63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
Percepção da comunidade acadêmica das condições para criar no ensino superior |
Nilma Rosa de Matos 1 Albertina Mitjáns Martínez 2 |
1. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, UnB 2. Profa. Dra./ Orientadora - Faculdade de Educação - UnB |
INTRODUÇÃO: |
O panorama do mundo hoje demanda dos indivíduos soluções e produtos cada vez mais criativos. Entretanto, existe uma contradição: a valorização da criatividade não fica evidente no contexto das organizações educativas. Se consideramos a educação um instrumento fundamental para a manutenção e transformação da sociedade, destaca-se a necessidade de criar ambientes nas instituições educativas onde a emergência da criatividade e da inovação seja facilitada. A universidade como um espaço de acesso e produção do conhecimento torna-se um espaço potencial de atuação para o incentivo da expressão criativa. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção dos membros da comunidade acadêmica sobre as condições favoráveis e desfavoráveis para a expressão da criatividade em uma instituição de ensino superior, primeiro passo na construção de um instrumento que avalia as condições para criar nesse tipo de instituição. Essa pesquisa tem especial importância não apenas pelo fato de trazer informações sobre o contexto universitário acerca de elementos envolvidos na expressão criativa dos sujeitos, mas, principalmente por dar indicadores importantes para a elaboração de ações visando um ambiente facilitador da criatividade nas universidades. |
METODOLOGIA: |
Participaram da pesquisa inicialmente 24 sujeitos sendo eles alunos, gestores, professores e funcionários de quatro cursos de diferentes áreas da Universidade de Brasília: Pedagogia, Enfermagem, Matemática e Engenharia. Os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente a partir de sua disponibilidade em participar da pesquisa. Num segundo momento, realizamos mais 5 entrevistas com professores por considerarmos que havia necessidade de mais informações desse segmento, totalizando 29 sujeitos entrevistados. Neste segundo momento foram entrevistados um professor de cada curso já escolhido e uma professora do Instituto de Psicologia, essa especializada no tema da criatividade. Foram realizadas entrevistas estruturadas que tinham como base um roteiro composto de oito questões visando compreender a percepção dos sujeitos sobre a concepção de criatividade, os elementos que a influenciam, os elementos que facilitam a criatividade no ensino superior e na sua própria instituição, os elementos que a dificultam no ensino superior na sua própria instituição, as sugestões para aumentar a criatividade no ensino superior e o apoio institucional da Universidade para a sua expressão. Essas entrevistas foram transcritas e passaram por um processo de análise de conteúdo conforme propõe Bardin (1998). |
RESULTADOS: |
De acordo com os resultados encontrados nesse estudo em relação à concepção de criatividade dos sujeitos há uma tendência em considerar a criatividade como a produção de algo novo e também relacioná-la com a fuga de padrões. Os sujeitos entrevistados apontam com menor frequência as condições e oportunidades como fatores influenciadores da criatividade. Os principais fatores favorecedores da criatividade, de acordo com os sujeitos de pesquisa, são as características do ambiente social, a metodologia de ensino e os projetos e espaços práticos. As características pessoais também foram ressaltadas como importantes facilitadoras da expressão da criatividade no ensino superior. Por outro lado, os padrões definidos, a inflexibilidade e a burocracia, bem como a metodologia de ensino inadequada e a escassez de projetos e espaços práticos foram apontados como os principais elementos que dificultam a criatividade no ensino superior. Dentre as sugestões apresentadas pelos sujeitos o incentivo a projetos e espaços práticos na universidade e o investimento em atividades de formação foram os mais citados. Além disso, o apoio institucional da universidade para a expressão criativa foi em sua maioria percebido como limitado. |
CONCLUSÃO: |
Tendo em vista que o objetivo da pesquisa é ser o primeiro passo na construção de um instrumento para avaliar as condições para criar em instituições de ensino superior, coloca-se a importância de se incluir nesse instrumento fatores relacionados à qualidade do corpo docente, a oferta de projetos e espaços práticos no currículo ou paralelo a ele, as características do ambiente social dentro da instituição e aspectos relativos à metodologia de ensino. Além do mais esse estudo ressalta a necessidade de ações mais consistentes no sentido de propiciar um apoio institucional mais efetivo para a expressão da criatividade no ensino superior. Na implementação dessas ações deve-se dar especial atenção à oferta de projetos e a criação de espaços onde seja possível aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas, além de ações que levem a universidade a refletir sobre a metodologia de ensino que tem sido utilizada até hoje por muitos professores. A educação superior não tem priorizado, efetivamente, o estímulo da criatividade na comunidade acadêmica, visto que as iniciativas nesse sentido ainda são isoladas e insuficientes. |
Palavras-chave: Criatividade, Ensino superior, Clima para criar. |