63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração |
MONITORAMENTO DA PRESENÇA DO CERRADO NA MÍDIA IMPRESSA DE MATO GROSSO DO SUL |
Lairtes Chaves Rodrigues Filho 1 Mayara Martins da Quinta Alves da Silva 2 Greicy Mara França 3 |
1. Depto. de Jornalismo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS 2. Depto. de Jornalismo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS 3. Prof ª Drª./Orientadora – Depto. de Jornalismo, UFMS |
INTRODUÇÃO: |
Rodrigues Filho & França (2010) ao estudar de que forma a mídia sul-matogrossense trata do bioma pantaneiro, afirmam que analisar a presença ou ausência de determinados discursos nos veículos de comunicação são ferramentas para compreender os processos de construção do entendimento da realidade de desenvolvimento ou decréscimo da sustentabilidade, para a população de determinada região. Considerando que no Estado de Mato Grosso do Sul, a vegetação de Cerrado cobre cerca de 30% de sua área e praticamente metade de seus municípios, com que constância e de que forma o bioma ganha visibilidade nos jornais diários e, a partir desses dados, quais as relações desses discursos na cultura local? Assim buscou-se analisar e monitorar os principais veículos impressos do estado, a fim de evidenciar a relação mídia-bioma, nos aspectos culturais, sociais e econômicos do tratamento das informações de Cerrado e seus discursos. A pesquisa torna-se relevante à medida que não há material bibliográfico na área, que estude ou analise as questões do jornalismo ambiental e especificamente, do tratamento da informação ambiental que relacione diretamente o bioma com a cultura local por intermédio da construção da realidade pelos meios de comunicação de massa, na função social do jornalismo. |
METODOLOGIA: |
Foram analisados os dois maiores jornais diários de circulação no estado de Mato Grosso do Sul, “Correio do Estado” e “O Estado”, dos dias 18 de novembro de 2010 a 02 de dezembro do mesmo ano, quantitativamente e qualitativamente através da análise de conteúdo e da análise do discurso, a fim de estabelecer numericamente e descritivamente a inserção e o tratamento das informações sobre o Cerrado sul-matogrossense em cada veículo e depois, comparando-os. Após a coleta de dados, as informações foram sistematizadas em gráficos e tabelas de modo a expor os resultados da pesquisa quantitativa e, dar suporte as análises da pesquisa qualitativa. Foi utilizado o método da análise de conteúdo de Krippendorff, dispondo a partir da pesquisa quantitativa, os principais assuntos em que se encontravam as informações do cerrado e, o método da análise do discurso da escola de Paris para identificar os discursos hegemônicos presentes nos jornais sobre o tema, lê-se nesses discursos, os explícitos e os implícitos ou ausentes, visto que a ausência do discurso traz em si uma essência de contexto discursivo. |
RESULTADOS: |
Após a análise quantitativa, evidenciou-se que do montante de 655 notícias do jornal ‘Correio do Estado’, apenas duas tinham explicitamente em palavras ou imagens, informações sobre o bioma Cerrado, estabelecendo um total de 0,3% de inserção no veículo. No jornal diário ‘O Estado’, verificou-se que do montante de 863 notícias, apenas 4 estabeleciam explicitamente em imagens ou palavras informações sobre o bioma Cerrado, chegando ao percentual de 0,46% de inserção. Apesar na diferença na quantidade de notícias entre os veículos, estatisticamente houve uma diferença ínfima na inserção e abordagem do Cerrado nas matérias. Das seis notícias encontradas nos dois veículos, apenas duas ofereciam pela análise de conteúdo, ênfase ou reflexão ou valorização do bioma em aspectos culturais e econômicos, expressos comumente em editorias de agronegócio ou turismo. As demais tratavam de assuntos de desenvolvimento da pecuária de corte no Cerrado pela melhoria da vegetação com alguma fotografia ou, descrição textual de características de vegetação de Cerrado. No corpus dos jornais foram encontradas outras matérias em que se subentendia tratar do bioma, na forma de um discurso implícito e parcial, não passível da análise de conteúdo ou da metodologia quantitativa. |
CONCLUSÃO: |
A ausência das notícias relacionadas ao Cerrado não apenas sugere a desvalorização do bioma, mas também sugere o antagonismo das questões ambientais na mídia, visto que esta apenas dá espaço a esses assuntos quando relacionados a escândalos, crimes, e ao espetáculo como um todo. O Cerrado apenas encontra espaço na mídia quando subjetivamente há o interesse, na maioria das vezes econômico, de tratar da melhoria do gado de corte ou do pasto, largamente presente no território sul-matogrossense. Evidencia-se nessa prática a questão cultural grave da mercantilização do meio ambiente que perde valor real e simbólico na cultura local, deixando por esquecer-se de todo o ecossistema e diversidade de espécies animais e vegetais que necessitam da preservação do bioma para sua subsistência. Rodrigues Filho e França (2010) atentam nesses argumentos dizendo que a mídia em seu papel educacional, de vigilância e denúncia, deve possibilitar à população o acesso a informações científicas e ambientais, não apenas relacionando o jornalismo enquanto ato político de formação de consciência e qualificação da atuação do cidadão, como também configurando o mesmo, como garantia do direito humano à informação e a comunicação. |
Palavras-chave: Cerrado, Jornalismo Ambiental, Mídia. |