63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
ENSINANDO HISTÓRIA DA FÍSICA UTILIZANDO O QUIZ |
Sarah Suely Nascimento Fonseca 1 Eliana Priscila Cavalcanti de Brito 1 Renata Oliveira Domingues 1 Alexandro Cardoso Tenório 2 Wictor Carlos Magno 3 |
1. Bolsista PIBID - Depto. Física - UFRPE 2. Prof. Dr./ Orientador - Depto. de Educação – UFRPE 3. Prof. Dr./ Coordenador PIBID - Depto. de Física - UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
Estudos têm demonstrado que no contexto brasileiro, faz-se necessária a renovação no ensino das ciências, através da inserção de metodologias e estratégias atuais visando o despertar do interesse dos alunos pela Física. Nesse sentido, decidiu-se trabalhar um projeto de ensino no âmbito do Programa de Iniciação à Docência da UFRPE (PIBID/Física), chamado “Quiz História da Física”, realizado na Escola Estadual Lions de Parnamirim (Dois Irmãos, Recife, PE). A proposta buscou atingir alunos do Ensino Médio, associando Física e História, para que, em um contexto desafiante e lúdico, de um jogo de perguntas e respostas, os alunos pudessem ter contato com as biografias de grandes físicos e suas contribuições para a humanidade. No jogo, para cada resposta correta, os pontos são somados e o grupo com maior pontuação ganhava prêmios, como materiais escolares. Devido à carência que grande parte dos livros didáticos carrega em relação à História da Física, colocando muitas vezes apenas tópicos sobre história da Física, e pensando em algo que fugisse da forma tradicional de ensino-aprendizagem com vistas a estimular e suprir essa necessidade, o projeto foi elaborado e realizado promovendo resultados satisfatórios tanto para os discentes quanto aos que o conduziram. |
METODOLOGIA: |
No primeiro momento do projeto, foram exibidos vídeos extraídos da internet para todas as séries do Ensino Médio do turno da manhã sobre Aristóteles, Galileu, Isaac Newton e Albert Einstein informando sua vida e contribuições para a Física, em seguida um vídeo-debate com distribuição para cada aluno de apostilas elaboradas pelas próprias bolsistas com informações adicionais sobre os físicos escolhidos, a fim de estudarem e se prepararem melhor para a realização do Quiz. A atividade ocorria no horário da aula de Física, antes combinada com professor da disciplina ou na hora do intervalo. No segundo momento, foi marcado um dia onde utilizando um auditório da universidade (UFRPE) previamente reservado, foi posto em prática o jogo de perguntas e respostas denominado Quiz, sobre o que foi discutido através dos vídeos e na sala. As perguntas foram elaboradas pelas bolsistas PIBID de acordo com os vídeos assistidos. Cada turma escolheu quatro representantes e à medida que acertavam as perguntas recebiam pontuações, a equipe vencedora recebeu brindes que foram materiais escolares cedidos pelo PIBID. Os alunos que representaram as turmas foram constantemente apoiados pelos colegas de turma, que também estudaram, torcendo para que ganhassem o jogo interagindo mais com seu grupo. |
RESULTADOS: |
No período de atuação do PIBID de Física em 2010 na Escola Lions de Parnamirim, houve com este projeto, um maior interesse do alunado não apenas sobre a vida e obra dos físicos selecionados, mas sobre a História da Física em si, ou seja, como a Física começou e a relação disso com o presente. Essa percepção foi observada durante os vídeos-debates, onde os discentes discutiam com as bolsistas do PIBID de Física o que entenderam dos vídeos e tiravam suas dúvidas. No início, os alunos foram livremente convidados a participar do projeto e os que participavam, motivavam os colegas incitando-os a estudarem, fazendo assim com que a maior parte da turma estudasse para apoiá-los do dia da realização do Quiz. Na fase posterior, os alunos escolhidos se apresentaram no auditório e o restante da turma ajudava os demais para o ganho de mais pontos obtendo uma maior interação e ocorrendo uma grande motivação coletiva. Os resultados foram muito satisfatórios com cerca de noventa e cinco por cento da turma participante no primeiro ano, oitenta por cento no segundo e noventa por cento no terceiro ano, dados esses baseados na quantidade total de alunos matriculados em cada turma e que assistem as aulas. |
CONCLUSÃO: |
A carência de aulas mais dinâmicas na escola e a importância e necessidade que a própria História da Física precisa assumir nos livros de Física fizeram com que através deste projeto fosse escolhido o Quiz, que é um jogo muito utilizado em brincadeiras ocorridas na infância assim como em programas de auditório em redes de televisão. Esse jogo foi uma excelente ferramenta para tornar o aprendizado da História da Física mais divertido e estimulante para os alunos e uma forma dos professores em formação, bolsistas PIBID, ensinar Física fora do método tradicional se aproximando mais da linguagem e expressão dos alunos. Frases como: “É muito melhor aprender física assim, brincando”, “Quando vai ter de novo o Quiz, agente aprende muito mais” e “Melhor aprender assim, mais divertido, do que ir no quadro e ficar fazendo só tarefa”, mostram que os resultados obtidos foram muito importante demonstrando a satisfação dos alunos em aprender física brincando utilizando um jogo simples e muito interessante. Os próprios alunos da escola Lions, solicitaram ao professor de Física aulas mais interativas e divertidas informando que assim aprendem melhor os conceitos Físicos tendo como base de conhecimento, em relação a esta matéria, e sua própria história. |
Palavras-chave: Ensino de Física, Quiz, PIBID. |