63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES NEGROS MIGRANTES DO VALE DO ARINOS - MT
Carlos Aparecido Paulino 1
Maria Lúcia Rodrigues Muller 2
1. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMT
2. Profa. Dra./Orientadora – Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é parte de uma pesquisa Monográfica realizada no curso de Especialização: Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira, promovido pelo NEPRE – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação, financiado com recursos do MEC/SECAD, Programa UNIAFRO. O trabalho teve como objetivo geral, relatar a história de vida dos professores negros que migraram para o Vale do Arinos – MT, entre as décadas de setenta a dois mil, na tentativa de compreender como ocorreu o processo de migração e adaptação ao local de destino, e, entender como se deu a inserção e permanência na profissão do magistério. Busca-se também, através da técnica da história oral, detectar se neste convívio, houve manifestações preconceituosas de racismo. Assim, a coleta de dados foi realizada com cinco professores. Para suporte teórico, foram estabelecidas relações com os autores, Bourdieu (2005), Castro (2002), Cavalleiro (2005), Jesus (2010), Munanga (2003), Müller (2009), Queiroz (1991), Teixeira (2006), entre outros autores que discutem sobre migração e relações raciais. Neste sentido, apresentamos neste resumo uma discussão sobre os motivos da migração, as dificuldades encontradas no local de destino e, como ocorreu o processo de inserção no magistério.
METODOLOGIA:
Este trabalho possui cunho qualitativo. A escolha por este método é que neste não há preocupação com a representatividade numérica, mas sim, com a compreensão de um grupo social. A estratégia metodológica proposta nesta pesquisa, cujo objetivo é relatar a história de vida dos professores negros migrantes do Vale do Arinos, é a história oral. A coleta dos dados se deu através da técnica de história de vida. E, para conservar a riqueza das experiências contidas na história de vida das pessoas pesquisadas, utilizei um gravador de áudio para a coleta dos dados. A pesquisa foi realizada com cinco professores dos municípios que compõe o Vale do Arinos – MT, e, aconteceu em locais reservados para evitar possíveis interferências de outras pessoas e não provocar nenhum constrangimento aos pesquisados.
RESULTADOS:
Nesta pesquisa, constatam-se diversos fatores semelhantes e diferentes na trajetória de vida dos professores negros. Em relação à migração, percebe-se que os motivos variavam de acordo com a época. Para o professor que se mudou para Mato Grosso na década de setenta, o objetivo foi o de aumentar a propriedade rural. O professor que migrou na década de oitenta, teve como motivo, a fuga da violência da cidade grande. Para os que mudaram nas décadas posteriores, os motivos foram a busca pela inserção na profissão. Em relação às dificuldades enfrentadas, constata-se que há semelhanças em todas as trajetórias, pois, todos sofreram o impacto cultural e o estranhamento por parte da população local. Entre os cinco entrevistados, três relataram que foram vítimas de discriminação racial. Em relação aos estudos, todos realizaram um percurso acidentado. Dois reprovaram de ano, um ficou três anos sem estudar por falta de escola e um dos docentes fez um percurso de cinco quilômetros de caminhada até terminar a oitava série. Quanto à inserção na profissão, dois entrevistados relatou que foi por falta de professores na comunidade rural onde moravam. Os outros três docentes afirmaram que ingressaram no magistério por necessidade financeira.
CONCLUSÃO:
Todas as histórias de vida dos negros entrevistados revelam uma vida de lutas, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.
Independentemente do período que migraram para a região do Vale do Arinos, não ficaram livres da discriminação e do preconceito racial, uma vez que este se reproduz pela sociedade de forma silenciosa. E como uma barreira, vai interferindo na trajetória dos negros, de forma tão minuciosa, que estes, muitas vezes, sequer percebem. Assim, o processo de adaptação dos migrantes no local de destino aconteceu de forma conflituosa. Conflitos que vão se reproduzindo de forma silenciosa, provocando o estranhamento da população local em relação aos que chegaram. Adaptar-se à nova realidade significa superar mais um obstáculo na vida individual e profissional. No entanto, ficou evidente através da história de vida destes professores, que apesar das dificuldades encontradas em suas trajetórias, os conflitos dificultaram, mas não impediram a busca pela ascensão social, mesmo que ainda não os coloque numa posição confortável sob o ponto de vista econômico.
Palavras-chave: Professores negros, Trajetórias de vida, Migração.