63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 4. Materiais Odontológicos
Efeito da profundidade de polimerização na sorção e solubilidade de resinas compostas em diferentes permeantes
Pedro Henrique Freitas 1
João Batista de Souza 2
Lawrence Gonzaga Lopes 3
Paula Cicília Faquim 5
Paula Carvalho Cardoso 4
Terezinha de Jesus Barata 4
1. Aluno/Orientado - Faculdade de Odontologia-UFG
2. Prof. Dr./Orientador - Faculdade de Odontologia-UFG
3. Prof. Dr./Co-orientador - Faculdade de Odontologia-UFG
4. Profª. Drª./Participante - Faculdade de Odontologia-UFG
5. Ms./Participante - Faculdade de Odontologia-UFG
INTRODUÇÃO:
A resina composta (RC) é utilizada frequentemente como material restaurador na prática odontológica. Entretanto, os polímeros formados em restaurações odontológicas estão sujeitos a efeitos tanto higroscópicos como hidrolíticos, que podem influenciar nas propriedades mecânicas, estabilidade dimensional, bem como a biocompatibilidade.
METODOLOGIA:
Foram obtidos 60 espécimes de resina composta (RC), polimerizados com aparelho LED pela técnica convencional. As RCs utilizadas foram FiltekTM Z350 e FiltekTM P90 (3M ESPE). Os espécimes foram subdivididos de acordo com a distância da fonte de luz (0, 1 e 2 mm) e tipos de permeantes em que foram imersos (água deionizada ou etanol 75%), n=5. A metodologia utilizada foi baseada na ISO 4049:2000. Após a análise da sorção e solubilidade, os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA), seguido pelo Teste de Tukey, α= 0,05.
RESULTADOS:
A análise de variância revelou que os três fatores avaliados (RC, permeante e distância de fotopolimerização) apresentaram influência significativa sobre a sorção e solubilidade (p<0,05). As comparações pareadas de Tukey entre as distâncias quanto à sorção e solubilidade revelaram, de modo geral, que os valores de sorção e solubilidade aumentaram à medida que a distância de fotopolimerização aumentava, sendo que os valores são sempre maiores para o solvente etanol 75%.
CONCLUSÃO:
A resina composta à base de metacrilato (FiltekTM Z350) apresentou maiores valores de sorção e solubilidade no permeante etanol 75% e com o aumento da distância de fotopolimerização em comparação com a resina a base de silorano (FiltekTM P90).
Palavras-chave: resina composta, sorção, solubilidade.