63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CENTRO DE TREINAMENTO DO MAGISTÉRIO DE CUIABÁ (1963-1970)
Elaine Cristina Todt 1
Márcia dos Santos Ferreira 2
1. Depto. Teoria e Fundamentos da Educação, Instituto de Educação - UFMT
2. Profa. Dra./Orientadora – Depto. Teoria e Fundamentos da Educação, Instituto de Educação - UFMT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar algumas características do processo de profissionalização docente ocorrido em Mato Grosso durante a década de 1960. Um dos meios criados pelo governo federal para possibilitar o oferecimento de oportunidades de aperfeiçoamento e de especialização para os professores do ensino primário, durante o período em estudo, foi a criação dos Centros de Treinamento do Magistério, localizados em diversos estados brasileiros. A pesquisa deu ênfase ao Centro de Treinamento que foi instalado na cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, para atender aos professores do ensino primário de todo o estado. Para os estudantes de Pedagogia é importante conhecer as idéias e as instituições que, ao longo da história da educação brasileira, foram introduzindo modificações significativas na área da educação em geral e, mais especificamente, na formação inicial e continuada de professores, como por exemplo, os Centros de Treinamento do Magistério, que enfatizavam a renovação da administração e das práticas pedagógicas no ensino primário.
METODOLOGIA:
Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Realizou-se a leitura de diversos textos e artigos que tratam dos Centros de Treinamento do Magistério, da formação de professores e do seu processo de profissionalização. Foram realizadas pesquisas no Arquivo Publico do Estado de Mato Grosso (APMT), buscando-se uma das principais fontes de informações desta pesquisa: o jornal “O Estado de Mato Grosso”. Outra fonte utilizada constitui-se por depoimentos de professores primários em exercício na década de 1960, já coletados e publicados. Todas as informações referentes à formação de professores e às atividades do Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá foram registradas por meio de fotografias digitais, com a finalidade de organização de um acervo sobre o tema. António Nóvoa, um dos autores estudados para a compreensão do processo de profissionalização docente, destaca em suas obras a importância da formação de professores neste processo e chama atenção para a especialização crescente da carreira docente ocorrida em meados do século vinte, quando o magistério passou a ser visto como atividade que exigia dedicação em tempo integral e formação prolongada e específica, com elementos teóricos e metodológicos próprios.
RESULTADOS:
O Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá começou a funcionar em agosto de 1963. Os cursos oferecidos eram de Especialização em Supervisão Escolar, para professoras normalistas, e de Aperfeiçoamento, para as professoras sem formação específica, consideradas “leigas”. Através das pesquisas no jornal “O Estado de Mato Grosso”, publicados entre 1963 e 1969, percebe-se que o Centro de Treinamento teve importância fundamental para o desenvolvimento da educação mato-grossense, oferecendo às professoras normalistas a oportunidade de se especializarem com os cursos de supervisão. Depois da realização destes cursos, as professoras supervisoras passavam a ocupar cargos na administração do ensino primário e a transmitir às professoras não diplomadas orientações quanto aos novos métodos de ensino. O Centro ofereceu, também, cursos de férias para as professoras “leigas”, que se tornaram obrigatórios para a continuidade na carreira pública. Tanto nos depoimentos das professoras atuantes no período, quanto nas publicações do jornal, percebe-se a influência político-partidária sobre a educação mato-grossense. Quando a UDN perdeu as eleições para o PSD, em 1966, as atividades do Centro de Treinamento de Cuiabá entram em declínio, já que este foi considerado uma conquista Udenista.
CONCLUSÃO:
As atividades do Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá contribuíram para o processo de profissionalização docente em Mato Grosso, assim como para a formação de uma nova hierarquia dentro da profissão docente neste Estado. Constata-se o surgimento de uma nova organização dentro do quadro de professores que atuavam no ensino primário naquele período. As professoras supervisoras assumiram posições administrativas, enquanto as professoras não diplomadas, através dos cursos de aperfeiçoamento, obtiveram a qualificação que passou a ser exigida para a permanência na profissão docente. O magistério primário público mato-grossense, durante os anos 1960, transformou-se no sentido apontado por António Nóvoa em suas pesquisas: ao mesmo tempo em que se profissionalizava, passava a exigir de seus integrantes maior tempo de formação e estabelecia distinções hierárquicas mais nítidas entre seus integrantes. Em Mato Grosso, especificamente, foi possível perceber a forte presença político-partidária nas decisões acerca das atividades do Centro de Treinamento do Magistério. Entendido como um empreendimento vinculado às ações do partido que ocupava o governo em 1963, sofreu com a vitória da oposição em 1966, apresentando um declínio na dinâmica das atividades que vinha desenvolvendo.
Palavras-chave: Profissionalização docente, Mato Grosso (Estado), História da Educação.