63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia |
O ENSINO DA GEOGRAFIA ARTICULADO AS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO POR MEIO DO TEMA CIDADE |
Luziana Florenzano Imbiriba 1 Teresa Elvina Florenzano Imbiriba 2 |
1. Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Veríssimo 2. Profª MSc. Orientadora - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
INTRODUÇÃO: |
O estudo da cidade vem se configurando como ponto de partida no ensino da Geografia e como tema articulador para a integração entre as demais áreas do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental da escola José Veríssimo em Óbidos, Pará. A abordagem do tema cidade é delineada por aspectos que valorizam o local e estabelecem a ampliação para o âmbito global visando à compreensão do mundo na suas interrelações. Perceber o local em que vive e como parte integrante dele é fundamental para que o estudante estabeleça as relações desse local com o mundo e do mundo com o local em que vive, visando dessa forma, as relações do próximo com o longínquo. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo identificar o que os alunos mais gostam na cidade e o que os desagrada tendo em vista subsidiar ações escolares na perspectiva interdisciplinar. |
METODOLOGIA: |
Este estudo foi desenvolvido no período de fevereiro a abril de 2007, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Veríssimo em Óbidos, Pará. Os sujeitos do estudo foram os 23 alunos de uma turma de 4ª série, sendo nove meninos e 14 meninas que à época do estudo tinham idade entre nove e onze anos. Os dados foram coletados por meio de um questionário com as seguintes questões: 1) Desenhe o que você mais gosta em sua cidade e escreva uma explicação para o seu desenho. 2) Desenhe o que desagrada você em sua cidade e escreva uma explicação para o seu desenho. A análise dos registros icônicos foi feita por meio da análise do conteúdo da imagem e de frequência de ocorrência. As informações obtidas subsidiaram o desenvolvimento da temática cidade nas diversas áreas do conhecimento. |
RESULTADOS: |
Os dados construídos a partir do questionário foram interpretados e posteriormente agrupados em categorias. Por meio dos registros icônicos sobre o que os alunos mais gostam da cidade delineamos as seguintes categorias: 1) Manifestação Cultural – 34,8% dos estudantes representaram o Carnaval obidense denominado Carnapauxis; 2) Residências – 34,8% desenharam a casa como espaço onde ocorrem as relações familiares; 3) Patrimônio físico – 21,8% registraram a Igreja de Nossa Senhora Sant’Ana e a Praça Barão do Rio Branco, conhecida popularmente como Praça de Sant’Ana; 4) Rio Amazonas - 4,3% e 5)Cuidado com o lixo – 4,3%. Em relação ao que desagrada os estudantes as categorias delineadas foram: 1) Poluição – 78,2% dos estudantes identificaram 3 tipos de poluição, da água, do solo e sonora, com destaque para a poluição da água representada nos desenhos pelo lixo jogado no Rio Amazonas e consequentemente a morte dos peixes; 2) Violência – 21,8% caracterizaram-na por meio dos assalto cometidos por jovens conhecidos popularmente como “galeras”. |
CONCLUSÃO: |
Os resultados mostraram que os estudantes expressaram o cotidiano da cidade por meio do ambiente de casa, enquanto espaço onde brincam, conversam com os familiares e fazem as refeições, caracterizando a rotina e a dinâmica da vida. Também expressaram a sua noção de espaço de forma mais ampliada ao representarem o patrimônio físico, por exemplo, ou o Carnaval como manifestação popular ligada a herança cultural local. Por outro lado, os estudantes deram visibilidade às transformações ocorridas na cidade e aos problemas que a afligem, como a poluição e a violência urbana. A partir da realidade local foi possível estabelecer a conexão entre lugar (próximo) e o global (longínquo). Nesse contexto o ensino de Geografia corroborou para a construção de conhecimentos, os quais serviram de referência para um trabalho interdisciplinar. Os desenhos dos estudantes serviram de base para, a elaboração de textos escritos, o estudo dos problemas ambientais e o levantamento dos prédios da cidade tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. |
Palavras-chave: Cidade de Óbidos, Tema Articulador, Próximo e Longínquo. |