63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
Alfabetização e Letramento: Em busca de uma aprendizagem Significativa
Kênia Leão Ramos Muniz 1
Claudia Guimarães Bento Silva 2
1. CEPAE/UFG
2. Instituto Qualis de Pós Graduação
INTRODUÇÃO:
Na atualidade a preocupação em formar leitores críticos e pensantes, tem rondado a cabeça dos educadores principalmente os que atuam nos anos/series iniciais.
Com essa inquietação presente nas escolas é que um estudo foi realizado buscando esclarecer, fundamentar e discutir questões relacionadas à alfabetização e letramento, buscando uma aprendizagem significativa. O curso de Pró-Letramento oferecido pelo Governo Federal foi o divisor de águas para o início do estudo, já que ao realizar o curso, houve a motivação e o interesse em aprofundar o estudo.
O início do processo ensino-aprendizagem ocorre nos anos iniciais da escolarização com a alfabetização (apropriação do sistema escrito que possibilita a leitura e a escrita) e o letramento (participação da cultura escrita), observando que tais métodos devem caminhar juntos, pois a criança antes de se apropriar dos processos escritos já convive com diferentes manifestações da escrita na sociedade, sendo o maior desafio conciliá-los.
METODOLOGIA:
De acordo com Moresi (2003) o trabalho do tipo revisão bibliográfica constitui no processo de levantamento e análise do que anteriormente foi publicado sobre o tema em estudo. Portanto, não produz conhecimento novo, apenas supre a carência de conhecimento por parte do pesquisador em relação a determinado tema (WASLAWICK, 2009).
O estudo ora realizado desenvolveu-se baseado neste tipo de pesquisa, sendo fundamentado pelos seguintes autores: Ausubel, Novak e Hanesian (1980), Binsfeld (2007), Ferreiro e Teberoski (1985 apud Lucas, 2008), Kleiman (1995), Lucas (2008), Martins (1999), Novak (1998), Palaivgana (2001), Rojo (2000), Soares (1998).
RESULTADOS:
Após a realização do estudo bibliográfico, os conceitos de alfabetização como sendo a codificação e decodificação de signos e letramento como conhecimento de mundo buscando uma compreensão dos signos linguísticos como forma de relacionamento com o mundo real são explicitados sendo evidente de acordo com Ferreiro e Teberoski (1995) o relacionamento da escrita com o mundo em que se vive. A teoria sócio-interacionista contribuiu no estudo quanto ao entendimento da internalizações do ambiente histórico-cultural, pois é nele que o sujeito se contribui lúcido e consciente, valorizando também a troca entre os parceiros de sala e o diálogo com pessoas mais experientes, e o professor é visto como condutor do processo ensino-aprendizagem. Em busca de uma aprendizagem mais significativa do aluno, Ausubel parte dos princípios da teoria sócio-interacionista da valorização do conhecimento prévio do aluno e o relacionamento destes com um novo conteúdo, ideia ou informação. Voltando à participação do professor no processo destaca a importância da formação inicial e continuada (destaque para o curso Pró Letramento) que favorece a profissionalização e a busca por melhores recursos metodológicos em busca de um profissional preocupado com a aprendizagem assumindo uma postura crítica-reflexiva.
CONCLUSÃO:
Para finalizar, este estudo foi relevante por favorecer a desmistificação de mitos e pré-conceitos relacionados à alfabetização e letramento, visto que o papel do professor é imprescindível na formação intelectual dos alunos pela mediação e o uso dos conhecimentos prévios do aluno, a chance do sucesso é muito maior sabendo que hoje a educação está intimamente relacionada com a vida social e o avanço da tecnologias., e o professor precisa estar preparado para a educação no século XXI.
Palavras-chave: conhecimento de mundo, mediação, formação de professores.