G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
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A SEMENTINHA DO QUINTAL VIROU UMA PLANTA BEM LEGAL |
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Manuela Magna de Lima Ribeiro 1
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1. Secretaria de Educação da Cidade do Recife - PE
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INTRODUÇÃO: |
Durante o processo de ensino-aprendizagem, em uma turma de Educação Infantil, com crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos de idade, observou-se uma enorme curiosidade das mesmas em relação a um pé de papoula existente numa área atrás da nossa sala de aula. Aproveitando o interesse demonstrado, bem como a importância das plantas para o bem estar do ser humano, realizamos um projeto interdisciplinar utilizando como recurso inicial o pé de papoula atrás da sala, explorando todo o processo de germinação e crescimento das plantas, a importância das mesmas para nosso bem-estar e também alguns recursos naturais que pudessem levar a ampliação dos conhecimentos dos educandos. |
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METODOLOGIA: |
Organizamos um passeio pela área externa da escola para explorar o pé de papoula e conhecer os diversos tipos de plantas existentes no local bem como exploramos concretamente as partes que as compunham. As crianças trouxeram outros tipos de flores para sala de aula e realizamos desenhos de observação das mesmas. Apresentamos um álbum seriado com o desenho de uma semente e o processo de germinação, em seguida, realizamos o plantio do feijão no copinho com algodão e água. Houve confecção de cartaz coletivo com imagens de flores e plantas diversas, frutos de pesquisa em revistas e jornais. Durante o ciclo junino realizamos o plantio do milho no terreno da instituição com grupos de cinco crianças, observando seu crescimento. No mês do folclore foram trabalhados os nomes de algumas plantas, inclusive medicinais, para confecção de livreto, trabalhando a escrita e o desenho de observação. Paralelamente houve degustação de chá de capim santo explorando suas propriedades medicinais. A culminância do projeto se deu com a confecção de livretos produzidos pelos educandos, contendo nomes e desenhos de algumas plantas. |
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RESULTADOS: |
Ao iniciar um projeto didático nunca sabemos que direção ele irá tomar. Mas, a partir das primeiras atividades realizadas do projeto “A sementinha do quintal virou uma planta bem legal”, observamos que a forma dinâmica que o projeto estava sendo desenvolvido foi extremamente rica. Para os educandos, não era apenas uma aula, era um ‘brincar de aprender’. Havia sorrisos nos lábios de cada criança e satisfação em poder apreciar de perto as belezas das plantinhas, tanto as da escola como daquelas que muitas vezes chegavam às mãos de alguns, ofertando-as para professora. Em alguns casos, crianças viam uma planta e nomeavam suas partes com o prazer de quem descobriu um mundo novo. Quando questionados sobre a importância das plantinhas, respondiam sem titubear e mostravam satisfação no desenvolvimento das atividades propostas, muitas vezes até solicitando a realização de alguma delas. É importante ressaltar que a interdisciplinaridade esteve presente nas atividades propostas, fato que levou a um desenvolvimento significativo de cada educando. |
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CONCLUSÃO: |
O trabalho pedagógico realizado através de projetos propicia claramente um desenvolvimento melhor do saber infantil, estimulando à descoberta. Observamos que, a partir de um desejo espontâneo das crianças em conhecer aquela planta atrás da sala, foram proporcionados momentos significativos, motivando os educandos a buscarem novos conhecimentos através dos estímulos que lhes eram oferecidos. Concluímos que a metodologia aplicada, utilizando em vários momentos a interdisciplinaridade, possibilitou às crianças o acesso a maiores informações, oferecendo uma aprendizagem satisfatória na área de linguagem com o aumento do vocabulário, expressividade e oralidade, pseudo-leitura e escrita, como também melhor percepção visual com o reconhecimento de cores, formas e tamanhos. |
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Palavras-chave: Plantas, Conhecimentos, Interdisciplinaridade. |