63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO COMO AGENTE MOTIVADOR PARA A APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID. |
Mariane Martins Azevedo 1 Raul Cléverson Dolores 1 Thamyres Fernandes Messa Moreira 1 Marcos Vogel 2 |
1. Depto. de Zootecnia, UFES-Alegre/ES 2. Prof.Ms./Orientador- Depto. de Zootecnia- UFES/ES |
INTRODUÇÃO: |
As dificuldades que os estudantes do Ensino Médio têm em assimilar os conceitos básicos no Ensino de Química são imensas. Um dos pressupostos é que, o problema ocorre devido aos conteúdos sem vinculação com a realidade/ vivência do estudante, levando em conta que os docentes dessa disciplina, não utilizam aulas com experimentos relacionados aos conteúdos específicos (MACÊDO et al, 2010). A aula experimental de Química é defendida por vários autores como ferramenta eficiente de ensinar e facilitar a construção de conceitos da disciplina, pois na abordagem por averiguação, os alunos são postos em situação que promovem a realização de pequenos exames, combinando simultaneamente conceitos, procedimentos e atitude (FERREIRA ET AL, 2009). Levando em consideração os assuntos apresentados, está sendo desenvolvido no Município de Alegre na Escola Aristeu Aguiar, o projeto PIBID da CAPES, que objetiva a construção de práticas que melhorem os processos de ensino de Química em diferentes extratos. Primeiro, o projeto conta com a inserção do licenciando em Química no ambiente escolar. Segundo, o projeto aplica no ambiente escolar, técnicas de ensino e aprendizagem que são apresentadas em pesquisas, com a finalidade de instigar o interesse dos alunos da escola básica. |
METODOLOGIA: |
Para a realidade escolar da Escola Estadual Aristeu Aguiar em Alegre foram desenvolvidos experimentos durante o período de aula (50min), com a presença do professor responsável pela classe. A experiência foi realizada com 25 alunos de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Inicialmente, queríamos aumentar o interesse dos alunos pelo conteúdo a ser trabalhado. Resolvemos, então, realizar uma aula prática, como meio de motivação. A primeira experiência utilizava glicerina e permanganato de potássio, um recipiente de vidro e algodão que reagia exotermicamente produzindo combustão. O processo de aproximação da realidade dos alunos foi feito através de um processo dialogado, no qual, questionávamos sobre assuntos relacionados à experiência, explorando os conceitos prévios do contexto em que os alunos viviam. Falamos das recomendações de segurança e deixamos que os próprios alunos fizessem o experimento, apenas avisando dos procedimentos, a fim de instigar o interesse e curiosidade destes. Ao término da aula, os alunos responderam um questionário que explorava temas como a motivação e o entendimento sobre o assunto. Nesta comunicação analisaremos a seguinte questão: “qual a sua opinião sobre a aula experimental?”, a fim de inquirir sobre a motivação dos discentes pela aula. |
RESULTADOS: |
Ao proceder da prática os alunos se mostraram participativos e interessados, respondendo as perguntas que fazíamos. Ao término, o questionário foi respondido. Ao retrucarem o questionário que os indagava sobre a prática realizada, os 25 alunos distribuíram-se da seguinte forma: 60% acharam o experimento bom ou muito bom, 24% avaliaram interessante, 4% adoraram e 4% acharam divertida. Esses dados demonstraram a satisfação que os alunos tiveram em relação ao experimento. O excerto a seguir, expressa a opinião de um dos alunos: “Minha opinião é que a aula foi boa e que gostei da experiência”. Ainda, outro estudante analisou assim o experimento: “Muito boa. Aprendi muitas coisas interessantes nesta aula. Tínhamos que ter aula assim sempre”. Essas opiniões revelam que a aula teve boa aceitação perante os alunos. |
CONCLUSÃO: |
Tendo ciência que o objetivo do projeto é melhorar a condição do Ensino de Química pela inserção dos licenciados na escola básica, a experimentação é um recurso de extrema importância para que isso ocorra, pois de acordo com o projeto que estamos desenvolvendo, os alunos se mostraram participativos e motivados com a experiência. Com o questionário apresentado, pudemos concluir que tivemos êxito no item motivação, pois os alunos do primeiro ano responderam satisfatoriamente sobre o assunto abordado e avaliaram como positivo o uso da experiência. Ainda, a proposta do projeto, PIBID, tem propiciado aos alunos do ensino superior uma visão mais realista do ambiente escolar. |
Palavras-chave: Alunos, Experimentação, Ensino Médio. |