63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública |
DENGUE: A LUTA TAMBÉM É NOSSA |
Bernadete Maria da silva 1 |
1. Escola Nossa Senhora das Graças |
INTRODUÇÃO: |
A dengue, doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, vem atacando a população, de forma assustadora e fazendo várias vítimas, a ponto de deixar cidades como o Recife, em estado de alerta. Apresenta-se em suas formas clássica, com sintomas semelhantes a uma gripe comum com febre aguda, fortes dores de cabeça , nas articulações e musculares; e hemorrágica, mais agressiva,com os incômodos da dengue clássica acentuados podendo causar hemorragias severas , pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso e óbito. Esse tipo acontece mais quando há reincidência da doença no paciente. Estudantes da Escola Nossa Senhora das Graças, Coqueiral - Recife-PE ,preocupados com o alto índice de casos noticiados pela mídia , levavam informações diárias sobre a dengue, para a sala de aula, e discutiam ações para evitar o mal, motivando a proposta deste projeto. Objetivando torná-los agentes multiplicadores de conhecimentos sobre a doença na Escola e comunidade, estes foram engajados numa luta pela vida, que não dependesse apenas de autoridades governamentais, mas de toda população, que pode desenvolver atitudes simples e decisivas em prol da vida. |
METODOLOGIA: |
O trabalho, que partiu de notícias trazidas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental, foi realizado, inicialmente, através de pesquisas em livros , jornais , revistas e interntet, no laboratório de informática da Escola.Através de orientação docente foram esimulados a debater o assunto e trocarem entre si as informações conseguidas, socializando a experiência vivenciada pelo ato da pesquisa. A partir da realização de entrevista em casa, na comunidade e na Escola, buscaram possíveis focos do mosquito da dengue, registrando todos os fatos que pudessem subsidiar o estudo. Dentro dos conhecimentos adquiridos e após a conscientização de que podiam ser agentes multiplicadores, os estudantes foram estimulados à produção de material informativo, com ilustrações próprias. Discutiram a respeito da divulgação das produções . Escolheram como um dos pontos de difusão de informações sobre sintomas e formas de prevenir a doença, a Estação do Metrô Coqueiral, localizada próxima à Escola, pela rotatividade de usuários que transitam no local e que poderiam ser alertados através do material por eles produzidos. |
RESULTADOS: |
Como multiplicadores, os estudantes visitaram outras turmas para socializar os conhecimentos adquiridos, levaram orientações para pais e vizinhos, criaram cartazes para serem afixados na Escola e em alguns pontos da comunidade, produziram um cordel, transmitiram informações na Estação Coqueiral, enfim, envolveram-se na luta para combater a dengue entendendo que, com medidas simples, é possível exercer o papel de cidadãos críticos e atuantes no meio onde vivem, lutando pela preservação da saúde e qualidade de vida para todos. A observação dos resultados foi avaliada de forma qualitativa, ressaltando a extrema satisfação em participar de eventos e atividades que podem interferir no bem-estar social e coletivo. Não nos ativemos a números, nem conseguimos especificar quantas pessoas foram capazes de seguir as orientaçoes por eles dadas, mas ao tipo de atividade coletiva e socializadora, viabilizadora da formação da consciência social. Quanto aos números referentes à turma participante, foi 100% em todas as atividades propostas. |
CONCLUSÃO: |
A partir das atividades realizadas e dos depoimentos recolhidos de todos os participantes da pesquisa e da comunidade, pode-se concluir que "é necessário transformar a avaliação da aprendizagem num ato amoroso. O ato amoroso acolhe ações, alegrias e dores como eles são e isso tem poder transformador. O acolhimento é inclusivo. A avaliação da aprendizagem como ato amoroso, é um ato acolhedor que integra;diferente do julgamento puro e simples que não dá oportunidades". A Escola tem papel fundamental na formação cidadã e deve estar sempre aberta aos conteúdos de interesse dos estudantes, observando a sua funcionalidade para que a aprendizagem seja, de fato, efetivada. |
Palavras-chave: Dengue, Luta de todos, Consciência social. |