63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
Projeto Conhecendo e Participando da Comunidade Através do Movimento de Cultura Popular |
Helenice Cavalcanti de Melo 1 Cristiane Rose de Lima Pedrosa 1 |
1. Prefeitura da Cidade do Recife - PCR 2. Prefeitura da Cidade do Recife - PCR |
INTRODUÇÃO: |
No ano de 2010, iniciamos o trabalho de conhecimento da comunidade do Pantanal, onde os alunos vivem e estudam, através de um aprofundamento sobre MCP (Movimento de Cultura Popular) na cidade de Recife. Nesse contexto, os professores desenvolveram uma proposta de trabalho para conhecer mais sobre este lugar, considerando que ao limites espaciais vivenciados por eles dificultava muito o aprendizado; ou seja, a abstração de um espaço maior (bairro, cidade, estado, país). As crianças realizaram relações entre o espaço vivido e as intervenções que os grupos de Cultura Popular como Associação de Moradores, Grupo de Mães, associações Religiosas, Comunidade Escolar, etc. tinham nesse espaço, partimos da realidade local mostrando, assim, sua relevância uma vez que são estes grupos que geralmente são do convívio direto das crianças e que neles desenvolve uma diversidade de cultura étnica, religiosa, familiar e social que se colocam como limites e possibilidades para elas. Diante do exposto, os objetivos foram conhecer culturalmente da comunidade (bairro) ao país através das ações do MCP, pesquisar a história da comunidade e suas entidades, desenvolver atitudes de respeito ao lugar e às pessoas e ampliar a visão geográfica, iniciando na comunidade e ampliando para o país. |
METODOLOGIA: |
Este projeto foi desenvolvido com os Primeiros e Segundos Ciclos de Aprendizagem na cidade de Recife – PE, no bairro do Ibura, na comunidade do Pantanal. Dividimos o projeto em etapas bimestrais, onde a cada período tínhamos temáticas de trabalho bem definidas. Trabalhamos a história da comunidade, bairro, localização no mapa da cidade. As comunidades que se formam , o bairro e suas peculiaridades, limites, grupos existentes e atuantes, história do MCP e seu caráter educativo com ações pedagógicas, culturais, formação da cidadania. A cada período enfocamos, em cada ação, seu caráter teórico, como por exemplo, a realização da gincana dos estudantes com os textos relacionados aos criadores e ao desenvolvimento das práticas do MCP. Foram confeccionados vários painéis informativos, comunicação oral nas turmas do Segundo Ciclo, exibição de documentários sobre a comunidade e o bairro, entrevistas com moradores e levantamento histórico local. Na parte cultural e de cidadania os alunos foram estimulados explorando seu potencial artístico através de pintura, escultura, dança e teatro, sendo esses trabalhos culminados com exibição das crianças em eventos planejados pela escola para a socialização com a comunidade dos estudos realizados, movimentando o dia a dia da escola. |
RESULTADOS: |
Durante o trabalho vivenciado no ano letivo, notamos que as descobertas feitas pelas crianças sobre a comunidade e a ampliação para o bairro, tiraram as dúvidas, bem como trabalharam as dificuldades de localização geralmente encontradas nas crianças da faixa etária de 07 a 12 anos pois ao saírem do micro (bairro) e chegarem ao macro (país), perceberam as relações de intersecção bairro/ cidade/ estado/ país. Entre esses aprendizados, notamos também que a eminência de um trabalho voltado para as dificuldades de entendimento de seu entorno, em muitos casos melhorou e a relação do aluno com o ambiente em que vive. E ao conhecê-lo melhor puderem envolver-se mais com as situações que se apresentam na comunidade no dia a dia sentindo-se cidadãos capazes de interferir na realidade. E também de identificarem neste meio elementos da cultura popular se sentido partícipes da melhoria da qualidade do lugar que vivem. |
CONCLUSÃO: |
Analisando a amplitude do tema proposto para o ano letivo de 2010 verifica-se, que com este tipo de trabalho é possível instrumentalizar os participantes para a construção da sua cidadania. Por se tratar de um comunidade muito simples da periferia da cidade do Recife, a falta de material escrito sobre ela, em livros e internet, dificultou um pouco as pesquisas dos educadores acerca das características físicas e humanas do bairro na perspectiva de contribuir e ampliar os conhecimentos dos participantes do projeto. Mas, analisando a amplitude do tema desenvolvido verifica-se sua relevância e fica claro que, com este tipo de trabalho, é possível instrumentalizar os participantes para construção da sua cidadania, pois ao conhecerem aparelhos públicos da comunidade e iniciativas da sociedade civil, percebem a presença da cultura popular tanto em expressões artísticas, como na organização da população, servindo de instrumento de fortalecimento de suas ações a se tornarem agentes de transformação social. |
Palavras-chave: localização, Bairro, Pesquisa. |