63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
O ENSINO POR MEIO DE PROJETO DE APRENDIZAGEM: O CONTO EM FOCO |
Vera Lucia de Oliveira pereira Buose 1 Élia Amaral do Carmo Santos 1,2 |
1. Profª.EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus, SME de Sinop-MT 2. Profª.Msc. EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus /Supervisora - PIBID/UNEMAT/SME |
INTRODUÇÃO: |
A importância da leitura como fator de desenvolvimento e de participação social do sujeito é dado indiscutível e aceito como compromisso de todas as sociedades. O aluno que lê contribui para o seu crescimento pessoal, amplia sua visão de mundo e torna-se um cidadão mais crítico e participativo. O insucesso nesta área implica no fracasso escolar. A escola precisa criar meios para efetivar a leitura de forma prazerosa dentro e fora da sala de aula. Entendemos que desenvolver o gosto pela leitura é uma tarefa que precisa ser realizada na escola, visto que ela é o espaço ideal para resolver esta problemática. Pensando na efetivação da leitura, criamos o Projeto de Aprendizagem: O Conto em Foco que objetiva desenvolver o gosto pela leitura por meio de contos. Este projeto foi realizado com alunos do sexto ano numa parceria entre escola e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa e Arte. |
METODOLOGIA: |
O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2010, com alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus do Município de Sinop - MT, efetivado a partir de leituras de contos realizadas por acadêmicos de pedagogia, bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, participantes do - PIBID – CAPES/UNEMAT/SME. Esta atividade incentivou os alunos a fazerem leituras de contos, pois eles iam até a sala de aula, liam, contavam e dramatizavam o gênero textual. Com essa prática os alunos foram tomando o gosto pela leitura e desafiou-nos para se trabalhar com esta metodologia. Assim elaborou-se o projeto de aprendizagem com o gênero conto, desenvolvido com materiais que se dispunha, sendo alguns livros, material reciclado, sala de aula e pátio da escola. Ao fazer a leitura dos contos, sempre se procurava envolver os alunos e em outros momentos deixava-se que eles escolhessem os contos que queriam ler. Há pouco acervo literário se comparado com outras escolas que dispõem de bibliotecas, mas foi muito importante e fez a diferença no desenvolvimento pelo gosto à leitura. |
RESULTADOS: |
Observa-se que o desenvolvimento pelo gosto da leitura foi contemplado, pois os alunos esperavam ansiosos os momentos dos contos para compartilhar com os colegas. Envolviam-se com a atividade respeitando o outro, entravam num consenso para que pudessem ler e ouvir os contos, cuidando para que fosse feito um rodízio com os livros, oportunizando a todos a leitura de uma nova obra. A dramatização em parceria com as aulas de arte foi fantástica, todos participavam de forma prazerosa na confecção dos figurinos. O envolvimento dos educandos com os bolsistas neste trabalho contribui de forma decisiva para o sucesso do projeto e pelo prazer de ler, ouvir e dramatizar de forma lúdica. Vínculo importante também foi à participação dos pais apreciando os contos dos filhos tornando a aprendizagem mais significativa. Nota-se que projetos/aulas como estas oferecem desafios aos alunos, professores e comunidade escolar e trazem benefícios ao processo de ensino aprendizagem, desperta o gosto pela leitura e contribui para a formação da cidadania, caráter e consciência do sujeito e acredita-se que para o aluno se tornar um bom leitor, precisa-se trabalhar de forma dinâmica e a escola é o principal veículo com potencialidades para exercer tal tarefa. |
CONCLUSÃO: |
Compreende-se que uma sociedade desenvolvida sócio-culturalmente necessita de pessoas que gostem de ler e, para que isso aconteça, é de vital importância a atuação da escola no ato de desenvolver a leitura e criar meios, projetos que favoreçam a concretização de tal competência e o professor precisa ser um estimulador e mediador neste processo, pois dessa forma estará contribuindo para a formação crítica dos alunos. Considera-se que com o projeto de aprendizagem sobre os contos neste contexto escolar norteia o trabalho em sala de aula, chama a atenção dos alunos, despertam seus interesses e interagem com a temática proposta, pois aulas amparadas em metodologias assim são significativas, oportuniza o conhecimento efetivo e eficaz, trazendo como resultado um ensino de melhor qualidade e oportunidades reais de aprendizagem a todos os envolvidos e contempla os objetivos que prevê a Proposta Curricular, o planejamento conjunto da professora e o grupo PIBID parceiros desta escola. |
Palavras-chave: Leitura, Formação crítica, Dramatização. |