63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Confecção do minhocário com materiais alternativos.
Lucas Barbosa Pereira 1
José Carlos Rodrigues Mascarenhas 2
Daiane Almeida Mendes 3
Jana Buoso Malovany 4
Simone Natalie Buoso Malovany 5
Igor Alysson Alencar Oliveira 6
1. Tecnologia em agroecologia, Instituto Federal de Brasília- IFB.
2. Tecnologia em agroecologia, Instituto Federal de Brasília- IFB.
3. Tecnologia em agroecologia, Instituto Federal de Brasília- IFB.
4. Tecnologia em agroecologia, Instituto Federal de Brasília- IFB.
5. Tecnologia em agroecologia, Instituto Federal de Brasília- IFB.
6. Prof. / Orientador Engenharia Florestal, Universidade Federal de Brasília-UNB.
INTRODUÇÃO:
A maioria dos lares brasileiros enfrenta uma grande dificuldade na hora de separar o lixo domestico, e acaba não separando o lixo orgânico do seco. A cidade que mais produz lixo no Brasil é São Paulo, são mais de doze toneladas de lixo por dia, e sessenta por cento desse total é só de lixo orgânico. Esse lixo vai parar nos aterros sanitários, lá ele é enterrado e gera um liquido toxico chamado de chorume que penetra no solo contaminando os lençóis freáticos. A minhocultura é uma alternativa para esses resíduos orgânicos que são descartados sem nenhum aproveitamento e ainda ajudam na proliferação de doenças dependendo do local onde são jogados. Pensando nisso construiu-se um protótipo de minhocário adequado para reciclar esses restos orgânicos.
METODOLOGIA:
O material utilizado foi escolhido por ser bastante acessível, barato e porque alguns integrantes possuem ferramentas para o trabalho. Foi utilizado um tambor metálico de duzentos litros dividido verticalmente em duas partes e soldados em forma de calha com uma divisória de madeira no meio formando dois compartimentos para as minhocas passarem de um lado a outro quando o composto estiver pronto. Para a base dos compartimentos foram usados restos de vergalhões e canos de ferro proveniente de outras construções. Foi usado um cano de PVC de uma polegada, todo perfurado e revestido com sombrite, no interior do minhocário para escoar a água evitando assim o excesso de umidade. O minhocário foi suspenso para facilitar o manejo, e diminuir a chance de que os inimigos naturais das minhocas possam ter acesso a elas. As minhocas foram inoculadas no composto dia vinte e dois de fevereiro e foram feitas visitas de avaliação semanalmente até abril.
RESULTADOS:
A partir da segunda semana foram encontrados casulos, o que significa que as minhocas estão se reproduzindo. Na quarta semana foi verificado o desenvolvimento das minhocas e a produção de humos. A ultima visita foi feita no dia primeiro de abril, e percebeu-se uma grande quantidade de humos, uma população maior de minhocas e tudo estava sem problemas aparentes. Constatou-se a eficiência da calha no escoamento do excesso de água. Entretanto houve alguns pontos negativos como inicio da ação de ferrugem em alguns locais no interior do minhocário e a possibilidade de elevação da temperatura devido à incidência dos raios solares nas partes metálicas. O humos pode ter ficado pobre em nutrientes por causa do excesso de chuva no local, isso pode ter carregado os nutrientes durante a formação do humos.
CONCLUSÃO:
Em razão de todo o exposto, chega-se a conclusão de que alguns ajustes podem melhorar o desempenho e a durabilidade do minhocário. Entre os ajustes necessários foram identificados à necessidade de proteger o interior do minhocário para evitar a corrosão, colocar uma cobertura para evitar o excesso de chuva e inventar um mecanismo para ajustar a altura do compartimento em relação ao solo, dessa forma poderá ser ajustado conforme a estatura da pessoa que for maneja-lo. Essa ideia pode ser multiplicada, pois a maioria dos materiais que foram usados iria para o lixo ou então poluir o meio ambiente. Os únicos gastos foram o tambor e poucos materiais como os eletrodos e as lixas usados nas maquinas. O tambor custou vinte reais e os outros materiais custaram aproximadamente dez reais. Esse projeto foi pensado para o uso domestico devidas suas proporções, sendo assim o produtor familiar pode usa-lo para reciclar o próprio lixo orgânico, mas se o interesse for comercializar humos ou usar uma grande quantidade, será preciso fazer modificações.
Palavras-chave: minhocário, humos, orgânico.