63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
PROTAGONISMO DO NEGRO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO
Letícia do Espírito Santo 1
1. Instituto de Educação/UFMT
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho é resultado de um estudo realizado no curso de especialização em Relações Raciais na Sociedade Brasileira do grupo de pesquisa NEPRE (Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Relações Raciais na Educação), concluído no início do ano de 2011. O estado de Mato Grosso aos poucos tem ganhado um espaço relevante na produção acadêmica. Importantes trabalhos são realizados na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e os debates sobre relações étnico-raciais são realizados principalmente pelo NEPRE. Com essa pesquisa pretende-se abrir novos caminhos para a discussão sobre a presença da população negra na educação popular e também a participação em outros movimentos, além do movimento negro. Essa pesquisa tem como objetivo identificar a participação das pessoas negras no Movimento de Educação de Base (MEB) que aconteceu em Mato Grosso na década de 1970. Essa identificação da participação será realizada através de imagens fotográficas coletadas do Movimento de Educação de Base da década de 1970. Com a finalidade de proporcionar visibilidade a um segmento da população que é discriminada e ainda sofre com racismo. A representação negativa da população negra deve ser desconstruída através do estudo e valorização da sua cultura.
METODOLOGIA:
Contribuirão como fontes historiográficas os documentos, as fotos, atas e relatórios. Realizou-se leituras sobre as seguintes temáticas: racismo; movimento popular; educação de base. Em agosto de 2010 visitou-se o arquivo do MEB nacional com sede em Brasília, proporcionando consultar os relatórios anuais, atas e imagens. Para a elaboração da escrita, foi realizado um estudo sobre as raízes do racismo na sociedade, procurando destacar a origem, as principais características e de que maneira o racismo repercutiu no Brasil. Em seguida foram analisados dados e consultadas pesquisas existentes sobre a situação da escolarização da população negra no país. Foram utilizadas imagens da atuação do MEB no Estado de Mato Grosso da década de 1970, como fonte de pesquisa para a identificação da participação do negro, classificando-as pelo fenótipo, ou seja, as características físicas que determina a cor das pessoas. Com objetivo proporcionar visibilidade através das imagens fotográficas coletadas, para um segmento da população que não aparecem nos documentos oficiais, como por exemplo, nos relatórios do MEB e nos conteúdos trabalhados.
RESULTADOS:
Atualmente, ainda existe herança daquele período em que foram elaboradas as teorias racistas. As pessoas negras são vistas como inferior e carregadas de adjetivos depreciativos, como por exemplo, preguiçoso, sujo, incompetente, incapaz, etc. O mais importante nesse momento é fazer o questionamento da verdade que está posta, principalmente no ambiente escolar, que deve ser um grande aliado na desconstrução desses estereótipos. A escola deve estar preparada para discutir as desigualdades, conhecer e explorar as dimensões culturais do Brasil, identificar e respeitar a pluralidade socioeconômica, religiosa, sexual e tantas outras, perceber outra perspectiva histórica que aconteceu nesse país, com objetivo de realizar um processo de reconstrução da identidade da população negra.
CONCLUSÃO:
O MEB atendeu 5 dos 64 municípios do estado de Mato Grosso, ou seja, aproximadamente 7% do total de municípios do estado. Os municípios atingidos foram: Cuiabá; Barão de Melgaço; Livramento; Santo Antonio e Várzea Grande, totalizando 49 localidades. Em 1962 a cidade de Campo Grande recebeu 100 receptores para atuação do Movimento, porém funcionou somente naquele ano, com menor repercussão. O debate sobre a condição das pessoas negras no Brasil implica a desconstrução das teorias racista que buscavam justificar a superioridade do branco, e que continua presente, infelizmente, até nos dias atuais. Foi possível perceber que a população negra esteve presente na execução do Movimento no estado de MT. É relevante considerar que exista a busca para evidenciar o protagonismo da população negra na sociedade. Deve-se tomar cuidado quando se reconstruir essa nova perspectiva sobre o negro na educação, para não realizar o processo inverso, de oprimido para opressor.
Palavras-chave: Negro, Protagonismo, MEB.