63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS: TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NA FORMAÇÃO DE LEITORES |
Ana Cláudia Dias Batista 1 |
1. Professora da Rede Municipal do Recife |
INTRODUÇÃO: |
É na tradição oral que se fundamenta a identidade cultural de um povo. Ela é parte integrante na historicidade do ser humano. A palavra na tradição africana é um elemento de construção da identidade, da cidadania e da autonomia na medida em que permite avaliar a necessidade de manter ou modificar as formas de vida com o objetivo de construir coletivamente um futuro diferente. Esta tradição valoriza a expressão oral, potencializa a comunicação entre os indivíduos de uma nação aproximando-os através da voz, da memória, da música e das diversas histórias que entrelaçadas formam sua identidade. |
METODOLOGIA: |
• Pesquisas bibliográficas em sites da internet e na biblioteca escolas; • Palestra com o Babalorixá da comunidade; • Contação de histórias africanas da tradição oral; • Produção de textos a partir das histórias lidas em sala de aula; • Oficina de ilustrações das histórias; • Oficina de leitura com lendas e contos africanos; • Exibição do filme: Kirikou e a feiticeira; • Rodas de diálogo sobre semelhanças e diferenças entre as lendas africanas e as lendas brasileiras. |
RESULTADOS: |
Os alunos estabeleceram relações entre os contos africanos e as histórias presentes no seu repertório literário. Relacionaram ainda as manifestações sócio-culturais presentes nas lendas africanas com a construção da identidade de seu povo, através da sua memória e tradição. Isto possibilitou a ampliação da compreensão do homem como ser histórico e coletivo, dinamizado através da força da palavra. |
CONCLUSÃO: |
O projeto Contos africanos para crianças brasileiras: tradição oral africana na formação de leitores, desenvolvido na Escola Antônio Farias Filho durante o ano letivo de 2010, foi de fundamental importância no processo de leitura e produção escrita, incentivadas pela contextualização histórico-sócio-cultural dos textos lidos, sem, no entanto, abrir mão da ludicidade presente na maneira como as histórias são apresentadas. Ao descobrir outros universos através dos contos, os alunos puderam ampliar seu repertório literário e ortográfico, aprendendo a utilizar a criatividade e a imaginação nas produções escritas e em rodas de histórias. |
Palavras-chave: Tradição Oral, Cultura, Afro-brasileira. |