63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança |
A prática da educação musical nas escolas de Natal |
Fernanda de Oliveira Silvério 1 Valéria Lázaro de Carvalho 1,2 |
1. UFRN 2. Profa. Dra./ Orientadora - Escola de Música |
INTRODUÇÃO: |
A Pesquisa realizada por mim juntamente com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GRUMUS – UFRN) tem como objetivo analisar a Prática da Educação Musical nas escolas do Rio Grande do Norte. O trabalho realizado no ano de 2010 voltou-se para a análise dos dados colhidos pelo bolsista anterior com o objetivo de tabular e dar continuidade à aplicação dos questionários nas escolas que ainda não foram avaliadas. Concomitante a este trabalho, iniciamos uma pesquisa que visa analisar a Formação do Educador Musical na Escola de Música da UFRN. Foram feitas análises de livros e artigos publicados na área com o objetivo de levantar o estado da arte sobre o assunto. Nosso objetivo é ampliar a visão sobre o tema para que possamos pensar em alternativas para a melhoria dessa formação. Juntamente com a equipe do GRUMUS, realizamos o IX Encontro Regional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), realizada na Escola de Música da UFRN no período de 17 à 19 de junho de 2010. Esse Congresso de Educação Musical nos deu parâmetros para consolidar esses projetos de pesquisa, tanto A Prática de Educação Musical nas Escolas do Rio Grande do Norte quando A Formação do Educador Musical na EMUFRN, pois tivemos espaço para refletir e debater sobre políticas para o ensino de música e continuarmos na busca de estratégias para se efetivar o ensino de Música na Educação Básica. |
METODOLOGIA: |
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Música realizou essa pesquisa contando com uma equipe aproximada de 8 pessoas que se organizaram na distribuição das Escolas Municipais da cidade de Nata/RN, aplicando questionários para a coleta de informações sobre o ensino de Música e Artes nas turmas de Educação Infantil. Este questionário nos apontou também respostas quanto ao conhecimento sobre a aprovação da Lei nº 11.769/2008 (sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica) e sobre a qualificação dos docentes que atuam na área da Música. Após o recolhimento dos questionários respondidos, foi feito um estudo e sistematização dos dados coletados, apontando propostas metodológicas para o ensino da Música nas escolas considerando a realidade observada. |
RESULTADOS: |
Das Escolas Municipais de Natal, apenas 28 responderam o questionário proposto. Destas, nenhuma tem aula específica de música como componente curricular. 46% dessas escolas tem música como atividade extraclasse e 75% delas tem a Música presente nas aulas de Artes. Quando questionadas sobre a Lei 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música na Educação Básica, 58% das escolas disseram não ter ciência da aprovação dessa lei e apenas 32% delas estão se mobilizando para cumprir a exigência dessa lei. |
CONCLUSÃO: |
O objetivo dessa pesquisa é o mapeamento da atual situação da educação musical no município de Natal para a realização de um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, afim se suprir a demanda de educadores musicais. A pesquisa sobre a formação do educador musical na Escola de Música da UFRN tem como objetivo avaliar como tem funcionado essa formação para que o profissional que venha suprir a demanda das escolas de Educação Básica tenha uma formação adequada, melhorando a qualidade do ensino. |
Palavras-chave: Formação docente, Educação musical, Rio Grande do Norte. |