63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
CORRELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS VOLTAMÉTRICAS E ESPECTROSCÓPICAS DE ÁCIDO HÚMICO NA DETECÇÃO DE THIRAM
Elliel Garcia de Souza Barros 1
Edemar Benedetti Filho 1
Francylaine Silva de Almeida 1
Luiz Humberto da Cunha Andrade 1
Antonio Rogério Fiorucci 2
1. Centro Integrado de Análise e Monitoramento Ambiental (CInAM)- UEMS
2. Profº Drº/Orientador – CInAM - UEMS
INTRODUÇÃO:
Muitos processos de degradação dos pesticidas em solo e águas dependem do conteúdo de matéria orgânica disponível nestes compartimentos. Por exemplo, o fungicida Thiram degrada-se mais rapidamente em solos ácidos e ricos em matéria orgânica. Apesar do uso intensivo de Thiram ainda há poucos estudos a respeito de sua adsorção sobre substâncias húmicas que constituem 60-70% da matéria orgânica dos solos. Estes trabalhos geralmente envolveram estudos com amostras de ácido húmico (AH) comerciais. Em estudo anterior, eletrodos de pasta de carbono (EPCs) modificados quimicamente com amostras naturais (extraídas de solos) de ácidos húmicos (AHs) extraídas de solos de MS foram avaliados para detecção voltamétrica do pesticida Thiram. Este estudo indicou que a resposta dos EPCs é bastante dependente das características da amostra natural de AH usada como modificador. Neste trabalho, a resposta para detecção do pico anódico de Thiram foi avaliada pela técnica de voltametria de onda quadrada (SWV) usando EPCs não modificado e modificados quimicamente com amostras de AHs naturais e comercias e, posteriormente, foram correlacionadas as características espectroscópicas das amostras de AH com seu desempenho como modificador de eletrodo.
METODOLOGIA:
Neste estudo, foi analisada uma solução de Thiram 50 µmol.L-1. Os EPCs modificados eram compostos de 72% (m/m) de grafite, 25% líquido aglutinante e 3% de modificador, já o EPC sem modificador tinha composição de 75% de grafite e 25% de líquido aglutinante. Para as análises eletroquímicas utilizou-se o potenciostato/galvanostato AUTOLAB PGSTAT 12 (Eco Chemie), acoplado a um computador que dispõe do programa AUTOLAB SOFTWARE ECOCHEMIE. A cela eletroquímica utilizada nas análises foi composta de contra-eletrodo de Pt, de eletrodo de referência Ag/AgCl,KCl 3 M e de um EPC como eletrodo de trabalho. Condições de trabalho na célula eletroquímica: eletrólito tampão BR pH (5, 7 ou 9), f = 75Hz, ΔE = 4mV, a = 25mV, teq. = 15s. Os AHs foram também analisados pela técnica de espectrocopia óptica com detecção fotoacústica (FTIR-PAS), realizados usando o espectrofotômetro Thermo Nicolet Nexus 670 no range espectral de 400 a 4000 cm-1. Durante todo o experimento o espectrofotômetro foi purgado com ar seco a fim de eliminar o vapor de água e o CO2 do interferômetro e a câmara do microfone purgada com Hélio gasoso para aumentar a sensibilidade do microfone do sistema.
RESULTADOS:
Os melhores voltamogramas foram obtidos com EPC modificado com AH natural extraído da região da bacia do Rio Guirai-MS. Os picos dos voltamogramas registrados com este EPC apresentaram um aumento de 61,93% na corrente de pico e conseqüente melhoria da resolução do pico anódico do Thiram quando comparados aos voltamogramas obtidos com EPC sem modificação. O potencial de pico obtido com este EPC modificado foi de 0,804 V. O EPC com pior resposta foi o modificado com AH comercial na forma ácida. A linha base dos voltamogramas obtida com EPCs modificados com AHs comerciais (forma ácida e de humato) apresentou corrente residual mais elevada. O EPC modificado com AH comercial na forma de humato apresentou inadequado devido à dissolução do AH na solução de medida. Os espectros de FTIR-PAS foram bastante distintos para as amostras de AHs com diferenças mais pronunciadas entre as amostras naturais e comerciais. Para todos os eletrodos, o pico de Thiram foi mais intenso em pH mais elevado (pH = 9).
CONCLUSÃO:
As respostas dos EPCs foi bastante depende da amostra de AH usada como modificador químico da pasta de carbono. As características espectroscópicas das amostras também foram bastante distintas, sendo maior a diferença entre amostras naturais e comerciais ambas na forma ácida.
Palavras-chave: Ácido Húmico, Voltametria, Fotoacústica.