63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
Arte e Ciência: novos talentos em relações MIT no semiárido
Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos 1
Nayara Coelho de Queiroz 2
Danilson Oliveira de Vasconcelos 4
Carlos Wagner Costa Araújo 3
Douglas Candido dos Santos Silva 2
Marcos Antonio dos Santos 2
1. Profa. Mdnda./Coordenadora do Projeto Arte e Ciência - Colegiado de Artes Visuais - UNIVASF
2. Discente bolsista Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF e participante Projeto Arte e Ciência
3. Coordenador Projeto Novos Talentos - UNIVASF
4. Prof. Tutor atividade Ilustração Científica
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende apresentar o projeto Arte e Ciência, assim como as atividades que dele fazem parte, relacionando com a concepção metodológica MIT, as quais são: Ciência de Cena em Cena, Conhecendo a Ciência através do Cordel e Ilustração Científica e Op Art. O projeto tem por objetivo divulgar as relações entre Arte e Ciência, estreitando em diálogos a dicotomia entre as duas áreas de conhecimento. A Arte torna possível a popularização da ciência, possibilitando múltiplas abordagens e a desmistificação em torno da mesma, facilitando o aprendizado Multi, Inter e Trans (MIT). O objetivo da proposta investigativa do projeto é revelar novos talentos na áreas de Arte e Ciência através da produção artística. Entende-se que a Arte é um conhecimento epistemológico e pode ser compreendida como ciência. A Ciência em si é um conhecimento que abrange diversos campos de atuação. Assim, pensamos nas conexões entre Arte e Ciência nos utilizando da concepção metodológica Multi, Inter e Trans (MIT) do ensino/aprendizado, exposta nas conceituações em Vasconcelos (2011), em que as em que as áreas do conhecimento dialogam constantemente, desenvolvendo construções entre teorias/práticas e escolas/universidade através de uma
problematização crítico/reflexiva.
METODOLOGIA:
Estudos bibliográficos, leitura problematizadora das noções em MIT, debate dirigido, reflexões críticas em grupo sobre conceitos e práticas.
RESULTADOS:
Através dos estudos e discussões, entendemos que a arte, com fim em si mesma, permite uma maior divulgação e popularização das Ciências e suas diretrizes pois aproxima publico e tema através de oficinas e apresentações culturais intensificando a relação entre arte e ciência, por isso verificou-se a importância da leitura do conceito MIT para a visualização e contextualização entre duas ou mais áreas do conhecimento.
CONCLUSÃO:
Dessa forma, construir saberes mediados pelas produções e reflexões artistíca/ teórico/epistemológico/prático/didáticas, destinadas a um aprendizado de qualidade em que teorias e práticas se comunicam dialeticamente. Em suma, foi observado que o MIT é uma possibilidade desmistificadora de paradigmas em
áreas do saber se constitituindo assim uma importante referência teórico/metodológica para o desenvolvimento do Projeto Arte e Ciência, com o incentivo a revelação de novos talentos das escolas da rede pública na região do semiárido.
VASCONCELOS, Flávia Maria de Brito Pedrosa. Direito de Aprender: proposta curricular em Artes. Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA, Secretaria Municipal de Educação: 2011.
Palavras-chave: MIT, Arte, Ciência.