63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
AULA INTERDISCIPLINAR DE TABELA PERIÓDICA E BIOQUÍMICA – PROJETO PIBID/IFG |
Mônika Cristina da Silva 1 Alessandro Rodrigues Barbosa 1 Ana Lúcia Francisca Miranda 1 Gisléia Aparecida Chaves Vieira 1 Fabiana Gomes 2 |
1. Instituto Federal de Goiás - IFG 2. Profa. Msc./ Orientadora - Instituto Federal de Goiás - IFG |
INTRODUÇÃO: |
O conteúdo da Tabela Periódica é de fundamental importância para o conhecimento dos elementos químicos e suas propriedades. No entanto, verifica-se na literatura que existem alternativas bem criativas de trabalhar esse assunto, como é o caso do jogo Novo Trunfo e do Soletrando o Brasil. Nossa proposta, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foi realizar uma aula interdisciplinar e interativa sobre o assunto Tabela Periódica e Bioquímica para alunos de ensino médio do Colégio Estadual Alfredo Nasser, em Uruaçu, Goiás. |
METODOLOGIA: |
A turma foi composta por alunos dos três anos do ensino médio, portanto bem heterogênea. Inicialmente houve uma apresentação do histórico da tabela e suas principais características, tais como, classificação de famílias e períodos, nomes dos principais elementos, composição química das frutas e verduras mais comuns bem como sua funcionalidade. Nesta etapa optamos por usar uma tabela periódica diferente, que relacionasse os elementos com as frutas, pesquisada no site Humor na Ciência. Durante a explanação do conteúdo foram enfatizados os elementos presentes em algumas frutas ou verduras despertando a curiosidade dos alunos para a tabela de forma geral. Bem como a importância do elemento à saúde. Na etapa avaliativa optamos por fazer uma salada de frutas. Cada aluno recebeu um cartão contendo quatro símbolos de elementos, sem o nome. À frente de uma mesa contendo diversas frutas o mesmo preparou sua salada de acordo com os elementos escritos em seu cartão. Deste modo o aluno precisou “ler” o nome do elemento e a fruta que continha o mesmo. |
RESULTADOS: |
O fato de haver alunos dos diferentes anos letivos proporcionou uma melhor discussão e maior participação dos alunos, segundo a observação do bolsista que ministrou a aula. Na etapa da discussão o aluno soube relacionar o nome ao símbolo e localizá-lo na tabela. Na etapa avaliativa, 90% dos alunos acertaram três símbolos e sua relação com as frutas. Os restantes 10% conseguiram relacionar dois símbolos à fruta. O interessante desta fase é o fato de ter surgido uma discussão sobre a presença de outros elementos que participariam da composição de uma determinada fruta, indicando um bom interesse pelo assunto. |
CONCLUSÃO: |
Houve um gratificante interesse dos alunos pelos elementos químicos quando fizeram a relação com frutas e verduras, materiais do cotidiano de cada um e não algo empírico. Os alunos avaliaram a aula como “diferente e divertida”, o que reforça esta como uma proposta válida de aula sobre a tabela periódica. O bolsista do PIBID sentiu-se mais preparado para atuar em sala de aula uma vez que o contato com o aluno e suas dúvidas foi mais efetivo. |
Palavras-chave: PIBID, Interdisciplinar, Ensino-aprendizagem. |