63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
GESTÃO PARTICIPATIVA: EFEITOS E AVANÇOS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOSÉ DE ITAPERA
Claudinei de Jesus Rodrigues 1
Ilma Vieira do Nascimento 2
1. Profº Esp. Secretaria de Educação de São Luis (MA) - SEMED
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Educação II - UFMA
INTRODUÇÃO:
A concepção de gestão democrática tem uma pluralidade de fenômenos ligados ao processo de democratização da sociedade. A gestão participativa na escola tem como foco de ação a promoção da apropriação do saber científico e cultural da comunidade, bem como adotar formas alternativas que contribuam para uma escola democrática a serviço da formação de cidadãos críticos e atuantes na transformação das relações sociais, através dos processos de tomada de decisões. Esta pesquisa teve como campo empírico a escola São José de Itapera, como trabalho de conclusão do curso de especialização em gestão escolar, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, e teve como objetivos identificar como a gestão participativa direciona as ações educativas para a efetivação de uma realidade coletiva na escola. Compreender as concepções que concretizam a gestão democrático-participativa, por meio das instâncias democratizantes na referida escola. Destacar a trajetória histórica da gestão escolar, que no inicio pautou-se nas teorias da administração e hoje assume uma concepção mais moderna de gestão. A relevância da pesquisa dá-se na importância da gestão democrática para a escola como entidade social, com ênfase na construção de um planejamento participativo como instrumento de concretude dessa gestão.
METODOLOGIA:
Revisão bibliográfica sobre a trajetória histórica da gestão e a gestão participativa na escola como unidade de transformação social e estudo. Pesquisa in loco na Unidade de Educação Básica de Ensino Fundamental São José de Itapera, por meio de entrevistas e questionários, tendo como sujeitos gestores, docentes, discentes, funcionários e comunidade local, além de análise documental, contendo resultados e estatísticas da escola. As entrevistas permitiram identificar como a comunidade escolar age como sujeito desse processo e participa ativamente na concretização da gestão democrática na escola. A pesquisa apoiou-se dentre outros autores em HORA (1994), enfatizando que o significado social da prática de cada um é capaz de desenvolver a autonomia e a criatividade na reorganização da escola para melhor propiciar a tal finalidade: democratização da sociedade pela democratização do saber. Também em LIBÂNEO (2004) que afirma ser o planejamento um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, de busca de alternativas para a solução de problemas e de tomada de decisões.
RESULTADOS:
Alguns efeitos se consolidaram diante das novas perspectivas no âmbito político, social e educacional. Por meio da descentralização, da autonomia e da cultura organizacional, redefiniram-se os papéis dos agentes envolvidos no processo democrático. Soma-se a isto, alguns avanços que contribuíram para a efetivação da gestão democrática, sendo eles a construção de um planejamento participativo, projeto político pedagógico, colegiados, o papel do diretor (gestor) como líder, e a formação continuada. Espera-se que a construção de uma gestão democrático-participativa se defina como exigência do processo de afirmação da cidadania, na medida em que contribui para a conquista da autonomia política, superando relações verticalizadas e paradigmas de gestão ultrapassada. Assim, a escola aproximar-se-á da função primordial que é promover a cidadania e estará propiciando a construção para uma verdadeira transformação pela participação. O planejamento participativo é um processo cuja função é transformar a realidade imposta. Fundamenta-se como atividade permanente de reflexão e ação, concretizado no projeto político pedagógico, fortalecendo as instâncias colegiadas, compostas pelos segmentos da comunidade escolar e local, e a formação continuada, tendo o gestor como líder desse processo.
CONCLUSÃO:
Este estudo voltou-se para a complexidade da questão que envolve a gestão participativa, com a finalidade de compreender como essa gestão direciona suas ações educativas para a efetivação de uma realidade coletiva na escola, uma vez que oportuniza mudanças em relação à questão do desenvolvimento da qualidade do ensino, tomando como referência a experiência vivida na unidade de educação básica de ensino fundamental São José de Itapera, pertencente à rede municipal de ensino de São Luis/MA. Em linhas gerais, compreendeu-se que a gestão participativa tem foco no reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho, associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico e ao compartilhamento de todos na sua efetivação mediante um compromisso coletivo, com resultados cada vez mais efetivos e significativos. Concluímos que apesar das dificuldades impostas ao processo de gestão democrática, é possível construir um ambiente em que cada membro da comunidade escolar sinta-se parte integrante desse processo, oportunizando-lhe ações coletivas, e decisões compartilhadas como mecanismos definidores da construção cidadã, em uma sociedade mais justa, democrática, solidária e participativa.
Palavras-chave: Gestão Democrática, Autonomia, Participação.