63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
UM OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A PAISAGEM DO BAIRRO BRASÍLIA E SEU MEIO CIRCUNDANTE
Ivanilda Almeida Soares Bomfim 1
Jane Mary Lima Castro 1
1. Colégio Municipal Professora Josefina Teixeira de Azevedo / SME
INTRODUÇÃO:
A paisagem é um conjunto diversificado de formas naturais e artificiais que representa os aspectos culturais das relações sociais do homem com a natureza, de acordo as suas necessidades na construção do espaço geográfico. A paisagem, o espaço e lugar são conceitos importantes para a compreensão do mundo, pois as transformações pelas quais tem passado o espaço geográfico nos últimos tempos envolvem a prática social do dia-a-dia, cria paisagens e determina as diferenças entre essas paisagens e as multiplicidades das formas e funções.
Por serem categorias de análise da Geografia, faz-se necessário que o educando vivencie esses conceitos para compreensão do meio em que vive, visto que o espaço é composto por várias diferentes paisagens, podendo estas ser naturais ou culturais.
Mediante essa perspectiva, o objeto de estudo desta pesquisa é a paisagem e o espaço geográfico do Bairro Brasília, espaço onde está situado o Colégio Municipal Professora Josefina Teixeira de Azevedo, lugar onde os alunos inseridos nessa pesquisa estudam. A pesquisa foi executada com a finalidade de analisar a produção do espaço geográfico, estabelecendo contradições, impactos e desafios socioespaciais do Bairro Brasília. Nesse sentido, faz-se necessário uma proposta de trabalho que proporcione os alunos a explorar as competências e habilidades de saber localizar, observar, analisar e compreender o domínio dos elementos naturais e culturais.
METODOLOGIA:
Para esta pesquisa de iniciação científica, enfocando o estudo geográfico e ambiental, fez-se necessário um estudo bibliográfico, para compreensão dos temas em estudo, bem como pesquisa sobre o passado do bairro e seus espaços socioeconômicos; estudo cartográfico para representar as informações obtidas e revelar a paisagem invisível do bairro; observação sistemática, visita de campo e registro fotográfico para análise da situação em que se encontra o espaço geográfico; exibição do filme: De volta para o futuro, para análise das transformações das paisagens geográficas de uma cidade.
Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com moradores antigos da vizinhança, elaboração de textos individuais e coletivos como artigo de opinião, parodias, literatura de cordel, poesias, histórias em quadrinhos e acrósticos; produção de telas com material do meio ambiente e sucata retratando a paisagem observada; confecção de maquetes sobre os espaços naturais do meio observado; elaboração de jornal mural sobre a transformação espaço geográfico do bairro e painel com os elementos vivos e não vivos do meio.
Por fim, houve a sistematização da aprendizagem com produção de vídeo, elaboração de slides, montagem de gráfico com a evolução e crescimento do bairro por décadas e exposição dos trabalhos.
RESULTADOS:
O estudo da organização do espaço geográfico, por meio da paisagem é o que caracterizou a construção do espaço geográfico do Bairro Brasília, em Guanambi - BA, localizado na zona sul da cidade, a 2 km do centro. Os resultados revelaram que há poucos espaços com aspectos naturais e as paisagens são transformadas através da construção e reconstrução do espaço geográfico, visto que a área circundante do bairro era de planície e com várias lagoas que foram soterradas para loteamento residencial. Embora, uma dessas lagoas alimentada pelas águas do Riacho Belém, foi aproveitada na construção do Parque da Cidade, modificando o percurso do rio e sua vegetação ciliar.
Nesse sentido, percebe-se que a paisagem predominante do meio é a paisagem cultural, que é essencial para a compreensão do mundo e do lugar onde se vive, abordando os aspectos da natureza e os registros da história do lugar.
Constatou-se, pelas entrevistas, que o Bairro Brasília surgiu de loteamento doado pela Prefeitura Municipal à pessoas de baixa renda, no entanto, na atualidade, o bairro transformou-se num subcentro comercial, com apenas alguns dos moradores antigos.
Percebeu-se, que o conhecimento adquirido nesta pesquisa influenciou na conscientização dos alunos que passaram a observar o crescimento urbano como responsável pela transformação das paisagens naturais e culturais, compreendendo a localização do bairro como fração do espaço da cidade, estado, país onde vive e do mundo.
CONCLUSÃO:
O ambiente é social e historicamente construído, sua construção se faz no processo de apropriação contínua, da sociedade em movimento, de um determinado espaço físico que se modifica constantemente, sendo o espaço produto materializado através da realidade social. Dessa forma, o ensino da geografia contribui para revelar os vários processos que configuram os diferentes espaços geográficos, através da forma de viver e da relação da sociedade com a natureza.
A presente pesquisa procurou fazer uma análise das transformações ocorridas nas paisagens naturais e humanizadas do Bairro Brasília e seu espaço circundante. Assim sendo, a produção do espaço geográfico ocorreu através da apropriação dos recursos naturais e utilização de técnicas que se materializaram na organização socioespacial do Bairro Brasília.
Um olhar geográfico sobre a paisagem do Bairro Brasília e seu meio circundante, possibilitou, ao aluno, reconhecer as causas dos impactos ambientais e as razões pelas quais o desenvolvimento urbano e econômico influenciou na transformação espacial de seu lugar.
Portanto, o aluno é visto como um sujeito social atuante na organização do espaço geográfico e na construção do seu conhecimento.
Palavras-chave: Esaço geográfico, Paisagem, Lugar.