63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO HUMANO NA CIDADE DE CATOLÂNDIA/BA
Alderrosy Fragoso Rodrigues 1
Caroline da Costa Freitas 1
Eva Silva Machado 1
Kahianny da Cunha Silva 1
Sandro Augusto Silva Ferreira 2
1. Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades – ICADS/UFBA – Barreiras/BA
2. Prof. Msc./Orientador – Núcleo de Humanidades – ICADS/UFBA
INTRODUÇÃO:
Este Trabalho busca uma melhor apreensão da realidade sócio-econômica, com foco no desenvolvimento humano, da cidade de Catolândia/BA. Para tanto, foram analisadas prioritariamente quatro áreas: saúde pública, saneamento básico, educação e habitação. A escolha destas áreas estão relacionadas a especificidades da realidade social do Oeste Baiano. Catolândia era um povoado do município de Barreiras, chamado ‘Santana’, tendo se emancipado em 27 de julho de 1962, através da lei estadual nº 1758, com uma área definida de cerca de 620 quilômetros quadrados. Originalmente a região foi habitada por índios Acroás, e teve seu processo de povoamento iniciado, em parte, por intercambistas que tinham o Rio Grande como parte do trajeto para a comercialização com comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco e município do norte de Minas Gerais. Atualmente, a população total, divulgada no último censo, em 2010, constatou que existem 2600 habitantes, o que evidenciou a diminuição no número de pessoas que lá moravam, já que em 2000 a população era de 3092 habitantes.
METODOLOGIA:
Dentre os métodos possíveis para o recolhimento de dados do trabalho solicitado, utilizamos o questionário fechado, com 21 questões objetivas, aplicado a 35 moradores da cidade de forma aleatória. Foram realizadas também, entrevistas com os representantes do poder público de cada área estudada (saúde, educação, habitação e saneamento), além de observações sobre a realidade local, e o registro das mesmas em fotografias e filmagens. Após o recolhimento dos questionários foi realizada a tabulação de cada área pesquisada e a partir desta foram construídos gráficos para melhor compreensão dos dados. Através da visita à cidade procuramos analisar e comparar as informações obtidas pelos representantes do poder público e as informações fornecidas pela população com aquilo que a cidade de fato nos mostrava sobre o seu Desenvolvimento Humano em articulação com o desenvolvimento econômico e as políticas públicas do poder municipal.
RESULTADOS:
Todos os entrevistados, incluindo aí os gestores públicos e a população em geral, foram unânimes em dizer que Catolândia necessita de maiores recursos para se desenvolver. A secretaria de educação do município relatou que a área pela qual é responsável possui todos os aparatos necessários para proporcionar uma boa formação escolar. A cidade possui apenas um posto de saúde para pequenos procedimentos e em casos mais graves é necessário encaminhar os pacientes para as cidades vizinhas, em especial Barreiras e São Desidério. A Secretaria de Infraestrutura e Saneamento Básico nos informou que a água distribuída passa por tratamento adequado com cloro. Nos disse ainda, que as casas antigas feitas de adobo estão sendo substituídas por novas casas através de um convênio com o governo federal por conta do alto índice de doença de Chagas. O que percebemos também após a distribuição dos questionários, é que a população, não está a par de toda a situação nas áreas entrevistadas, demonstrando uma falta de informação que dificulta o seu exercício de cidadania em busca de melhores condições de vida.
CONCLUSÃO:
Baseado nos dados levantados através deste trabalho de pesquisa podemos afirmar que a cidade de Catolândia é um município com recursos escassos e/ou mal administrados. No geral, se formos tomar como base as informações obtidas das fontes públicas, Catolândia possui um sistema de ensino satisfatório, porém se olharmos pela ótica de quem utiliza o serviço, a satisfação não é tão clara assim. Constatamos que existem poucos alunos em sala, escolas com estruturas não muito boas e índice de evasão alto, assim como o baixo nível de escolaridade constatado, o que faz com que a população entrevistada avalie a educação como regular. Nota-se um enorme descuido pelos gestores e secretários, o que acarreta essa dispersão da população. A maioria dos habitantes não vive ativamente em Catolândia, muitos trabalham, estudam, ou buscam seus momentos de lazer nas cidades circunvizinhas. A grande parte dos representantes municipais não só buscam essas atividades em outros locais, como não residem em Catolândia. Este dado já indica claramente as perspectivas da população de Catolândia, que sequer encontra nos seus representantes municipais, uma participação ativa na sociedade que representa, para que assim, possa ver de perto seus anseios, necessidades e preocupações.
Palavras-chave: Desenvolvimento Humano, Políticas Públicas, Catolândia/BA.