63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes |
INSTAURAÇÕES: IMAGEM E SUAS RELAÇÕES COM O ESPAÇO NA ARTE CONTEMPORÂNEA DE BELÉM |
Danilo Nazareno Azevedo Baraúna 1 Orlando Franco Maneschy 2 |
1. Faculdade de Artes Visuais - Instituto de Ciências da Arte - UFPA 2. Prof. Dr. / Orientador - Instituto de Ciências da Arte - UFPA |
INTRODUÇÃO: |
Objetivamos aprofundar a pesquisa em torno da Imagem em Belém, em função de uma produção que extrapola os sentidos tradicionalmente convencionados a este termo. A partir de estudos de casos mapeamos esse território da Imagem e seus modos de espacialização no campo da arte contemporânea, surgindo determinadas categorias, tais como a instalação, videoinstalação, site specific. Propostas como as mapeadas têm caráter potencialmente efêmero, haja vista que, se pensarmos em museus e galerias enquanto espaço expositivo, estas obras são montadas e desmontadas, dificultando o acesso das mesmas para pesquisas e para o público. O que “restam” dessas proposições são geralmente os registros, o que o projeto se propôs a sistematizar, caminhando para uma leitura crítica desses objetos. A importância do mapeamento ganha força ao evidenciar a preocupação em deflagrar as características contemporâneas de uma produção localizada fora do hegemônico eixo produtivo instituído pelo sistema de arte no Brasil. O projeto articula discussões sobre questões imagéticas, estabelecendo conexões com o que vem sendo pensado por teóricos como Martine Joly, Jacques Aumont, Christine Mello, Raymond Bellour, Vilém Flusser, entre outros, que percebem uma outra relação na constituição da imagem no território da arte. |
METODOLOGIA: |
Em primeira instância o trabalho se configura como pesquisa descritiva, a partir do levantamento e coleta de dados padronizados em relação aos artistas e obras selecionadas para fazerem parte deste mapeamento, permeando imagens (fixas e em movimento), entrevistas e textos críticos de autoria dos artistas, assim como portfólios e dossiês de obras, o que culminou na elaboração e sistematização de um acervo de dados. Já possuindo os dados catalogados, a pesquisa se preocupou então em delimitar através de análise crítica, caminhando para uma pesquisa de caráter explicativo, ao procurar traçar uma teia de significações entre estas produções e quais territórios pretendem abranger, levando em consideração as características físicas e materiais da obra, descrição de seus componentes e dispositivos em geral; as relações entre esses elementos e o espaço físico; as possíveis condutas, atitudes e comportamentos suscitados ao espectador em sua experiência com a obra; as poéticas empregadas e as relações conceituais entre obras e artistas, valendo-se para isso de pesquisa bibliográfica (livros de leitura corrente, de referência remissiva e periódicos) e pesquisa documental (entrevistas, dossiês, portfólios, fotografias, vídeos). |
RESULTADOS: |
Mapeamos um total de 35 artistas em um universo de 46 obras. Ao acervo da pesquisa foram acrescentadas 643 imagens, 17 vídeos e 40 textos de autoria dos artistas e de terceiros. A finalização da coleta de dados encaminhou o projeto para uma leitura crítica dos objetos selecionados, e nos deparamos com categorias de produção, tais como instalação, vídeo-instalação, site-specific, instauração. Para efeito de análise tomamos como ponto de partida quatro eixos temáticos: 1 - A Imagem em distensão no espaço; analisa trabalhos que utilizam a imagem fixa e em movimento, onde esta e objetos articulam significações. 2 – Apropriações ambientais; inclui trabalhos que se apropriam de ambientes pré-existentes e apresentam um diálogo essencial com a história e identidade do local onde estão instalados. 3 – A situação-cinematográfica; propostas que vinculam a Imagem em movimento ao ambiente de exibição e propiciam o aparecimento de uma situação-cinema no circuito de museus e galerias, onde o espectador deixa de ser observador e se torna participador. 4- Instaurações de um corpo-imagem; ampliando o conceito de Imagem, encaminhamos um pensamento crítico do corpo-artista e do corpo-participador como uma Imagem integrante de espaços performáticos. |
CONCLUSÃO: |
Para que pudéssemos edificar uma base de dados consistente no que diz respeito a essa produção, a coleta de material mostrou-se uma etapa imprescindível e nos permitiu ter uma ampla visão da situação de produção dos trabalhos, para então estabelecer critérios analíticos. O estabelecimento dos eixos temáticos encaminhou uma leitura de perspectivas comuns entre linguagens e nos permitiu deflagrar as características contemporâneas da produção de imagem no território da arte em Belém. Esta imagem que vai desde uma relação com o objeto até a problematização de nosso corpo enquanto imagem é o mote de nossas inquietações. Grande parte dos trabalhos aqui registrados e analisados são marcos para a história da arte contemporânea no Pará e conferiram a essa conjuntura uma nova maneira de visualizar as relações entre arte e público, burlaram as “leis” de produção tradicional e trouxeram um dado de inquietação à população local. Modificaram a situação de fruição do espectador em sua experiência com a obra e tornaram o corpo e espaço imagem. Estamos há uma distância de no máximo duas décadas das primeiras experiências paraenses, portanto, a inserção de pesquisa crítica e analítica nesse contexto amplia discussões e promove novas configurações conceituais. |
Palavras-chave: Imagem, Espaço, Arte Contemporânea Paraense. |