63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA UNIDADE ESCOLAR MARIA MODESTINA BEZERRA, TERESINA-PIAUÍ
Aline Soares da Silva 1
Diego de Menezes Vaz da Costa 2
Rafael da Costa de Almeida 3
Sabrina Maria Vieira Mendes 4
Francisca Costa 5
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
5. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
INTRODUÇÃO:
A educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).
Os alunos entendem a importância dos estudos, mas quando estão matriculados em um programa de EJA, o que se verifica é uma significativa taxa de infrequência. Entretanto, cabe ressaltar que infrequência não está relacionada com o mesmo conceito de “evasão”. Para Campos (2003) a evasão escolar na EJA pode ser registrada como um abandono por um tempo determinado ou não. Diversas razões de ordem social e principalmente econômica concorrem para a “evasão” escolar dentro da EJA, transpondo a sala de aula e indo além dos muros da escola.
O presente trabalho tem como objetivo mostrar de forma sucinta o problema da evasão escolar na Unidade Escolar Maria Modestina Bezerra no município de Teresina – PI, estabelecendo suas causas e possíveis soluções.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Maria Modestina Bezerra que é uma escola da Rede Estadual de Ensino, mantida pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí, jurisdicionada a 21ª GRE da Região Sudeste. Situada no bairro Novo Horizonte, Rua Jaime Fortes, nº 3364, CEP: 64.078.600, região sudeste de Teresina. A referida escola funciona os três turnos (manhã, tarde e noite) oferecendo, no mesmo, Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio Regular) e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A realidade da clientela escolar são famílias carentes, pais desempregados, mães solteiras que não tem renda fixa, outras são domesticas que trabalham para sustentar a família.
O levantamento de dados realizado foi feito nas turmas de 3ª e 4ª etapa da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa procedeu-se em etapas.
Logo após foi feito uma entrevista com a coordenadora da escola do turno da noite, na oportunidade foram tratados temas como: evasão escolar e seus possíveis motivos, perfil do aluno, soluções etc.; todos esses temas relacionados à EJA. Em um segundo momento foi aplicado questionários com os alunos das turmas citadas, buscando examinar: as motivações e dificuldades para permanecer na escola e os motivos da evasão escolar.
RESULTADOS:
Mediante este diagnóstico a procura da escola no início do ano letivo é excelente; quando parte do 3° para o 4° bimestre, se evadem, sem nenhuma justificativa. A coordenadora da escola e professores atribuem o seu afastamento a busca de um campo de trabalho, como também ao comportamento irregular de alguns alunos, tendo dificuldades de se relacionarem entre si. Através deste contato com a escola passamos a compreender outra forma causando a evasão escolar: dificuldades dos alunos no processo do ler, escrever e contar.
A partir das nossas pesquisas podemos conferir as taxas de evasão escolar do ano 2009 nas turmas de 3ª e 4ª etapa e compará-las com as taxas atuais. Estas amostras serviram de análise comparativa entre os anos letivos de 2009 e 2010, as mesmas demonstraram que a taxa de evasão escolar nessas turmas não variaram muito, passando de 51,43% para 57,79%, houve um leve aumento.
Em relação aos motivos que levaram a evasão escolar, destacamos: a procura por trabalho e a dificuldade de aprendizagem por partes dos alunos. Outro dado interessante que foi abordado pelo questionário esta relacionado às motivações que os alunos possuem para permanecer na escola. Entre elas podemos destacar: a ambição de ter um futuro melhor, concluir os estudos, vestibular e ajudar a família.
CONCLUSÃO:
A Educação de Jovens e Adultos – EJA – traz uma nova oportunidade de estudo a aqueles que não a tiveram em seu tempo regular. É uma modalidade específica para este público, tanto que os conteúdos devem ser adaptados para cada realidade.
Como esses alunos já estão em uma idade avançada em relação aos seus estudos, fica difícil conciliar muitas vezes trabalho, família e estudos. Esse problema pode ser conferido em todos os estabelecimentos que trabalham com a EJA, e aqui na U.E. Maria Modestina Bezerra não é diferente. Partindo desse princípio, concluímos que os principais motivos que levam os alunos a se matricularem na EJA é a visão de um futuro promissor e o fato de terminarem os estudos. Porém, muitos se matriculam, mas logo abandonam. As causas são muitas, e vão desde a procura por trabalho e a dificuldade na aprendizagem.
Na oportunidade, faz-se uma sugestão no tocante ao tratamento que é dado a EJA, bem como seus alunos. As Secretarias de Educação devem ter um olhar mais clínico sobre o assunto, procurando pesquisar as causas da evasão e trabalhar em cima das mesmas para que não haja mais, já que todos têm direito a uma educação de qualidade assegurada por lei.
Palavras-chave: EJA, Evasão Escolar, Teresina.