63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
“DE HERÓI A VILÃO”: A IMAGEM E A IDENTIDADE DO PROFESSOR NO QUADRO NEGRO DA CHARGE
Plinio Pereira Filho 1
1. Mestrando em Letras - UFPB
INTRODUÇÃO:
O que é afinal um sistema de ensino senão uma ritualização da palavra; senão sua qualificação e uma fixação de papéis para os sujeitos que falam; senão a constituição de um grupo doutrinário ao menos difuso; senão uma distribuição e uma apropriação de discurso com seus poderes e saberes?(Michel Foucault) Quem são os sujeitos autorizados a promover o discurso e a manutenção destes saberes? O professor está sempre no centro do turbilhão das discussões quando o tema é os desafios da educação no Brasil. O objetivo desta pesquisa foi analisar quais efeitos de sentidos são criados a partir da imagem do professor através do gênero charge, bem como evidenciar a identidade deste profissional que ora oscila entre o herói ora como vilão a partir das transformações na sociedade.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada entre os meses de março e setembro de 2010. A fundamentação teórico-metodológica foi mediada através dos estudos de Maria José Coracini, Michel Foucault e Sírio Possenti, leituras indispensáveis para identificar e compreender não só o universo das piadas e das charges, mas entender como é apresentada uma identidade multifacetada do professor. Foram selecionadas 04 charges publicadas e distribuídas entre diferentes jornais do país e aquelas distribuídas na internet. Buscou-se analisar, primeiramente, as informações implícitas dos sujeitos professor/aluno, o contexto sócio-histórico e, posteriormente, compreender como se evidencia a identidade do professor como aquele responsável pelo (in)sucesso do processo ensino-aprendizagem.
RESULTADOS:
Através de analise e discussão de 04 charges estudadas, foram observados os respectivos resultados: A primeira apresentava duas cenas. Uma delas se passa em 1969, onde os pais cobravam do filho as notas baixas recebidas em seu boletim, na frente da professora; enquanto na outra, em 2009, os pais e o filho, alterados, cobravam as notas baixas do menino da professora. Neste exemplo, percebem-se duas posturas antagônicas a respeito da identidade do docente. Antes, respeitado e caracterizado pela postura da serenidade, saber e disciplina; hoje, o medo toma conta do olhar e da postura indefesa e cabisbaixa. Duas charges fazem referencia o clima de insegurança dentro do âmbito escola. Em ambas, a professora é ameaçada por alunos que portam armas de fogo e que exigem notas melhores em suas avaliações. Estas duas denunciam a falta de segurança no ambiente de trabalho destes profissionais. A quarta charge denuncia a quão pouco ganha o profissional da educação. Nela, mostra-se um aluno jogando uma moeda para o professor e desejando-lhe parabéns pelo seu dia. Foi possível perceber que as movências de sentido migram de um personagem imortalizado, respeitado e valorizado para aquele que é responsável direto pelos inúmeros problemas presentes no ambiente educacional.
CONCLUSÃO:
Ao longo dos anos, a sociedade tem passado por repentinas transformações que tem resultado em novos padrões e modos de comportamento. A instituição escolar como centro de manutenção dos saberes e da disciplina talvez tenha sido aquele que mais vem sofrendo com as tais transformações. Através das charges foi possível perceber o quão distorcido e marginalizante é o trabalho do docente nos dias atuais. Além de conviver com a insegurança dentro do ambiente de trabalho, este profissional ainda é desvalorizado quanto à remuneração salarial pelas atividades que desenvolvem. “Segundo o Sírio Possenti, “as charges e as piadas funcionam como uma espécie de laboratório de estudo da linguagem”. Elas desempenham também um papel teórico-pedagógico na constituição de identidades, bem como na prática que denuncia social.
Palavras-chave: CHARGES, EDUCAÇÃO, PROFESSORES.