63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
A Produção Acadêmica sobre a Profissionalização Docente – Um Estudo a partir das Dissertações e Teses Defendidas nos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste (1999-2005) |
Jackeline Império Soares 1 Valter Soares Guimarães 2 |
1. Faculdade de Educação - UFG 2. Prof. Dr. / Orientador - Faculdade de Educação - UFG |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas no primeiro semestre de 2010 exercidas como estudante de iniciação científica, tendo como referência o sub-projeto: “A produção acadêmica sobre a profissionalização docente – um estudo a partir das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação da Região Centro-Oeste (1999-2005)”. O sub-projeto está inserido no projeto maior: “A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”. O projeto maior tem como base de seu desenvolvimento o fichamento das dissertações sobre o Professor, defendidas nos programas de pós-graduação das instituições vinculadas, no período de 1999-2005. O desenvolvimento do sub-projeto se dá através do acesso gradativo às informações (fichas das dissertações, denominadas fichas de análise) produzidas nos sete programas de pós-graduação vinculadas ao projeto maior, são elas: UFG; UnB; UFU; UFMT; UFMS; UNIUBE e UFT. Os resultados esperados são: o levantamento bibliográfico sobre o tema; estudo da temática: profissionalização docente; catalogação e sistematização das fichas sobre profissionalização docente; análise das fichas; participação em análises e discussões com os outros componentes do grupo e por fim, a publicação dos resultados. |
METODOLOGIA: |
Para o levantamento bibliográfico sobre o tema e estudo da temática foi preciso participar do grupo de estudos (coordenado pelo projeto maior). O cronograma trazia um estudo investigativo para o preenchimento da ficha de análise, tendo como referencial teórico autores que contemplam cada item, são eles: tema, objetivo e problema; concepções de educação e professor; tipos de pesquisa e procedimentos e métodos. Na ficha de análise o tema profissionalização abrange três sub-temas: sindicalização, ação coletiva e identidade profissional. A partir do acesso às fichas das dissertações do projeto maior, disponível no banco de dados, foi possível a catalogação e sistematização da fichas. A participação em análises e discussões com os outros componentes do grupo foi através da participação de seminário. O projeto maior realiza, semestralmente, encontros com as demais instituições participantes da pesquisa. No primeiro semestre de 2010, em seu XVI Seminário, o encontro foi realizado na UFU. Vale ressaltar que esses estudos, além de subsidiar para o preenchimento das fichas, um importante instrumento construído e reformulado sempre que necessário pelo grupo, eles também contribuem na troca de experiências nos encontros dos estudantes de iniciação científica. |
RESULTADOS: |
No total são 341 dissertações analisadas no período de 1999 a 2005. Como já dito, na ficha de análise o tema profissionalização abrange três sub-temas: sindicalização, ação coletiva e identidade profissional. Do total de 341 dissertações, constatamos que 34% das fichas abordam a profissionalização. Tais estudos sobre a profissionalização centram-se, predominantemente, no enfoque da identidade profissional, seguida da ação coletiva e, por último, sindicalização. Pudemos constatar a pequena presença do professor nos estudos sobre a educação, sobretudo a profissionalização docente, que se mostrou um tema, em geral, pouco estudado na Região Centro-Oeste. A profissionalização docente, como temática de estudos e pesquisas, vem se destacando nacionalmente numa tentativa de promoção de um novo sentido ao estatuto profissional do professor. O crescente enfoque dado ao professor se deve ao reconhecimento desse profissional frente aos processos educativos do país. Em conseqüência da publicação dos vários estudos tem-se evidenciado a complexidade do assunto, visto que a discussão aborda questões relevantes da docência enquanto profissão. |
CONCLUSÃO: |
A definição do tema "professor" como problema é uma maneira de apresentar uma visão do mundo. Iniciar uma compreensão sobre a profissionalização docente é um exercício em constante movimento. De acordo com Guimarães (2006), profissionalização refere-se, basicamente, ao processo de uma ocupação tornar-se uma profissão, ou seja, é a passagem da atividade de amador a profissional; atividade de hobby à produção de existência. Essa passagem/processo longo e complexo é constituído historicamente, pois está relacionado ao mundo do trabalho e a grupos de trabalhadores, com saberes próprios e preservando-se por meio de um código deontológico. Inclui-se na profissionalização docente a formação inicial e continuada, como também a socialização. A prática docente, quando exercida por profissionais (diga-se, por professores devidamente formados) precisa se opor ao amadorismo, deixar de ser uma atividade provisória, complementar, com acesso independente de uma formação adequada. É necessário um delineamento diferente para a profissão docente, em relação às demais profissões, convencionalmente compreendidas. Além de se reconhecer que a profissão docente não é uma empreitada fácil, mas complexa, com dificuldades e perspectivas em longo prazo (GUIMARÃES, 2006, p. 148). |
Palavras-chave: Profissionalização Docente, Profissão Docente, Formação de Professores. |