63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
O PAPEL DA FAMÍLIA NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE NA INFÃNCIA: PERSPECTIVAS VEICULADAS EM LIVROS E PERIÓDICOS DE PSICOLOGIA E A VISÃO SÓCIO-CULTURAL |
Ivone Garcia Barbosa 1 Ester Alves Lopes 2 |
1. Profa.Dra/Orientadora-Faculdade de Educação-UFG 2. Bolsista PIBIC/CNPq- Faculdade de Educação-UFG |
INTRODUÇÃO: |
Esse subprojeto de pesquisa vincula-se ao projeto “Políticas públicas e educação da infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas” desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa da infância e sua educação em diferentes contextos NEPIEC/FE-UFG, coordenado pela professora doutora Ivone Garcia Barbosa. Delineou-se como objetivo central de nossa investigação compreender os vários determinantes na formação da identidade na infância e, em especial, o papel da família nesse processo de construção, uma vez que o campo da produção científico-acadêmica nas áreas da psicologia e da pedagogia tem dedicado ainda poucos estudos relacionados à infância e à constituição de sua identidade em uma abordagem dialética (BARBOSA, 2006). Nessa perspectiva, a pesquisa abrange discussões geradas com base na análise de conteúdos de artigos da psicologia publicados em periódicos de circulação nacional e de textos produzidos por Vygotsky (2007) e Wallon (1975), autores que referendaram uma concepção sócio-histórico-dialética de sociedade, educação, família e infância. (BARBOSA, 2006). |
METODOLOGIA: |
Realizou-se um levantamento de artigos por meio do Portal Scielo - Scientific Electronic Library Online, na coleção Brasil (procedimento realizado pelo bolsista anterior, Fernando Figueiredo dos Reis), orientando-se pelas palavras “família e “identidade”, “Identidade” e “infância”, “família” e “identidade” e “identidade” e “psicologia” Os periódicos em que foram encontrados os artigos foram: Psicologia & Sociedade (1 artigo); Psicologia: Teoria e Pesquisa (2 artigos); Cadernos de Pesquisa (1 artigo); Psicologia USP (5 artigos); Estudos de Psicologia (Natal) (3 artigos); Ágora - estudos em teoria psicanalítica (1 artigos); Cadernos de Psicologia e Educação Paidéia (1 artigo); Psicologia em Estudo (1 artigo); Psicologia: Reflexão & Crítica (1 artigo); Estudos de Psicologia (Campinas) (1 artigo). Outra etapa de investigação envolveu a releitura de treze artigos dos nove periódicos investigados, possibilitando a ampliação e consistência da pesquisa (BARBOSA E REIS, 2008; BARBOSA e LOPES, 2010). Analisou-se sistematicamente os artigos, construindo síntese de cada um deles, para identificar conceitos de família, identidade de gênero e desenvolvimento da identidade na infância. Nosso levantamento considera, ainda, leituras de obras de Vygostky (2007) e Wallon (1975, 2007), as quais são essenciais para compreender de uma perspectiva sócio-histórico-dialética os processos da infância e sua educação, realizando um contraponto com as visões tradicionais em psicologia. |
RESULTADOS: |
Constatamos que a constituição da identidade da criança e o papel que a família desempenha nessa formação é um dos aspectos ignorados quanto ao estudo da infância (BARBOSA e REIS, 2008; BARBOSA e LOPES, 2010). Os artigos analisados apresentaram a noção de identidade de gênero, havendo ainda a visão de homem detentor do poder e provedor do lar; a mulher aquela quem cuida dos filhos, acompanha-os na escola e realiza deveres domésticos. Em contraponto, percebe-se o surgimento de homens “donos-de-casa” e mães que precisam trabalhar e deixam seus filhos com avós ou até mesmo com os próprios pais. Nesse contexto, a família nuclear convive com novas organizações familiares oriundas das transformações sociais e econômicas. Tal movimento interfere na constituição e permanência de uma noção de infância, materializando-se na forma de estruturação das mediações dos adultos no processo educativo das crianças (BARBOSA, 2006). Por meio das leituras de Vygotsky (2007) e Wallon (1975, 2007) observa-se a importância do desenvolvimento da criança a partir da sua relação com o meio, sendo este condicionante para a formação de sua personalidade.. Ao buscar as obras de Wallon (1975, 2007) refletimos sobre as consideraçãoes relevantes acerca do processo de existência da criança, e o lugar que ela ocupa na família, como um ser possuidor de direitos, e que necessita de afetos cuidados e proteção. |
CONCLUSÃO: |
Por meio das leituras e análises podemos afirmar que a quantidade de estudos sobre a constituição da identidade na infância é limitado. Nos artigos selecionados percebemos que o foco residiu na identidade de gênero (homem e mulher), na importância da família e as modificações que ela sofreu no seu sentido conceitual, e no lugar que a criança ocupa em casa e na escola. Não se pode delinear claramente qual o nível de influência que as relações familiares têm na formação da identidade da criança. No entanto, é evidente que essa influência existe e necessita ser investigada. Nesse sentido, acreditamos que a pesquisa e os estudos abrem caminho para futuras investigações no campo da infância, sua educação, além dos determinantes desse processo. Dessa forma, espera-se que a continuidade das investigações empíricas e conceituais que iremos iniciar colaborem para ampliar o conhecimento sobre a temática e que esta seja melhor conhecida e valorizada por estudantes e profissionais da educação e da psicologia. |
Palavras-chave: Identidade, Família, Infância. |