63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ALIMENTAÇÃO, MEIO AMBIENTE E ENSINO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Luciana Medeiros Leite 1
Laura Firminio Sampaio 2
Juliana Eugênia Caixeta 3
1. Licenciatura em Ciências Naturais - Faculdade UnB Planaltina - FUP
2. Licenciatura em Ciências Naturais - Faculdade UnB Planaltina - FUP
3. Profa. Dra. / Orientadora - Faculdade UnB Planaltina – FUP
INTRODUÇÃO:
A alimentação é uma prática cotidiana que promove a manutenção e o desenvolvimento do corpo humano no decorrer da vida. A nutrição humana aproxima-se das questões ambientais pelos processos e impactos da produção de alimentos. Portanto, o tema nutrição, na escola, deve levar em conta os aspectos relacionados à saúde e ao meio ambiente. A escola é um espaço privilegiado para a formação da boa prática alimentar, porque os alunos, juntamente com seus professores e comunidade local, poderão discutir seus hábitos alimentares e de cultivo, a partir da compreensão de que a alimentação é uma prática cultural dos grupos humanos num tempo histórico. Os professores, portanto, podem oportunizar a reflexão sobre os hábitos alimentares, associando-a ao tema meio ambiente nas aulas de ciências, por exemplo. Esta disciplina foi destacada neste trabalho por representar um espaço específico de mediação sobre a saúde humana, meio ambiente e alimentação. Assim, a proposta desta pesquisa foi verificar a percepção do professor de ciências naturais sobre a interação entre os temas alimentação, educação e meio ambiente em sua prática profissional e se o professor recebe apoio da sua instituição de ensino para trabalhar o tema alimentação e meio ambiente no contexto educacional com os alunos.
METODOLOGIA:
A metodologia escolhida foi quanti-qualitativa, por permitirem quantificação de algumas informações e a livre expressão de outras. Assim, foi construído um questionário com o objetivo de verificar se o tema alimentação era abordado em sala de aula, as metodologias da abordagem, a freqüência desta abordagem, o apoio da escola para a discussão do tema em sala de aula e a importância que o professor conferia ao tema alimentação sustentável e saudável.
O questionário continha cinco perguntas, sendo duas perguntas com itens para resposta e três perguntas abertas. Os questionários foram aplicados, em agosto de 2010, para sete professores de ciências naturais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), sendo dois destes funcionários de uma instituição educacional pública de Sobradinho e cinco instituições educacionais públicas e privadas de Planaltina. Todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participação em pesquisa.
RESULTADOS:
Todos os professores realizaram mediações sobre a interação entre a alimentação saudável e o meio ambiente, mas apenas dois professores conseguiram listar suas metodologias: uso de textos, imagens e experimentação. 85,7% dos participantes disseram ter apoio da escola, por meio da oferta de materiais didáticos, acervos bibliográficos, feiras de ciências e venda de alimentos saudáveis na cantina. Nesses casos, foi percebido que os professores trabalhavam com mais freqüência o tema alimentação e meio ambiente. Para todos os professores, as aulas de ciências são o espaço privilegiado para essa discussão. Para eles, o ensino de ciências pode ajudar com informações básicas: consumo de alimentos sazonais, análises simples sobre a qualidade das refeições cotidianas, número de refeições diárias e também aspectos voltados para fatores ambientais sobre o cultivo e hortas comunitárias, no intuito de promover a boa prática alimentar e o cuidado com o meio ambiente, no que tange à produção de alimentos saudáveis
CONCLUSÃO:
Concluímos que o apoio da escola é essencial para o desenvolvimento de um trabalho que contemple as temáticas alimentação e meio ambiente nas aulas de ciências. Nos casos em que a escola apóia os professores, eles possuem mais recursos e se sentem mais motivados a trabalharem com a temática. Por outro lado, a maioria dos professores não conseguiu listar as metodologias que utilizavam para abordar os temas, apesar de se posicionarem favoráveis ao ensino da nutrição numa perspectiva multidisciplinar como relevante para a educação e para a formação do alunado. Essa dificuldade parece indicar a necessidade de uma intervenção pontual da escola e das instâncias superiores no sentido de discutir com os professores metodologias eficazes no ensino das temáticas alimentação e meio-ambiente, já que a maioria deles afirmaram que as aulas de ciência são espaços privilegiados não só para a transmissão de conteúdos específicos de ciências, mas para a formação de cidadãos críticos. Consideramos, portanto, que é necessário que os educadores discutam as práticas alimentares para que os alunos tenham a oportunidade de pensar a alimentação saudável como forma de preservar e/ou adquirir uma boa saúde, atrelada à manutenção do meio ambiente.
Palavras-chave: Alimentação, Meio Ambiente, Ensino de Ciências.