63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
A CONSTRUÇÃO DAS HIDRELÉTRICAS DO RIO MADEIRA SOB O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE JI-PARANÁ/RO |
Lediane Fani Felzke 1 Thayse Oliveira Vieira 2 Kelly Cristina dos Santos Farias 3 |
1. Profª. Msc./ Orientadora – Depto. IFRO /Campus Ji-paraná 2. Acadêmica/Licenciatura em Química, IFRO/ Campus Ji-Paraná 3. Acadêmica/Licenciatura em Química, IFRO/ Campus Ji-Paraná |
INTRODUÇÃO: |
A produção de energia precisa constantemente ser ampliada, devido o aumento da demanda. O momento histórico e cultural que a sociedade vive influencia na sua forma de produção. O avanço desordenado do capitalismo causou e causa problemas de grande impacto ambiental. Na Amazônia brasileira, a questão da geração de energia está na pauta das discussões atuais devido a construção das Hidrelétricas do Rio Madeira em Rondônia. Tais obras constituem parte significativa do Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e tem dividido a opinião da sociedade local. Em Ji-Paraná/RO, distante cerca de 350km das obras, o tema tem gerado discussões entre defensores e detratores do empreendimento. Esta pesquisa pretendeu averiguar, junto aos professores da rede pública de ensino, e, portanto, formadores de opinião, seu pensamento sobre sustentabilidade na geração de energia elétrica. Averiguou-se até que ponto a energia hidrelétrica é considerada sustentável, comparando os conceitos identificados junto aos professores com a literatura especializada. Os dados coletados trouxeram uma perspectiva do grau de conhecimento das pessoas sobre o tema. |
METODOLOGIA: |
Para a realização deste estudo foram feitas, inicialmente, pesquisas bibliográficas e documentais. Após esta primeira etapa foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas que foram aplicados junto aos professores das escolas públicas de Ji-Paraná. A amostragem da pesquisa foi composta por 30 professores, sem especificação de disciplina, sendo que 10 dos professores foram do ensino fundamental, 10 do ensino médio e 10 do ensino superior. Na sequência, foi realizada a tabulação de dados e a construção de gráficos mostrando um panorama da opinião dos docentes sobre o tema. |
RESULTADOS: |
Observou-se que, em sua maioria, os professores avaliam a sustentabilidade prioritariamente pelo lado econômico, e outra parcela ponderou sustentabilidade sobre três pilares: econômico, social e ambiental. Consideravelmente 27,3% dos professores entrevistados não buscam informações constantemente, porém avaliam-se bem informados a respeito do assunto, além disso, 47% consideram a energia a partir do sistema hidráulico como sustentável. Todos os professores consideram que há impactos ambientais, entretanto houve uma divisão significativa com relação aos que acham que deveria ser usada outra fonte de energia e os que acham que as hidrelétricas ainda sejam as melhores opções. Quando questionados sobre os possíveis benefícios que a construção das usinas traria para o estado de Rondônia, observou-se que grande parte acredita que haverá um aquecimento da economia, que muitos consideram como “progresso”, sem levar em conta os problemas que surgirão, tais como, aumento demográfico, aumento da violência, inflação, entre tantos outros fatores e o principal, os danos ambientais. Pode-se perceber que há uma confusão entre os conceitos ‘energia sustentável’ e ‘energia renovável’. |
CONCLUSÃO: |
Falar de sustentabilidade, principalmente sobre energia sustentável, expôs contradições relevantes. Muitos dos professores entrevistados não souberam definir o termo ‘sustentabilidade’, confundem frequentemente os termos energia sustentável com energia renovável e, além disso, vêem sustentabilidade apenas do ponto de vista econômico. Neste sentido, consideram os prejuízos ambientais mínimos frente aos possíveis benefícios econômicos, também acreditam que não há alternativa e que os impactos são isolados. As entrevistas dos professores refletiram, no geral, o que a sociedade pensa sobre sustentabilidade. Por outro lado, pode-se perceber que ainda persiste a idéia de que a função do professor se resume a repassar o conteúdo, sem buscar despertar no aluno o cidadão crítico e capaz de refletir sobre o meio em que vive. |
Palavras-chave: Energia, Conceito de sustentabilidade, Professores da rede pública. |