63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 3. Cinema
PROJETO: TELINHA DE CINEMA
Maria José Negromonte-Oliveira 1
1. Prefeitura do Recife - PE
INTRODUÇÃO:
O projeto Telinha de Cinema, implantado na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, visa promover a inclusão digital dos estudantes, surdos e ouvintes, no tocante a produção de pocket movie, ou seja, vídeos de bolso.
Para sua realização contamos com a parceria da Casa da Árvore Projetos Sociais, uma ONG, da cidade de Palma – Tocantins, que tem dentre seus investidores no projeto Telinha de Cinema o Instituto Vivo, que doou aparelhos celulares para que os filmes fossem produzidos.
De acordo com a Casa da Árvore, é por meio desse novo universo que os estudantes tornam-se agentes transformadores do espaço escolar, capazes de perceber e captar a realidade que os cerca. O processo de aprendizagem é dinamizado por novas formas de pesquisa, resolução de problemas e troca de experiências (...) (folder). Ainda segundo eles, dessa forma os conteúdos curriculares passam a ser temas para os vídeos, num autêntico processo de produção de conhecimento e experimentação.
Nesse projeto, os alunos conheceram a história da fotografia e do cinema e suas funções sociais, identificaram o tempo das micrometragens, elaboraram e produziram roteiros e storyboard com o celular, além de postar os vídeos no blog do Telinha e no you tube. Participaram de uma mostra no Cinema da Fundaj.
METODOLOGIA:
Para a implantação desse projeto, conhecemos o Projeto Telinha de Cinema e a metodologia desenvolvida por eles para as micrometragens. Realizaram-se cursos com alguns professores e equipe pedagógica da escola, técnicos da Diretoria de Tecnologia (DGETEC) e estudantes de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.
Na escola houve a apresentação do projeto aos demais professores e o desenvolvemos com estudantes surdos e ouvinte, do turno da manhã. Em cada grupo de trabalho há intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Durantes as aulas temos a presença dos estagiários de cinema e o acompanhamento de professores e estagiários, a fim de associar interdisciplinaridade e cinema.
O trabalho teve várias fases. Os primeiros filmes foram livres a fim de apropriarem-se dos conhecimentos e das técnicas para a produção. Em seguida os vídeos tiveram temas definidos pelos professores, conforme o componente curricular.
Nas oficinas estudaram conteúdos relacionados a fotografias e cinema, assistiram a filmes produzidos pelo Telinha de Cinema, aprendem a manusear o celular para fotografar e filmar, elaboraram roteiros, definiram as equipes de filmagens e editaram os filmes no computador. As filmagens tiveram “tomadas” internas e externas à escola, e estão na internet.
RESULTADOS:
Como tornar o celular um aliado durante as aulas? Essa era uma indagação que fazíamos, pois foram muitos os momentos de aborrecimento com os estudantes e seus celulares. Por serem esses aparelhos constantemente acessados nas aulas através de jogos, músicas, filmagens e fotografias.
Com o Projeto Telinha de Cinema vislumbramos a possibilidade de minimizar essa situação, pois a metodologia criada por seus idealizadores possibilitava a produção e difusão de vídeos de bolso, de caráter pedagógico, utilizando os aparelhos celulares.
O cinema é uma das grandes invenções do mundo moderno, seu surgimento está relacionado com o advento da fotografia, e as crianças e jovens se relacionam bem com a ‘7ª Arte’. Daí, aproveitamos o interesse dos estudantes para torná-los autores de suas próprias histórias.
Portanto, o foco desse trabalho é formar multiplicadores capazes de usar as novas tecnologias na sala de aula. O grupo passou a conhecer a função social do cinema, interagindo com a produção cinematográfica e produzindo seus próprios vídeos. Para isso aprenderam técnicas de produção de roteiros, gravação, edição e sonorização, conhecendo as ferramentas de celulares e computadores necessárias a essas produções e aprenderam a postar os vídeos no you tube.
CONCLUSÃO:
No mundo atual não se concebe a prática pedagógica longe das tecnologias. O projeto, em tela, despertou o interesse de todos, que veem nele uma porta de acesso para a construção de conhecimentos. Houve integração das equipes e elevou a auto-estima dos educandos, que se sentiram valorizados. Ao final de 2010, tivemos 15 filmes em acesso no you tube. E a participação de todos numa mostra desses filmes no Cinema da Fundaj.
Pela riqueza de ações desenvolvidas, há a perspectiva de sua continuidade para os próximos anos, em decorrência da aceitabilidade e participação de todos. Além disso, sua manutenção torna-se viável pelo baixo custo, pois com a doação dos celulares e os computadores da escola, agora dispomos dos equipamentos necessários.
Pretendemos com o Telinha de Cinema, despertá-los para a linguagem cinematográfica, provocando mudanças de atitudes quanto ao uso dos celulares, e formar cineastas mirins que se utilizem das TIC’s para disseminar sua própria cultura, alcançando um número ainda maior de pessoas (folder).
Almejamos que o grupo possa ter acesso às novas oportunidades que surgirem seja no campo profissional ou artístico e participem de amostras competitivas. Consideramos todos os participantes vencedores da categoria transformação humana.
Palavras-chave: Vídeos de bolso, Inclusão digital, Internet.