G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
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OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS A ÁGUA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ |
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Teresa Elvina Florenzano Imbiriba 1
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1. Profa. MSc. - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
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INTRODUÇÃO: |
A água caracterizada como substância incolor, inodora e insípida, com fórmula química H2O é provavelmente o conteúdo mais amplamente divulgado na literatura escolar e, por conseguinte, na prática do ensino de Ciências Naturais. Nesse sentido, esse conteúdo ainda é visto como natural e acrítico o que favorece a reprodução do mesmo, sem o exercício de reflexão. Por outro lado, esse tema é relevante e recorrente em Educação Ambiental, sendo abordado como recurso indispensável a qualquer tipo de vida no Planeta, como conservação e equilíbrio da biodiversidade, como bem finito ameaçado pelas ações antrópicas de desperdício e de poluição. Parto da visão de que esse tema possa ser ressignificado e abordado no contexto escolar a partir da perspectiva da Educação Ambiental. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar os significados e sentidos atribuídos à água, pelos alunos do ensino fundamental, visando nortear a prática pedagógica em meio escolar. |
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METODOLOGIA: |
O contexto de realização do estudo foi a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará a qual está situada no bairro Montese em Belém – PA, fora da cidade universitária. Compôs a amostra deste estudo uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental, do ano de 2007, com 24 estudantes, sendo 14 meninas e 10 meninos, com a idade entre 9 e 11 anos. O instrumento de recolha de dados foi um questionário, com questões abertas e fechadas estruturado em duas seções de perguntas: 1) Identificação do aluno com dados pessoais (nome, idade, sexo, endereço) e outros dados (tipo de moradia, se há ou não água encanada, a sua procedência e o tipo de água consumida). Estes dados foram tratados por meio do Programa Software Microsoft Ofice Excel 2003 for Windows, visando compor o perfil sociodemográfico dos alunos e 2) Conhecimento sobre o tema água com várias perguntas abertas, das quais analisei a questão Quando você ouve falar de água quais as três primeiras palavras em que você pensa? Escreva o significado de cada uma dessas palavras. As respostas foram submetidas a uma análise de conteúdo temático e quantificadas pelo método proporcional. |
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RESULTADOS: |
Os sujeitos da pesquisa residem em vários bairros da área metropolitana de Belém, havendo maior concentração no bairro Montese (25%), bairro em que está localizada a escola. A maioria dos alunos (95,8%) moram em casa. Todos os alunos têm água canalizada em suas residências, cuja procedência é da Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA 87,5% e do Poço 12,5%%. Com relação ao tipo de água consumida, a filtrada (70,8%) é a mais utilizada, seguida pela mineral (20,8%), torneira e bica, cada uma com (4,2%). Agrupei em três categorias os significados e sentidos mais recorrentes, atribuídos a água pelos estudantes : 1) Consumo – 61,1% com destaque ao uso da água na higiene do corpo e dos alimentos e na alimentação; 2) Natureza – 23,6% identificaram a água como fenômeno da natureza representada pela chuva e Tsunami e 3) Reflexão – 11,1%, com ênfase no Tratamento e conservação da água; Outra categorias menos recorrentes foram: Valor e importância - 2,8%, como bem precioso e como fonte de vida. e Forma 1,38% representada pela gota. |
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CONCLUSÃO: |
A análise dos resultados mostrou que os sentidos atribuídos pelos estudantes a água estão associados principalmente ao consumo, corroborados pelo que enfatizam no discurso “Higiene é uma coisa muito importante para nós. Para a higiene nós precisamos de água para lavar as mãos, escovar os dentes e tomar banho”, “Porque nós precisamos lavar bem os alimentos para poder comer”, “Beber água é importante para o nosso organismo”, “Sem água a gente morre de fome porque a maioria da comida é feita com água”. Esses significados e sentidos sinalizam a água caracterizada como bem de consumo, marcada pela presença de valores antropocêntricos, refletindo a visão utilitarista da água, na qual os alunos a supervalorizam na rotina doméstica. Assim, a noção de água reconhecida como elemento fundamental no dia a dia do aluno, precisa ser ampliada, incluindo uma visão mais abrangente, como recurso que precisa ser conservado e preservado para as presentes e futuras gerações, suscitando atitudes, valores e práticas que norteiem seu uso responsável. |
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Palavras-chave: Água, Conservação, Ensino Fundamental. |