63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ENSINO DE FÍSICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS – POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APOIO A DISCUSSÃO SOBRE A QUESTÃO NUCLEAR
Eugenio Maria de França Ramos 1,3
João Guilherme Benetti Ramos 2
1. Prof. Dr. / Universidade Estadual Paulista (UNESP)
2. Graduando / FCHS - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
3. Centro de Educ. Continuada em Educ. Mat., Científica e Ambiental (CECEMCA UNESP)
INTRODUÇÃO:
Filmes cinematográficos podem se constituir em alternativa para atividades de ensino (Piassi, 2007), ao proporcionar aos aprendizes uma inserção em fatos históricos e dilemas dificilmente materializados com outras estratégias, como aulas expositivas. Neste trabalho analisamos a possibilidade de tratar questões sobre relações interestatais e o Ensino de Física utilizando alguns filmes envolvendo a temática Energia Nuclear. A coleta do material aqui analisado esteve associada a organização de uma atividade voltada para ampliar a formação cultural sobre o tema, num curso de formação inicial de professores de Física, como forma de oferecer subsídios para atividades de estágio supervisionado no Ensino Médio. Na oportunidade revelou-se um dos problemas que procuramos debater: a visão maniqueísta com que a questão é tratada na estrutura dramática das obras desvela uma abordagem simplista para problemas nacionais, envolvendo o desenvolvimento tecnológico e o domínio da tecnologia nuclear especificamente. Percebemos também a dificuldade que futuros professores de Física demonstram ao tentar transpor didaticamente tais conteúdos para o Ensino Médio, bem como a limitação das Escolas em oferecer condições a professores para lidar com filmes em atividades didáticas.
METODOLOGIA:
Selecionamos dez filmes documentários e comerciais, alguns deles com o caráter de documentários dramatizados, nos quais a Energia Nuclear esteve no centro da temática da obra. Desses, três tratam de fatos relacionados a 2ª Guerra Mundial, sete da Guerra Fria. Foram encontrados em locadoras de vídeo, em bancas de jornal ou gravados a partir de exibições de TV de sinal aberto. Esses filmes foram integralmente apresentados a estudantes da Licenciatura em Física, numa atividade da disciplina Prática de Ensino, com a perspectiva de ampliação cultural, proporcionando uma oportunidade para debate sobre a extensão e a centralidade dos conhecimentos de Física nas relações contemporâneas entre as Nações. Após o estudo dos filmes, solicitou-se, como atividade de aplicação didática no estágio supervisionado, a utilização de pelo menos um deles em propostas de projeto didático para a disciplina de Física no Ensino Médio. Dessa forma, o trabalho se apresenta com características de análise bibliográfica (no que tange ao material cinematográfico selecionado) e etnográficas (no que tange ao acompanhamento dos futuros professores). A análise dessas informações concentrou-se em aspectos qualitativos do conteúdo dos filmes e das suas possibilidades de aplicação no contexto de sala de aula.
RESULTADOS:
Os filmes mostraram-se interessantes quanto a aspectos formativos, ao oferecer aos estudantes inserção em dilemas e situações dramáticas, tais como o desenvolvimento da bomba atômica (“Fat Man and Little Boy”, 1989), a expectativa de uma iminente Guerra Nuclear (“The Day After”, 1983, ou “Thirteen Days”, 2000), a proximidade de um acidente Nuclear (“K19 - The Widowmaker”, 2002), a análise da extensão da energia envolvida na explosão da bomba (“Hiroshima - 10 segundos”, s/d). Entretanto ao reduzirem seu foco a uma visão maniqueísta quanto ao uso da energia nuclear, não permitem compreender aspectos da complexidade da soberania dos Estados, dentre os quais a importância do domínio dos processos relativos à produção e a aplicação da energia nuclear para o desenvolvimento de uma nação, como também o que representa o armamento nuclear como elemento de dissuasão. Quanto a aplicação didática, os licenciandos demonstraram dificuldades em lidar com a transposição de conhecimentos de Física Nuclear, apresentando a temática de maneira superficial ou apenas a moralidade do processo envolvido, com uma inclinação para a disseminação do medo sobre a questão. As aplicações no Ensino Médio se mostraram precárias também por causa da ausência de espaços adequados, bem como da limitação de horários.
CONCLUSÃO:
Percebe-se, do ponto de vista da formação de professores, que a inserção de projetos que, de certa forma, envolvam aspectos inovadores em termos metodológicos, pode surtir interessantes efeitos para a formação cultural dos futuros docentes. O estudo de filmes comerciais, mesmo com suas limitações seja de conteúdo ou de estrutura dramática, se mostrou rica fonte de debates e reflexões sobre a implicação dos conhecimentos de Física para o mundo contemporâneo. Quanto a temática “Questão Nuclear”, percebemos a necessidade de aprofundar aspectos pertinentes a Relações Internacionais na formação de professores de Física. Entendemos que uma questão contemporânea - como a da energia nuclear - não pode ser abordada sem pensar na importância estratégica que representa. Para que tal objetivo possa ser alcançado enxergamos a necessidade de se combinar o conhecimento conceitual da Física, com estudos da essência das relações entre Estados, bem como das necessidades básicas destes para se desenvolverem e se projetarem como relevantes no cenário internacional. Acreditamos que a introdução desse tema sob a luz das teorias das Relações Internacionais poderá oferecer aos futuros professores oportunidades para o amadurecimento de uma visão mais crítica sobre a questão nuclear.
Palavras-chave: Relações Internacionais, Formação de Professores, Questão Nuclear.