63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PESQUISA CIENTIFICA: UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO CMCB - CE.
Enoe Cristina Barreto da Silva 1
1. Profa./ Especialista - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - SEDUC
INTRODUÇÃO:
Com o intuito de despertar nos alunos o interesse pela pesquisa cientifica procurou-se gerar novas formas de compreensão dos conteúdos didáticos. Avaliando-se o desempenho dos alunos integrantes do projeto de Iniciação Cientifica Junior (IC-JR/ Funcap/CNPQ) intitulado "Diagnóstico Ambiental da Área do Entorno do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros”, localizado no bairro Jacarecanga, município de Fortaleza, foi implementado a partir de 2008. Enfocou-se durante a pesquisa uma proposta interdisciplinar, possibilitando a construção de meios e mecanismos pelos quais os alunos pudessem formular e desenvolver reflexões críticas em relação a questões essenciais para a melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania.
METODOLOGIA:
A pesquisa realizou-se durante o período de setembro de 2008 a setembro de 2010 tendo como sujeitos 12 alunos bolsistas de IC-Jr do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CMCB). A metodologia utilizada foi do tipo exploratório – dedutiva, na qual são realizados levantamentos bibliográficos, pesquisa de campo. Foram ministradas ainda palestras sobre ética, sobre o que é pesquisa cientifica, entre outros. Após esta etapa os alunos foram organizados em grupos, com os seguintes temas: História do bairro Jacarecanga, Poluição Ambiental, Saneamento básico. Como estes assuntos tem um caráter interdisciplinar realizou-se entrevistas com os professores de física, química e biologia, além de levantamentos bibliográficos sobre os assuntos, e visitas a Instituições Públicas, com o intuito de aprofundarem os conhecimentos sobre os temas escolhidos proporcionando uma interação entre a teoria e a prática.
RESULTADOS:
Percebe-se que os alunos participantes dos projetos de IC-Jr/FUNCAP/CNPQ, apresentam um rendimento escolar superior aos demais, adquirindo uma melhor percepção dos conteúdos. Ao serem indagados sobre a pesquisa relataram que no inicio não se preocupavam com a problemática sócio-ambiental da área do entorno do CMCB. A medida que as atividades desenvolvidas mudaram seus hábitos, tornando-se mais preocupados com as questões abordadas durante a pesquisa, principalmente com as questões ambientais. Como atividade prática, a metodologia, proporcionou uma melhor compreensão da teoria, tornando-a mais acessível, ao exigir uma leitura aprofundada do assunto, acarretou a (re) construção de conceitos e provocando uma situação de aprendizado. Quanto à eficácia essa metodologia foi considerada pelos alunos como satisfatória, especialmente pelo fato de aliar os conteúdos teóricos à realidade, percebendo que os mesmos podem ser trabalhados de forma interdisciplinar. Durante a pesquisa os alunos produziram artigos científicos apresentados em Semanas Universitárias e em eventos e Congressos Científicos.
CONCLUSÃO:
Uma das funções da escola é formar cidadãos, ou seja, “indivíduos que observem a realidade criticamente preocupando-se com o destino coletivo e que saibam se posicionar diante dos desafios do planeta” preparando-os para um posicionamento ativo e crítico perante a sociedade.
Os Projetos de Iniciação Cientifica Junior (IC – Jr/FUNCAP/CNPQ), têm estimulado aos alunos bolsistas do CMCB, à participarem intensamente das atividades escolares, de campanhas de educação ambiental, além de desenvolverem princípios éticos e senso crítico no contexto social e ambiental
Constata-se, que a partir do projeto Diagnóstico Ambiental, os alunos obtiveram um aprendizado diferenciado por meio da compreensão dos conteúdos didáticos, relacionando-os de forma interdisciplinar e resultando na melhoria do rendimento escolar, através da interação teoria e prática.
Palavras-chave: Pesquisa Cientifica, Diagnóstico Ambiental, Rendimento Escolar.