63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO
Chelry Fernanda Alves de Jesus 1
Estevão Julio Walburga Keglevch de Buzin 1
1. Colégio Estadual Santa Luzia
INTRODUÇÃO:
O processo de ensino aprendizagem fundamentado na pesquisa proporciona ao aluno interagir com o objeto de conhecimento de forma mais autônoma, desenvolve o seu senso crítico, discernimento e responsabilidade na construção do seu saber.
Mas a maioria dos alunos terá contato com a pesquisa científica apenas no Ensino Superior, porque ainda temos o Ensino Médio como repasse de conhecimento. Embora, consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio que a formação do aluno deve ter como foco a “preparação científica”, além da aquisição de conhecimentos básicos. (PCN, 2002)
Essa falta de iniciação científica faz com que o aluno ao ingressar na Universidade tenha certa dificuldade em desenvolver pesquisas científicas e elaborar trabalhos acadêmicos, que são exigências para a conclusão de uma graduação.
Pensando na importância da metodologia científica para a formação dos alunos, o Colégio Estadual Santa Luzia participou do Prêmio Jovem Cientista XXIV realizado em 2010, através de artigos científicos escritos pelos alunos relacionados com o tema Energia e Meio Ambiente. Assim, os alunos do Colégio tiveram a oportunidade de desenvolverem pesquisas, aprenderam como elaborar um artigo científico, possibilitando-os a participarem ativamente no mundo científico.
METODOLOGIA:
A experiência pedagógica foi realizada com os alunos do Colégio Estadual Santa Luzia, localizado em Aparecida de Goiânia-GO. O projeto foi orientado pelos professores de Biologia, Estevão e Filipe, e a Professora de Química, Chelry, docentes da instituição, no período de fevereiro e junho de 2010.
O projeto iniciou-se com a divulgação do Concurso Prêmio Jovem Cientista XXIV no Colégio, em seguida começou a orientação dos alunos quanto à pesquisa e as normas para elaboração do artigo científico, os alunos foram orientados a iniciarem suas pesquisas no início de fevereiro e entregarem seus trabalhos para serem corrigidos no final do primeiro bimestre, como incentivo os trabalhos foram pontuados na média bimestral das disciplinas de biologia e química. Os artigos escritos foram corrigidos pelos orientadores e devolvidos aos alunos para as correções necessárias, esses tiveram mais um bimestre para aprimorar e corrigir seus artigos, devolvendo-os ao final do segundo bimestre, já na versão final para serem enviados ao Concurso. Após, os professores orientadores fizeram uma seleção dos trabalhos entregues, avaliando o rigor científico, selecionando trinta e oito artigos para enviar ao Concurso, a maior parte dos trabalhos enviados foram dos alunos do noturno.
RESULTADOS:
O Colégio Estadual Santa Luzia conseguiu enviar trinta e oitos trabalhos ao Concurso Prêmio Jovem Cientista XXIV realizado no ano 2010. Dos trabalhos enviados nenhum foi classificado nos primeiros lugares, mas como o Colégio Estadual Santa Luzia enviou uma quantidade significativa de artigos científicos com qualidade, acima de 30 trabalhos, recebeu uma placa de mérito, ficando em terceiro lugar a nível nacional.
A premiação foi uma surpresa e emocionou a todos, já que foi o primeiro ano que o Colégio participava desse Concurso e desenvolvia esse tipo de projeto pedagógico. Dessa forma esse projeto contribui para a formação dos estudantes do Colégio, possibilitando-os desenvolver maior senso crítico, ampliar seus conceitos, aumentou também a criatividade e a auto-estima, além do interesse pela busca do conhecimento e a ciência.
CONCLUSÃO:
A educação deve contribuir para formação do aluno como cidadão, capaz de interagir com seu mundo de forma ativa e reflexiva. A pesquisa contribui significativamente para a formação dos alunos, pois possibilita tornar o conhecimento em ação, já que o estudante precisa investigar, estudar, questionar, relatar e concluir sobre determinado problema. Portanto a experiência realizada no Colégio Estadual Santa Luzia tornou viável esse processo cognitivo de formação dos alunos como cidadãos críticos, capazes de solucionarem problemas, além de iniciarem na prática científica.
Referência Bibliográfica
PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
Palavras-chave: Educação, Pesquisa, Artigo Científico.