63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS, NO AMBIENTE ESCOLAR, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Welliton Silva Soares 1
Ana Paula Mendes Silva 1
Rafael Wesley Bastos 1
Rita de Cássia Moreira 2
Mara Garcia Tavares 3
1. Depto. de Biologia Geral – UFV
2. Profa. Supervisora na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, Viçosa/MG
3. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Biologia Geral – UFV
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho faz uma análise sobre o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) sobre a formação de licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa, durante o ano de 2010. Os bolsistas do PIBID participaram de atividades didático-pedagógicas, no Ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas de Viçosa-MG. Estas atividades tiveram como objetivo possibilitar aos licenciandos um contato direto e contínuo com o ambiente escolar, desde o início de sua formação acadêmica. Este contato precoce com o ambiente escolar poderá ajudar o futuro professor a entender melhor sua profissão e algumas das dificuldades que poderão ser encontradas. Neste contexto, esperava-se que o mesmo passasse por experiências que auxiliassem no entendimento do funcionamento e da realidade escolar e em escolhas futuras relacionadas a metodologias a serem utilizadas em sala de aula e no relacionamento professor-aluno. Esperava-se também, que com esta Iniciação à Docência, o futuro professor de Biologia possa contribuir para um melhor desempenho dos alunos das escolas públicas.
METODOLOGIA:
As atividades foram desenvolvidas por três bolsistas do PIBID (Welliton, Rafael e Ana Paula) em uma Escola Estadual de Viçosa – MG, durante o ano de 2010. Cada bolsista ministrou aulas de reforço para alunos de uma série do Ensino Médio. Essas aulas envolveram a revisão da matéria dada em sala de aula, de maneira a facilitar o aprendizado e formar o hábito de estudar. Os bolsistas complementavam os conteúdos ministrados pelo professor da escola, com o uso de metodologias motivadoras, tais como: visitas a Museus, Hortos Botânicos, utilização de jogos e vídeos educativos, internet, realização de experimentos científicos e de gincanas multidisciplinares. As turmas eram pequenas (no máximo, 10 alunos) e as aulas eram realizadas no contra-turno das aulas regulares da escola. Os bolsistas também conheceram a estrutura e o funcionamento da escola, participaram de reuniões de Conselho de Classe e verificaram como são elaboradas, aplicadas e corrigidas as provas e, como é feito o planejamento das aulas e o manuseio do diário de classe. Durante esse período foram comparadas as notas dos alunos participantes e não participantes do PIBID, a fim de se verificar, quantitativamente, a influência do Programa na aprendizagem dos mesmos.
RESULTADOS:
As atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID são exemplos claros da aproximação da teoria e prática, em sala de aula. De acordo com relatos dos bolsistas, a experiência precoce em um ambiente escolar possibilitou um enriquecimento em termos de formação profissional. As atividades desenvolvidas permitiram verificar que as aulas não devem ser estáticas e que o professor deve estar atento às metodologias alternativas de ensino. Outro resultado positivo foi a oportunidade de verificar o impacto das metodologias empregadas sobre a aprendizagem dos alunos. Constatou-se uma melhora no desempenho escolar dos alunos participantes e no interesse dos mesmos pelos conteúdos de Biologia. As médias das notas dos alunos que participaram do Programa foram mais altas do que a média daqueles que não fizeram parte do projeto, nos quatro bimestres. Os alunos participantes do PIBID acharam que as atividades desenvolvidas contribuíram para a aprendizagem na escola e que o Programa representa uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos e suprir a defasagem do ensino regular. Observou-se também, grande interação entre bolsistas e alunos, o que possibilitou maior troca de informação entre o educador/educando. O pequeno número de alunos/turma contribuiu para a obtenção deste resultado.
CONCLUSÃO:
Em vista dos resultados analisados, pode-se considerar que o contato precoce com a estrutura escolar, juntamente com o desenvolvimento de atividades alternativas e motivadoras, possibilitou ao futuro professor entender seu papel na relação educador/educando. Atividades que aproximem o aluno de seu cotidiano devem ser propostas, pois assim a aprendizado será mais efetivo e gratificante, tanto para o aluno quanto para o professor. Ressalta-se que a presença dos licenciandos na escola trouxe uma maior perspectiva no ensino de Biologia, fazendo com que o processo ensino/aprendizagem ocorresse de forma motivadora e eficaz e que o Programa é muito bem aceito pelos professores e funcionários da mesma. Conclui-se, portanto, que as atividades realizadas foram de grande valia para o aprendizado dos bolsistas e dos alunos da escola participante do Programa.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Ensino de Biologia, Formação do professor.