63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 5. Fotografia |
POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS ARTICULADAS POR TECNOLOGIA E ARTE |
Yves de Sousa Silva 1 Kelly Bianca Clifford Valença 2 |
1. Profº Ms. / Secretaria Municipal de Educação (SME) e Projeto Arte Educação (PAE) 2. Profª Ms. / CEPAE/UFG e Secretaria Municipal de Educação (SME) |
INTRODUÇÃO: |
A necessidade de registrar e compartilhar experiências de sala de aula com outros profissionais e estudiosos da educação, deu origem a este estudo. Prontamente, uma das nossas expectativas reside em estimular os registros didáticos e suas respectivas publicações por parte de professores e, neste exercício de troca, aprender e aperfeiçoar métodos de trabalho destinados ao contexto escolar. Dentre os objetivos pretendidos na vivência em pauta, merecem destaque o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal e coordenação motora fina, a fomentação pela pesquisa, a promoção de um espaço de aprendizagens voltadas para conhecimentos técnicos e artísticos, a consolidação da auto-estima e a educação integral de crianças e adolescentes. Para tanto, algumas atividades foram planejadas e realizadas em aulas de arte e informática, de maneira integrada, em uma escola municipal de Goiânia. Uma turma de aproximadamente 20 alunos foi contemplada com o projeto que hoje se estende a outras turmas, atendendo, por conseguinte, a um maior número de estudantes da Instituição. |
METODOLOGIA: |
Este trabalho foi desenvolvido no terceiro bimestre letivo do ano de 2010, com alunos que perpassavam pela faixa-etária dos 09 aos 11 anos, equivalentes ao ensino fundamental. A metodologia adotada contemplou aulas expositivas e práticas com atividades individuais e coletivas. Essas atividades envolveram o contato e apreciação de obras de arte brasileira contemporânea, exercícios de performance corporal coletiva – tomando como referência as produções mencionadas – o registro fotográfico das performances, a manipulação e edição das imagens e a discussão acerca dos produtos e resultados obtidos. Os materiais utilizados consistiram em imagens de obras de arte impressas coloridas, figurinos, adereços diversificados, câmeras fotográficas digitais e computadores. No decorrer da experiência aqui posta, utilizamos como estratégia didática o ensino e pesquisa de técnicas básicas de fotografia, noções de idumentária e conceitos de performance na atualidade. Muito embora estivéssemos lidando com técnicas e conteúdos diferentes entre si, foi possível viabilizar a integração dos mesmos através de um trabalho interdisciplinar. Neste sentido, aulas sobre mídias contemporâneas e artes se uniram apoiadas por professores com conhecimentos em tecnologias da educação e artes visuais. |
RESULTADOS: |
O trabalho aqui relatado foi concluído em setembro de 2010. Como instrumento de avaliação dos resultados, consideramos sobretudo os critérios de produtividade, participação e envolvimento dos estudantes, de modo que esta ação se desse contínua e diariamente. No intento de tornar esse processo mais consistente, também utilizamo-nos de instrumentos como a auto-avaliação discente. Sob esta perspectiva, dentre os resultados obtidos foi possível identificar: o recrudescimento dos repertórios imágeticos, no que tange à obras de arte brasileira contemporânea, o favorecimento da coordenação motora grossa e da expressão corporal, o aprimorameto da percepção visual, a otimização do trabalho em equipe e a aprendizagem significativa de conceitos e técnicas referentes à fotografia, arte, corpo, performance e edição de imagens. A partir destes resultados, acreditamos ter contribuído com a formação de sujeitos mais ativos e menos cerceados por limitações no que concerne à produção artística e suas possibilidades interdisciplinares. Devido esta ação ter se efetivado com alunos de escola pública e pautar-se em bases que visaram desenvolver, dentre outras questões, a auto-estima, percepção visual e criatividade, percebemos que funcionou como um estímulo à pesquisa e prática artísticas. |
CONCLUSÃO: |
As performances oriundas desta experiência, também convém serem denominadas como espécies de ‘obras vivas’. Afinal, tratam-se de expressões corporais fundamentadas em obras de artes visuais. Neste sentido, as fotografias capturadas nesta atividade configuram não só registros de momentos vividos como sobretudo, refletem imagens de quem aprendeu e foi educado através da arte. Outrossim, no final do trabalho, as imagens obtidas foram expostas aos alunos, pais e comunidade em geral através de um blog construído exclusivamente para este fim via computador. A referida exposição indubitavelmente cumpriu o papel de favorecer a auto-estima dos sujeitos envolvidos, uma vez que articulou e deu visibilidade – no mesmo espaço – aos processo e produtos. Assim, nos parece coerente a idéia de pretender dar continuidade à projetos dessa natureza, ou seja, que priorize a inter-relação de disciplinas e que objetive, acima de qualquer coisa, a educação e o ensino. De outro modo, cairíamos na superficial e restrita prática de quem estabelece uma didática disciplinar, isto é, tomando como referência uma única perspectiva. |
Palavras-chave: Tecnologia, Arte, Educação. |