63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 6. Enfermagem Psiquiátrica |
SINTOMAS PSIQUIÁTRICOS LEVES EM UNIVERSITÁRIOS |
Paulo Anderson Neves Sousa 1 Luciana Grolli 1,2 Julian R. Faoro 1,2 Hidelberto de S. Ribeiro 3 |
1. Graduado em Enfermagem-UFMT 2. Pós Graduando em Saúde Pública- FMB 3. Prof. Dr./Orientador- Instituto de Ciências Humanas e Sociais/CUA/UFMT |
INTRODUÇÃO: |
O início de um curso superior representa um momento de mudança, uma etapa marcante no desenvolvimento dos jovens, exigindo adaptações a novas realidades. Algo comum no meio universitário é a dificuldade de adaptação ao novo modelo de ensino e ao ritmo de estudo exigido na academia. Esse contexto provoca uma taxa muito alta de estudantes que sofrem de problemas mentais se comparados com jovens da mesma idade que estão fora da universidade (ADLAF, 2001). Uma vez que a passagem para a universidade, o morar longe dos pais, administrar a própria vida e estabelecer novos laços de amizade faz com que muitos alunos desenvolvam altos níveis de estresse. O objetivo da pesquisa foi verificar que sintomas psiquiátricos leves mais acometem os universitários do primeiro e do quarto anos matriculados em cursos de graduação do Campus Universitário do Araguaia - CUA/UFMT. Objetivou também verificar a situação em que são mais percebidos e se fatores psicossociais estavam associados a esses sintomas e se um núcleo de apoio psicopedagógico ajudaria no enfretamento desses problemas. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa de cunho epidemiológico descritivo foi realizada com 159 estudantes de ambos os sexos do primeiro e quarto anos de cursos do Campus Universitário do Araguaia, no período 2008-2009 e foi submetida e autorizada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Júlio Muller-UFMT, com base na Resolução n° 292, do Conselho Nacional da Saúde que complementa a Resolução 196/96, do Ministério da Saúde, que trata a pesquisa envolvendo seres humanos. Os dados foram levantados por meio de questionário semi-estruturado e analisados estatisticamente pelo programa Microsoft Excel 2007. |
RESULTADOS: |
Do total de alunos pesquisados (54,72%) disseram sentir-se pressionados pelo professor; (76,1%) afirmaram não ter dificuldades de relacionamento na universidade e (23,9%) afirmaram ter dificuldades de relacionamento no meio acadêmico. Desses, (52,63%) tem dificuldades de relacionamento com professor e que por isso apresentam sintomas de estresse (31,58%), angústia (13,16%) e ansiedade (5,26%). Os sintomas psiquiátricos leves são percebidos principalmente antes das avaliações sendo a ansiedade (37,74%), a angústia (16,98%) e irritabilidade (15,72%) os mais apontados; (32,07%) disseram que o principal motivo para o surgimento desse e de outros sintomas é autocobrança; (41,51%) dos alunos disseram que sua principal preocupação é uma colocação no mercado de trabalho; (83,02%) dos discentes afirmaram que um núcleo de apoio psicopedagógico é fundamental para o enfrentamento desses problemas. |
CONCLUSÃO: |
Concluiu-se que em geral os alunos apresentam esses sintomas em função de fatores que são intrínsecos a vida acadêmica como a cobrança do professor, as avaliações curriculares, a autoavaliação e a perspectiva por uma vaga no mercado de trabalho. Verificou-se também que o apoio psicopedagógico é crucial na resolução desses problemas uma vez que leva à criação de uma rede de apoio e um suporte social que repercute de forma satisfatória na saúde física e mental dos discentes. |
Palavras-chave: Estudantes, Saúde Mental, Universidade. |