63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
O PAPEL DO PROFESSOR COMO INTELECTUAL TRANSFORMADOR DIANTE DA INDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA ESCOLA “ROSEANA SARNEY MURAD” EM SÃO LUÍS- MA. |
Angela Karollyne Coelho Correia 1 José Carlos de Melo 2 Maria Irene Sena Palhano Neta 3 |
1. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Bolsista do PIBID/CAPES 2. Pedagogo, Mestre em Educação pela UQAM - Canadá e Doutor em Educação e Currículo pela PUC-SP,Prof./Orientador -Coordenador de área do PBID/CAPES Pedag 3. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Bolsista do PIBID/CAPES |
INTRODUÇÃO: |
Este projeto teve como meta analisar o fenômeno da indisciplina no contexto escolar, visando verificar quais fatores podem ser dados como influenciadores para tal comportamento por parte dos discentes e quais consequências os mesmos carregarão por toda a sua trajetória enquanto estudantes. O tema da indisciplina é tomado aqui como um sintoma e não por uma causa, visto que hoje a manifestação da mesma é muito mais um reflexo dos problemas enfrentados por nosso sistema educacional do que a não adequação do aluno no contexto escolar. Embasadas em GIROUX (1997), buscou-se trabalhar em cima da categoria docente uma visão crítica e transformadora, em que os professores são visto como agentes capazes de modificar a realidade escolar através de suas ações e do seu comprometimento com a prática educativa e social, podendo assim contribuir para solucionar tal problema comportamental. |
METODOLOGIA: |
A presente pesquisa foi de caráter exploratório, que nas palavras de ANGRADE quer dizer: “os fatos observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles”. A análise de determinados fenômenos presentes no contexto do objeto de estudo, foi realizada de acordo com dois tipos de procedimentos: documentação indireta (pesquisa bibliográfica e pesquisa documental) e documentação direta (observação direta intensiva e observação direta extensiva). |
RESULTADOS: |
As análises indicaram que, predominantemente, os principais fatores que mais propiciavam a existência/aumento da indisciplina naquela localidade são os aspectos do contexto social daquela região, instabilidade familiar e a falta do acompanhamento dos pais durante o ano letivo. |
CONCLUSÃO: |
O projeto mostrou que é possível promover mudanças e que tais mudanças precisam ser tomadas numa percepção qualitativa e não quantitativa, visto que não podemos realizar uma transformação total da realidade e sim buscar estratégias e meios para que sejam minimizados certos entraves que assolam o contexto escolar, dentre eles a indisciplina. |
Palavras-chave: Transformação, Discentes, Professores, Indisciplina. |