, os pais sempre estão presentes para assistir seus filhos e assim eles tem a oportunidade de conhecer o trabalho que a escola desenvolve. |
Palavras-chave: Desenvolvimento Cognitivo, Dramatização, Educação Significativa. |