63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
SEMEANDO CIDADANIA
Maria José Negromonte de Oliveira 1
Odilza Lima Liciarde 2
1. Profª. Coord. - Escola Pe. Henrique - Prefeitura do Recife/PE
2. Profª. Coord. - Escola Pe. Henrique - Prefeitura do Recife/PE
INTRODUÇÃO:
O projeto “Semeando Cidadania” foi desenvolvido com 63 estudantes da Educação Infantil, durante os meses de março a julho de 2010. O mesmo surgiu da necessidade de mudarmos o comportamento desses estudantes em relação aos cuidados com o meio ambiente, pois observávamos que eles maltratavam algumas plantas do jardim, jogavam lixo em qualquer lugar e não cultivavam hábitos de higiene corporal e alimentar.
Ele foi pensado, por todos, para essas turmas, por considerarmos essa modalidade de ensino a base para a conquista da cidadania. Nosso propósito é melhorar a qualidade de vida deles que moram em área muito carente e precária, conhecida, vulgarmente, como a “Favela do Papelão”, situada às margens do Rio Capibaribe, no centro do Recife.
Para sua execução foram estabelecidos os seguintes objetivos: Construir conhecimentos acerca do meio ambiente e dos impactos sofridos pelo planeta com a ação do homem; Despertar a consciência ecológica crítica/reflexiva visando sensibilizar os estudantes para os problemas ambientais e para a necessidade urgente de atuar na preservação dos recursos naturais e culturais; Refletir e questionar sobre os motivos que provocam inundações e doenças provocadas pelo lixo, e as formas de atuação para transformação dessa realidade.
METODOLOGIA:
Trabalhar as questões ambientais possibilitou o desmembramento de muitas ações nesse projeto. Definimos três eixos de trabalho: Eu e meu corpo; A água que uso e economizo; Ambientes que eu cuido (a casa, a escola). Realizaram-se pesquisas em livros, revistas e jornais, rodas de conversas e questionamentos sobre a realidade deles; leitura de livros de literatura e gibis; exibição de vídeos; confecção de cartazes, desenhos, pinturas, colagens, modelagem de objetos de higiene pessoal; cantaram, encenaram e dramatizaram.
Em relação à higiene pessoal foram feitas as escovações dos dentes de forma correta, relembrando ao grupo para manter a torneira fechada e os cuidados corporais, como pentear os cabelos, cortar as unhas, não emprestar pente para não pegar piolhos, usar roupas limpas e manter-se calçado. Nos momentos de lazer, banhos coletivos na quadra fizeram a alegria da criançada.
As ações foram bastante dinâmicas, as produções ficaram expostas nas paredes das salas e nos corredores. Dessa forma todos que transitavam na escola podiam interagir com o conhecimento adquirido pelas crianças. As peças teatrais eram encenadas para as outras turmas. Ele teve a participação de Maria José Negromonte e Odilza Liciarde (Coordenação) e das professoras: Mirian Santana, Grasiele Ramos e Ericina.
RESULTADOS:
Partindo do princípio de que só através de uma consciência ecológica é que teremos qualidade de vida, elaborou-se esse projeto a fim de provocar inquietações nos estudantes, professores e demais funcionários, sobre o espaço em que vivemos. Nosso principal objetivo é contribuir com a formação da consciência ecológica e da preservação do meio ambiente. Sabemos da importância de trabalharmos essa temática sempre e é o que estamos fazendo, porém acrescentando algo novo e adequando as linguagens e metodologias para o grupo, que viveu experiências com variados objetos da cultura e do meio ambiente por meio de atividades diversificadas nas salas, no pátio e no parque.
Os problemas enfrentados pelo nosso planeta são inúmeros, fruto do egoísmo, ganância, descaso de empresários e governantes, políticas públicas inadequadas, omissões, falta de compromisso, responsabilidade e ignorância da população. Em linhas gerais todos têm uma parcela de culpa, contribuindo de forma direta ou indireta para o caos ambiental. E, se não utilizarmos práticas que visem conscientizar a população da responsabilidade de lutar a favor da natureza e da preservação do meio ambiente, a vida na Terra tornar-se-á insuportável.
CONCLUSÃO:
Esse projeto propôs situações consolidadas com exploração de situações mediadas por todos os professores e auxiliares das salas. O trabalho realizado teve ótima repercussão, principalmente na mudança de atitudes dos estudantes que hoje estão mais atentos ao espaço físico da escola e de suas casas, segundo os relatos dos pais. Essa mudança de postura foi percebida de forma unânime pelos professores, estagiários, coordenação e demais funcionários do Instituto Nossa Senhora de Fátima (anexo onde acontecem as aulas).
Sua execução deixa clara a relevância dessa abordagem e dá indicadores de que aos poucos as famílias irão se engajando na preservação do meio ambiente. As questões ambientais são sérias e urgentes, necessitamos investir todos os esforços, não só para deixarmos o planeta melhor para nossos filhos e netos, como também filhos e netos melhores para o planeta. Daí a nossa responsabilidade é ampliada enquanto educadores que nos propomos ser.
Essa foi uma das razões desse projeto com os pequeninos, por acreditar que a semente deve ser plantada e cultivada desde cedo para germinar de forma saudável e eficiente. É responsabilidade de todos primarmos pela vida na Terra, contribuindo para acabar com a poluição e os desequilíbrios ambientais.
Palavras-chave: Educação Infantil;, Cidadania;, Meio Ambiente.