63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante |
UM NOVO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DAS HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO DOS ALUNOS CONCLUINTES DE CURSOS DO IFPA CAMPUS BELÉM |
THAISSA MAIARA DA SILVA TAVARES 1 MARCOS RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA 2 |
1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ 2. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ |
INTRODUÇÃO: |
Frente às constantes transformações tecnológicas e de conhecimentos, ocorridas no cenário mundial, a preocupação acerca da entrada no mercado de trabalho e da futura vida profissional é imprescindível no cotidiano educacional dos alunos concluintes dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Da mesma forma é de preocupação do IFPA e das empresas analisarem o perfil dos alunos que estão sendo enviados e recebidos respectivamente para o mercado de trabalho. Por conta disso é que se desenvolveu a presente pesquisa a fim de verificar o perfil dos concluintes e desta forma encaminhar ao mercado um novo profissional, mais habilitado, competente e que desempenhe suas funções de acordo com que o novo mundo do trabalho exige de cada empregador. |
METODOLOGIA: |
Para este trabalho desenvolveu-se a pesquisa documental onde foram analisados dados oriundos do Departamento de Estágios do IFPA campus Belém. Após a realização do estágio curricular realizado nas empresas, parceiras do IFE em questão, o concluinte faz uma análise do seu desempenho profissional e educacional bem como analisa a disposição da empresa e a qualidade da educação do Instituto para o seu aprendizado através da aplicação de um questionário com diversas questões curriculares. Para este estudo foram analisados 1.008 questionários respondidos no período de 2006 a 2009 e selecionadas as questões envolvendo as HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO desses alunos junto ao mercado de trabalho, buscando vivenciar o perfil profissional dos concluintes com o perfil demandado pelas organizações empresariais e trabalhar um novo profissional. |
RESULTADOS: |
Após análise das respostas nota-se que os alunos desenvolvem as habilidades adquiridas no curso para o exercício profissional, visto que 91% responderam que essas habilidades foram indispensáveis para execução de suas atividades na empresa e que sem elas não haveria êxito na função. No quesito desempenho quando interrogados sobre as disciplinas estudadas e que estão diretamente relacionadas com o trabalho desenvolvido na empresa 99% dos concluintes alegam que as disciplinas ajudaram em parte visto que no mercado de trabalho obtiveram informações que no curso não conseguiram absorver. Outra questão que envolve o quesito desempenho é quando perguntados a respeito das atividades realizadas na empresa 91% respondem que a maioria das atividades foi de experiência nova, 5% diz não influenciar na formação, enquanto 1% alega que as atividades foram extremamente fáceis. No que diz respeito à competência a pergunta que embasa é quando os alunos se sentem seguros e se as pessoas confiam neles para desempenhar tarefas, 94% responderam que as pessoas confiam no trabalho que eles desempenham e que eles se sentem seguro em fazê-lo. Tem-se aqui um quadro satisfatório do novo profissional que está sendo formado. Um profissional com habilidades, competências e desempenho superestimados. |
CONCLUSÃO: |
Na conjuntura atual do mundo trabalho exige-se que o profissional esteja cada mais qualificado e apto para as tarefas que deverão ser realizadas no mercado de trabalho. Visto isso é observado que os alunos concluintes dos cursos do IFPA campus Belém estão intrinsecamente habilitados a realizar as tarefas demandadas pelas organizações empresariais, suas habilidades, competências e desempenho estão acima do que é pretendido pelas empresas. Desta forma é apresentado à sociedade um novo profissional que se forma. O IFE estudado nesta pesquisa e as empresas parceiras são de fundamental importância e protagonistas para a formação, atuação e desenvolvimento profissional desses alunos. |
Palavras-chave: Novo Profissional, Perfil Profissional, Mercado de Trabalho. |