63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
O lúdico na aprendizagem da natação para a educação Infantil |
Licinha Moraes Alves 1 Jefferson Jurema 2 |
1. Licenciada em Educação Física Faculdade La Salle Manaus 2. Prof. Dr./ Orientador – Curso de Educação Física, Faculdade La Salle Manaus |
INTRODUÇÃO: |
O estudo aborda a importância das atividades lúdicas nas aulas de natação para crianças de 3 a 6 anos e de como estas podem contribuir no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. A ludicidade desenvolve nas crianças a possibilidade de criar e descobrir movimentos, gestos e situações diversas pela exploração do meio líquido e o professor não deve trabalhar somente performance e técnica, pois, o jogo e as brincadeiras são ferramentas capazes de provocar estímulos eficazes e produtivos, tornando a aprendizagem mais fácil e prazerosa. É interessante, durante a aprendizagem da natação, apresentar exercícios e estratégias coerentes com os níveis pedagógicos e maturacionais, pois a tensão presente durante a aprendizagem da natação pode tornar-se uma barreira entre a aprendizagem e o conhecimento. Quando se fala de crianças, se sabe que nascem com a necessidade de brincar, assim as atividades lúdicas na natação são uma estratégia que o professor deve utilizar para que sua aula se torne mais atraente. A criança, no meio líquido é estimulada a explorar o seu repertorio motor em busca de uma solução criativa e adequada para atingir o objetivo proposto pelo professor. A vivência aquática de forma prazerosa e alegre faz com que a criança aprenda brincando. |
METODOLOGIA: |
O método indutivo norteou este estudo de campo cuja população compunha-se por 65 crianças de duas turmas de natação da Educação Infantil do Centro Educacional La Salle, Manaus (AM). A amostra, 29 crianças entre 03 a 05 anos de idade, foi observada durante 45 dias e um questionário contendo perguntas abertas sobre conhecimentos relacionados ao lúdico foi aplicado à professora de natação. As informações obtidas foram processadas mediante análise do conteúdo das respostas do questionário e sua relação com as observações feitas tanto na aplicação do lúdico nas aulas, quanto para os efeitos desta ação. |
RESULTADOS: |
As atividades acompanharam o planejamento e objetivo pedagógico da disciplina, sendo adequadas às faixas etárias e na maioria dos momentos inseridas com elementos lúdicos, envolvendo a imaginação e criatividade. Todos os dias a professora iniciava as aulas fazendo um breve alongamento de 10 minutos em companhia dos alunos facilitando o processo de ensino e aprendizagem, além de constantes demonstrações de alegria, disposição, responsabilidade e carinho. A professora trabalha tanto com o método tradicional quanto com o lúdico em suas aulas, usando todos os materiais disponíveis, (macarrão, bola, corda, prancha, arco), tornando as aulas mais divertidas. Uma dificuldade observada foi o desconhecimento dos pais dos propósitos de algumas brincadeiras, que eles consideraram impróprias ou desnecessárias para a aprendizagem da natação, chegando a não estimular o filho a encarar o medo. A participação das crianças em pequenas competições foram os momentos em que o ensino tradicional da técnica foi mais claro. Nesses momentos houve fuga dos objetivos, no entanto, o processo evolutivo de aprendizagem não foi prejudicado. A estimulação da criatividade durante a realização dessas atividades, a motivação transmitida pela professora, entre outros, foram alguns dos fatores facilitadores do processo criativo que estiveram presentes na aula de natação. |
CONCLUSÃO: |
Atividades bem elaboradas e aplicadas de maneira correta proporcionam à criança capacidade de pensar e criar, contribuindo com a aprendizagem motora, socialização e desenvolvimento em outros aspectos. A professora possui uma preocupação maior, quando se trata da Educação Infantil, em estabelecer uma metodologia adequada para essa faixa etária, em proporcionar um ambiente agradável, estimulador para seus alunos, onde ela procura ter um bom relacionamento e respeito com todas as crianças, respeitando o limite de cada um dos seus alunos. A importância destas atividades para a criança é a contribuição para que elas desenvolvam capacidades fundamentais tais como atenção, memória, entre outras. No ensino mediante as brincadeiras as crianças ficam mais atentas, esperando seu momento em realizar a atividade. Quando o profissional de Educação física usa o lúdico como ferramenta ele consegui resultados surpreendentes com seus alunos, a criança aprende com mais facilidade, se sente mais feliz. Às vezes a criança já não tem tempo para brincar, voltam da escola e logo vão fazer outros deveres, como os pais impõem “tantas tarefas” para seus filhos como bale, aula de inglês, futebol, eles acabam sem ter tempo para brincar. É nesse momento que o professor pode intervir trabalhando a ludicidade em suas aulas, proporcionando alegria, divertimento, fazendo com que esta interaja com outros colegas. |
Palavras-chave: Natação na educação física infantil, Ludicidade, aprendizagem. |